GRAVATAÍ, 21/08/2017
tesouras & tesouradas

La Dolce Vita – Batendo asas pelo mundo

por Roberto Teixeira | Publicada em 30/05/2017 às 11h34| Atualizada em 30/05/2017 às 11h43

La Dolce Vita

 

I - Luciane Costa e Raphael Dabdab voaram para além mar. Curtiram férias em Portugal. Na terra dos imortais Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago (este último Prêmio Nobel de Literatura), o casal conheceu castelos medievais, praias paradisíacas e o melhor da gastronomia portuguesa. Raphael sempre aproveita as viagens com a esposa para dar atenção especial à gastronomia dos países que visita. E tal não acontece apenas pelo prazer da boa mesa. Dado é presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seção de Santa Catarina.

 

 

 

II - Bibiano Amorim e Carina Mesquita trocaram parte do outono brasileiro por um período no Caribe. Em Punta Cana tem sol e praia o ano todo. Tudo organizado para oferecer aos turistas prazeres e encantamentos, todo o tempo. Durante o dia as praias oferecem banhos e paisagens que são festas para os olhos. À noite há baladas para todos os públicos. Carina e Bibiano, por exemplo, foram seduzidos pelas festas na tradicional casa de eventos Coco Bongo.

 

 

 

III- Mariana Haag foi para a Suíça em companhia da mamãe, Marisa Rosane Haag Abbud. Além de percorrer boa parte do país, Mariana correu ao encontro de memórias afetivas, pois seu bisavô nasceu em Berna, na comuna de Lauterbrunnen. A Suíça é conhecida pelo enorme grau de desenvolvimento e distribuição de renda. Por lá tudo acontece em função do bem estar da população. É a civilidade elevada a graus invejáveis, principalmente em comparação ao padrão médio dos usos e costumes brasileiros.

 

 

 

Novo Pároco

Domingo à noite a comunidade católica da Igreja São Vicente de Paulo foi ao templo religioso dar boas vindas ao padre José Antônio Heizmann, que deixou a Igreja dos Navegantes, em Porto Alegre, para desempenhar funções sacerdotais em Cachoeirinha. Até o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, cruzou por sobre o Rio Gravataí e veio para este lado de cá da ponte prestigiar a posse do novo pároco. O fotógrafo Pedro Stein registrou o momento em que Dom Jaime passa às mãos do padre José Antônio as incumbências de sua missão apostólica.

 

 

 

Esse é meu guri

O advogado Charlante Stuart, ex-vereador e secretário municipal em Cachoeirinha, está feliz da vida com posse do filho, Maurício Fernandes, como titular da secretaria municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre. Maurício, que é especialista em Direito Ambiental, foi empossado na semana passada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Quando não está no desempenho de suas atividades profissionais, o novo titular da Smams, na capital dos gaúchos, tem como hobby percorrer longas trilhas com jipe equipado para aventuras ao estilo off road. Muita adrenalina na veia, por assim dizer.

 

 

 

Vitalidade

Outro dia encontrei o professor Ivo José Pacheco saindo da sub-sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg), em Cachoeirinha, que também tem base em Glorinha. São milhares de associados que recebem atenção em saúde e lazer nestes três municípios. Ivo Pacheco é fundador e presidente da entidade mãe. Foi vice-prefeito de Cachoeirinha até 1983. No ano passado, com mais de 80 anos de idade, colou grau em Direito pela Universidade Luterana no Brasil (Ulbra). Um exemplo de vitalidade e de conduta em favor da cidadania.

 

 

 

Tão longe, tão perto...

A crise política do Brasil também é vivenciada por brasileiros que vivem no exterior. A coluna ouviu a opinião da jornalista Rosângela Battistella, professora de português para executivos em Madri, onde reside. Na mesma linha, colheu a impressão de Fabrício Rodrigues de Oliveira, que faz intercâmbio cultural em Londres, e de Camila Barths, doutoranda em Comunicação, com aulas na Universidade de Beira Interior, em Portugal. Confira!

 

Rosangela Battistella

 

--- O momento político brasileiro, com a avalanche de denúncias de grampos telefônicos, delações e corrupção, desperta muito interesse nas aulas, pois a Espanha é o segundo parceiro comercial do Brasil na Europa. Como a televisão espanhola (TVE) tem correspondente no Rio de Janeiro, as informações chegam em grande profusão. O embaixador Antônio Simões disse à Agência EFE que não existe ninguém acima da lei no Brasil e que as instituições estão funcionando normalmente.

 

 

Fabrício Oliveira

 

--- O que acontece no Brasil tem pouca repercussão no Reino Unido. Nestes dias a imprensa tem dispensado todas as atenções para o atentado terrorista acontecido Manchester, onde morreram cerca de duas dezenas de jovens e ficaram feridos muitos outros. Somente os brasileiros que vivem na Inglaterra é que mostram algum interesse nos assuntos políticos, principalmente em relação às oscilações econômicas.

 

Camila Barths

 

--- Em razão da proximidade política e cultural o que acontece no Brasil desperta a atenção dos portugueses. No dia que estourou o escândalo da gravação com o presidente Temer, o euro oscilou rapidamente e o real perdeu cerca de 30 centavos em seu valor. O aplicativo de conversão de moedas saiu do ar. Um caos total. Como a maioria dos alunos no curso de Comunicação são brasileiros, as aulas tiveram espaços para a abordagem do fato. Os professores têm muito conhecimento da realidade no Brasil e sempre trazem temas pertinentes para fomentar debates.

 

 

Tesouradas

1

Dia 6 de Julho tem jantar e baile da Associação Amigos Voluntários de Cachoeirinha. O evento terá lugar na casa de festas Rosa dos Ventos. Maiores informações em 30415700.

 

2

XIII Café da Amizade será dia 12 de julho no salão da Igreja Matriz São Vicente de Paulo. A promoção é do Rotary Club de Cachoeirinha e a arrecadação será revertida para as obras beneméritas da entidade associativa internacional. Maiores informações em 999832591.

 

3

Hoje, terça-feira, tem Ato por Memória e Justiça na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, às 17h. O evento político é promovido pelo Sindicato dos Municipários. Em pauta as histórias de lutas pela preservação de direitos e repressão policial.

 

4

A professora Aline Cruz deixou de desempenhar funções de assessoramento ao deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). Foram anos de dedicação ao mandato do parlamentar, que chegou a ser líder, no Congresso, do governo do presidente Lula. A saída da professora se dá em clima da mais absoluta camaradagem.

 

5

A prefeitura de Cachoeirinha informa aos pagadores de impostos que - finalmente! - uma nova empresa de limpeza vai declarar guerra ao capinzal e sujeira que vicejam nas ruas do município. O contrato tem caráter emergencial por 90 dias, podendo ser estendido por até seis meses. A conferir...

 

6

Nesta quarta-feira tem ação social na Estética D’lla Arte, em Cachoeirinha. Trabalhos de embelezamento pessoal serão trocados por roupas destinadas à Campanha do Agasalho, incentivada pela primeira dama do município, Vanessa Morais. Agendamento de horários pelo telefone 30412853.

 

7

A vereadora Jack Ritter (PSB) ganhou na Justiça, em caráter liminar, ação que interpôs para suspender a Sessão Legislativa que reduziu o valor do Vale Alimentação dos funcionários municipais de Cachoeirinha. Sem dúvida, um golaço da parlamentar em favor dos municipários. Já o secretário geral de Governança, Juliano Paz, partiu para o ataque e usou táticas de desqualificação da impetrante, que é sua correligionária no Partido Socialista Brasileiro.

SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
Gráfica e Editora Vale do Gravataí
Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

redacao@seguinte.inf.br

Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não represenam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.