GRAVATAÍ, 24/09/2017
tesouras & tesouradas

COM VÍDEOS | Miki e Marco Barbosa, laços para além de familiares

por Roberto Teixeira | Publicada em 11/07/2017 às 13h57| Atualizada em 11/07/2017 às 14h17

Laços de família que se expandem para a dimensão do poder político não chegam a se constituir em novidade. Em Cachoeirinha, por exemplo, o prefeito Miki Breier (PSB) tem a tranquilidade de ter como parceiro na presidência da Câmara de Vereadores o cunhado, Marco Barbosa. Ele também é correligionário partidário do chefe do Poder Executivo. Essa relação familiar e política, em tese, facilita superlativamente a integração entre estes dois poderes da República que, a rigor, devem ser a - um só tempo - harmônicos e independentes. Além do mais, a eleição que conduziu o professor Breier ao comando da prefeitura no ano passado deixou de fora do parlamento a representação oposicionista. Ora, isso significa que o governo deste lado de cá ponte tem - como nunca antes - todas as condições políticas institucionais para fazer uma gestão para delimitar tempo na história. Claro, é bem verdade que a situação das finanças públicas é grave. Mas, em cenários adversos é que visionários ousados encontraram capacidade para superar obstáculos e surpreender. E, por aqui, os pagadores de impostos esperam exatamente isso: que os gestores públicos superem obstáculos e causem surpresas positivas em seus feitos. A conferir...

 

 

Festança nas Bodas de Diamantes

 

Edorildo Affonso Bernardes e Hercília Paulart Bernardes celebraram 60 anos de parceria afetiva. Familiares e amigos participaram da cerimônia de Bodas de Diamantes do casal. A festança de congraçamento aconteceu sábado, dia 8, nas dependências da casa de festas Recanto das Hortências, em Cachoeirinha. No registro para a coluna, as imagens mostram dois momentos marcantes do acontecimento social: Hercília e Edorildo brindam a alegria da façanha e, abaixo, acolhem filhos, noras, genros e netos na foto oficial com os integrantes do clã familiar.

 

 

 

Aniversário em alto estilo

 

Em se tratando de Luciane Costa e Raphael Dabdab tudo acontece de forma singular, em alto estilo. Não foi diferente a festa de aniversário do empresário, que é presidente da secção catarinense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O casal possui relações familiares e amizades de longa data no Rio Grande do Sul, razão pela qual Raphael veio a Porto Alegre para comemorar a sua data natalícia no sábado, dia 8. A confraternização teve lugar no restaurante Guacamole Cocina Mexicana, especializado – como o próprio nome diz – na gastronomia do México.

 

 

No mundo de Frozen

 

Maya Muller Machado completou três aninhos no domingo, dia 9. A confraternização aconteceu na residência dos papais da aniversariante, Michelle Muller e Darci Machado. A família reside no Parque da Matriz, em Cachoeirinha. Amiguinhos de Maya, que é irmã do primogênito Yuri, tiveram diversão garantida no fabuloso mundo de Frozen.

 

 

Intercâmbio cultural

 

Mais de duas dezenas de alunos da Rede Mais Idiomas estão em viagem de intercâmbio cultural no Canadá, desde 28 de junho até o dia 29 de julho. A rede de escolas idiomáticas, que possui unidade em Cachoeirinha, enviou os alunos para a temporada de estudos na Study English in Canada (SEC), na cidade de Toronto. Dois professores e uma coordenadora de intercâmbio estão presentes para o apoio necessário na jornada. Tranquilidade para quem vai e fica, por assim dizer. O roteiro também prevê um tour por lugares como Ottawa, Montreal e Qébec. Esse suporte adicional, por óbvio, faz toda a diferença na vida de quem investe em novas formas de conhecimento.

 

 

Projeto Trilhas Ecológicas

 

O Parque Natural Tancredo Neves, localizado à rua Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, se constitui em verdadeiro pulmão verde de Cachoeirinha e, com a sua mata nativa majestosa, está à disposição da coletividade para visitação e aprendizado. Alunos e professores têm percorrido as trilhas ecológicas da ‘floresta’ para estabelecer contato direto com aquela natureza exuberante. A coordenadora do parque, Cristiane Dutra, e a estagiária de Ciências da Natureza, Adriana Beatriz Cruz de Azevedo Lima, explicam que as visitas devem ser previamente agendadas pelo telefone 980192238 . Os grupos, com no máximo 30 participantes, são atendidos nos turnos da manhã e à tarde, de segunda à sexta-feira. Além das trilhas existem outras atividades lúdicas e educacionais como exposições, palestras, contações de histórias e oficinas de músicas. Eis uma bela experiência sensorial que todos podem vivenciar. Veja as fotos!

 

 

 

 

 

Associação Amigos Voluntários com pompas e circunstâncias

 

Na quinta-feira da semana passada a Associação Amigos Voluntários, braço da ONG Parceiros Voluntários em Cachoeirinha, promoveu um jantar de integração na casa de festas Rosa dos Ventos para apresentar a nova diretoria da instituição. A comenda organizadora do evento não economizou recursos para apresentar aos convidados uma verdadeira noite portuguesa, com gastronomia típica. Um dos pontos altos da noitada foi o show do grupo Alma Lusitana, cantando fados. A banda Metamorfose fez o público invadir a pista de danças. No vídeo abaixo alguns momentos do evento e as palavras de agradecimentos da secretária executiva da AAV. 

 

 

Pioneirismo

 

Durante a cerimônia de posse da diretoria da Associação Amigos Voluntários para o biênio 2017/2018, transcorrida na semana passada, a secretária executiva da entidade que congrega parte do voluntariado de Cachoeirinha, Lorete Terra, fez uma surpresa para a jornalista Roselaine Vinciprova e a empresária Flávia Francisco. As moçoilas foram distinguidas com homenagens por terem sido as primeiras a trabalhar pela criação da AAV. Registre-se que o presidente da Associação Comercial há época, Vitor Rahde, emprestou total apoio à iniciativa.

 

 

Tesouradas

 

1

Na semana que passou o prefeito Miki Breier (PSB) reuniu a imprensa em seu gabinete para anunciar que os salários do funcionalismo seriam pagos de forma parcelada, a exemplo do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre.

 

2

Sem a menor sombra de dúvida esta foi a notícia mais indesejada que o prefeito gostaria de ter comunicado aos seus colaboradores de gestão, que são os funcionários, e tampouco à coletividade, que coloca as barbas de molho em relação à expectativa de prestação de serviços públicos com qualidade.

 

3

O raciocínio dos pagadores de impostos é linear: Ora, se não tem recursos para pagar em dia o funcionalismo, menos ainda restará para investir em obras para fazer de Cachoeirinha, realmente, um lugar que oferte aos seus munícipes bem estar social.

 

4

Mas a pergunta que muitos se fazem é a seguinte: Então o tal “pacotaço”, redutor de vantagens do funcionalismo que o prefeito enviou no início do ano para ser aprovado pela Câmara de Vereadores, à custa de enorme desgaste político, não deu o resultado propalado?

 

5

Não é novidade que a crise econômica encurtou o cobertor financeiro dos estados e municípios, especialmente. Mas, convenhamos: têm administrações municipais que conseguem honrar os seus compromissos com a folha de pagamento de funcionários, fornecedores e ainda sobra para investir em obras que melhoram a tal qualidade de vida da coletividade.

 

6

Pelo que, por suposto, a “cirurgia administrativa” operada até aqui pela equipe do professor Breier deixa margem para se pensar que não estão acertando a mão. O enfermo, que estava na UTI, respirou sem uso de instrumentos por breves momentos e agora volta ao leito com exigências de cuidados ainda maiores.

 

7

Então, afinal, onde está o busílis da questão? Isso precisa ser respondido para evitar que se esvaiam todas as esperanças de dias melhores, neste lado de cá da ponte. Não existe coisa pior, em qualquer situação, do que a perda das esperanças...

SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
Gráfica e Editora Vale do Gravataí
Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

redacao@seguinte.inf.br

Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não represenam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.