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GRAVATAÍ, 17/09/2019

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    obras

    Prefeito mostra mapas com traçado de vias que serão asfaltadas e criadas com novo Plano

    Plano de Marco prevê pontes e mais de 30 ruas até 2020

    por Rafael Martinelli | Edição de imagens: Guilherme Klamt | Publicada em 16/10/2018 às 19h12| Atualizada em 05/11/2018 às 10h47

    Conheça o Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias em detalhes, com a lista das ruas, mapas e traçados, em arquivos para baixar no seu computador ou celular. Assista também as entrevistas em vídeo e, nos links relacionados em meio à reportagem, relembre o histórico das obras e a engenharia financeira para o investimento de R$ 27,5 milhões

     

    Desafogar a Dorival de Oliveira, terminar com o gargalo das pontes do Parque dos Anjos e criar uma Rota Turística ligando a freeway à RS-020 estão no horizonte do Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias de Gravataí 2018-2020 apresentado pelo prefeito Marco Alba (MDB) na tarde desta terça-feira.

    O investimento inicial de R$ 27,5 milhões, metade com recursos próprios, outra com financiamentos com o Banco do Brasil, prevê obras em pelo menos 30 ruas. Uma delas, a avenida Centenário, será entregue nesta quarta. As outras, já em andamento ou em fase de projetos e licitações, têm previsão de conclusão até dezembro de 2020.

    Além das pontes do Parque, da José Artur Soares, da Estrada Municipal e da abertura de uma estrada entre a 290 e a 030, as principais obras são as chamadas ‘vias expressas’, ou ‘linhas rápidas’, nas rotas Sul e Norte, interligando ruas e avenidas em preferenciais e sem quebra-molas, cortando os bairros até a Dorival. Também é prevista a extensão até a ‘faixa’ da ciclovia que começa na Jorge Amado.

     

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    Em 2 anos, o dobro de investimento

     

    O investimento anunciado, que contabiliza o último trimestre deste ano e o final de 2020, é mais que o dobro dos R$ 13,6 milhões direcionados para obras nos primeiros seis anos de governo.

    – Início de governo federal e estadual, mesmo com reeleição, é sempre difícil. Acredito que em 2019 é lucro se ficarmos no zero a zero, sem perder receitas. Mas se houver crescimento, ampliaremos o plano. O que estamos anunciando, vamos fazer. Está dentro do orçamento, não deixarei para o próximo governo pagar. Foi preciso muito sacritício, porque infelizmente em nenhum período do governo tivemos o crescimento chinês que Gravataí experimentava até 2012 – argumentou Marco Alba, citando o crescimento de 10% acima da inflação registrado em governos anteriores, mas em sua gestão abatido pela marolinha que virou tsunami com a crise nacional que comeu R$ 300 milhões da receita municipal.

    Conforme dados do secretário da fazenda Davi Severgnini, a receita realizada foi de R$ 504 milhões em 2013; R$ 539 mi em 2014; R$ 554 mi em 2015; R$ 640 mi em 2016; R$ 680 mi em 2017 e R$ 750 mi projetados para fechar 2018.  

     

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    Ao lado dos vereadores da base de governo, o prefeito creditou a possibilidade de fazer investimentos maiores nos próximos dois anos ao equilíbrio financeiro da prefeitura.

    – Sei que muitos vão dizer, lá vem o Marco falando em dívida de novo, que nos governos isso é mais velho que as cobras. Mas o espeto no lombo do povo foi de R$ 270 milhões! Com os R$ 13 milhões entre 2013 e 2016 fizemos obras importantes, como a Jorge Amado e a Avenida Brasil, por exemplo. Com esses R$ 27 milhões, faremos as pontes e mais de 30 ruas. Agora imagine quanto poderíamos ter feito com esses R$ 270 milhões que pagamos em contas do passado? – comparou, dizendo que governa “pensando na cidade e nas futuras gerações” e não “fazendo dívida para ganhar eleição e depois empurrando a conta para os outros”.

     

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    Fim da Dorival-dependência

     

    – Já desafogamos a Dorival com algumas obras e engenharia de trânsito. Com o Plano, reduziremos ainda mais essa ‘Dorival-dependência’ – resumiu o secretário de obras Paulo Martins, que garantiu que ruas que ficaram de fora da lista inicial seguirão sendo atendidas com operações de tapa-buracos e manutenção.

    – Compramos uma usina de asfalto zerinho e novos equipamentos para diminuir serviços terceirizados. Um investimento de R$ 5 milhões.

     

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    Airton Leal, presidente da câmara, aprovou os critérios para a definição das obras.

    – São critérios técnicos. As obras resolverão problemas históricos e beneficiarão um maior número de pessoas. Só as pontes do Parque já pareciam um milagre. Com esse Plano, há toda uma interligação do sistema.

     

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    O PLANO

    O Seguinte: disponibiliza a lista das ruas e o plano completo, com os mapas das atuais e novas vias, para você acessar no seu computador ou celular. E, se quiser, baixar e imprimir os arquivos, no formato PDF. É só clicar aqui ou na imagem abaixo.

     

    Assista como foi o ato de anúncio e o que disseram o prefeito, o secretários e o presidente da câmara

     

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