notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 01/12/2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    crise do coronavírus

    Comércio de Gravataí e Cachoeirinha funcionam nesta semana sob bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo do RS

    Eduardo Leite botou na dos prefeitos; Com ’Decreto Pilatos’, Marco Alba e Miki vão abrir ou fechar mais o comércio?

    por Rafael Martinelli | Publicada em 20/07/2020 às 13h31| Atualizada em 26/07/2020 às 11h37

    Há seis dias, antecipei com exclusividade: Em ’Decreto Pilatos’, Leite pode permitir Marco Alba e Miki Breier decidir sobre abrir ou fechar comércio em Gravataí e Cachoeirinha; entre vidas e votos. Nesta segunda, o governador admitiu a possibilidade de transferir aos municípios a decisão sobre as bandeiras no Distanciamento Controla do Governo do RS. No pior momento da pandemia.

    – Não estou jogando a toalha. Mas estamos analisando uma forma de colocar mais responsabilidade para os prefeitos para promover mais engajamento. Vamos chamar uma reunião com a Famurs e associações de municípios esta semana – disse Eduardo Leite, em entrevista à coluna de Rosane Oliveira, em GaúchaZH.

    O Estado indicaria a cor – amarela, laranja, vermelha ou preta – e os prefeitos teriam autorização para seguir ou não. Politicamente, é uma jogada de esperteza, tanto que a ideia partiu de políticos aliados. E vazou em áudio de WhatsApp, no qual empresário relatou encontro em residência de Passo Fundo entre proprietários de arenas e ginásios esportivos onde o presidente estadual do PSDB, Mateus Wesp, avisou que em 10 dias “o distanciamento controlado vai mudar” e que o governo estadual transferirá para os municípios a responsabilidade de decidir sobre “o abre e fecha” da economia. 

    Para o interesse público, é um desastre sanitário. Corre o risco das decisões tomadas até agora, e embaladas acadêmica e tecnicamente pelo governador, serem influenciadas pela universidade do grito

    Como já tratei em uma série de artigos, o distanciamento é fake, é lei vampeta: uns fingem que fecham, outros fingem que fiscalizam, porque se depender do governo federal CPFs morrem de fome e CNPJs de falta de ar com a chegada dos boletos a cada fim de mês perpétuo!

    Gaúchos não são suecos, e mesmo que fossem não seria suficiente, já que o país nórdico tem proporcionalmente mais pessoas infectadas e óbitos pela COVID-19 do que os vizinhos Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia. Porém, cultura e disciplina a parte, reputo o gaúcho como o melhor entre os piores sistemas de isolamento social aplicados no país – e os índices de contágio e letalidade do RS comprovam.

    Botar nas dos prefeitos vai bagunçar ainda mais. O modelo restará sujeito às pressões políticas, comunitárias e empresariais locais, em um ano de eleição, em que muitos políticos são candidatos à reeleição, ou tem candidatos à sucessão que dependem da popularidade do governo.

    Marco Alba, em Gravataí, e Miki Breier, em Cachoeirinha resistirão ao ‘Decreto Pilatos’? Satisfação aos insatisfeitos, já deram, mesmo com a pandemia em curva ascendente de contágio e recorde de mortalidade. O gravataiense já recorreu uma vez da bandeira vermelha. O cachoeirinhense apelou três.

    Mesmo fazendo o certo para a grande maioria, como mostraram as pesquisas Gravataí aprova medidas de Marco Alba na pandemia e Pesquisa mostra aprovação a medidas de Miki na pandemia; siga na íntegra, publicadas pelo Seguinte:, Marco Alba e Miki Breier tinham sempre a proteção do 'espantalho' do governador – ao menos até a última troca de bandeiras, neste sábado, o responsável final por ‘brincar de colorir o mapa’, como dizem os críticos, desinformados ou informados do mal.

    Neste cada-um-por-si-e-cloroquina-pra-todos o Brasil já comete – não apenas na opinião deste jornalista em Nem com COVID 19 Bolsonaro ajuda; fãs já morreram em Gravataí e Cachoeirinha, mas nas palavras de um ministro da Suprema Corte, Gilmar Mendes – um “genocídio”, com quase 100 mil mortes e mais de 2 milhões de casos. O Ministério da Saúde não passa de um almoxarifado comandado pelo Recruta Zero, sem nenhuma articulação com estados e municípios. Lavando as mãos, Eduardo Leite infectaria aqui no RS, que cresceu 100% em mortes nos últimos 7 dias, o que ainda resta de integração no combate à pandemia.

    Ao fim, caso Eduardo Leite seja contagiado pela política, já deixo meu apelo aos prefeitos Marco Alba e Miki Breier para que não troquem vidas por votos. Como mostrei em Gravataí é bandeira preta; é o pior momento, não só UTIs, mas até as macas estão ocupadas.

     

    LEIA TAMBÉM

    Gravataí ultrapassa 1000 casos da COVID 19; julho tem mais de uma morte a cada 24h

    Que gente ignorante!; Julho de Gravataí tem mais de uma morte por dia e mais de um caso por hora. Já são quase mil

    Com mortes crescendo, é um erro comemorar recuperados; Cachoeirinha chega à marca das 10 vidas perdidas

    Mortalidade da COVID 19 em Gravataí é maior que média gaúcha, igual a Porto Alegre e próxima a São Paulo; siga os dados.

    Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas

    É hora de multar quem não usa máscara em Gravataí e Cachoeirinha!; bom, entre maus exemplos de políticos 

    Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense

    O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí

    Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’

    Gravataí e Cachoeirinha testam pouco para COVID 19

    Não vai ter helicóptero distribuindo Cloroquina pelos céus de Gravataí

    Gravataí vai fornecer Cloroquina pelo SUS; a responsabilidade está com os médicos

    Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus

     

    • coronavírus
      Gravataí e Cachoeirinha tem mais coronavírus no esgoto
      por Redação
    • coronavírus
      Comércio terá horário reduzido; 1 caso a cada 2h
      por Rafael Martinelli
    • eleições 2020
      Patrícia Alba é deputada estadual de Gravataí
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Gravataí em ’absoluto alerta’ com COVID
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      RS sob ataque da COVID; Becker só morrendo
      por Rafael Martinelli
    • política
      Até banheiro de praça é polêmica em Gravataí
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.