notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 24/01/2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    com vídeo

    Anúncio do futuro secretariado foi feito nesta tarde no auditório do CIC

    O perfil do novo secretariado de Miki é do secretário que não sabia

    por Rafael Martinelli | Publicada em 21/12/2020 às 19h28| Atualizada em 04/01/2021 às 12h21

    O perfil do secretariado para o futuro governo em Cachoeirinha pode ser descrito em uma escolha. Nas características e na forma reputo o símbolo Juliano Paz, ‘aluno’ do ‘professor’ Miki Breier, e o secretário que não sabia que seria secretário. O Seguinte: transmitiu o anúncio ao vivo pelo Facebook, direto do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), na tarde desta segunda.

     

    Assista na Seguinte: TV e, abaixo, sigo

     

    Último dos 13 secretários a ser chamado ao palco, na organizada cerimônia que respeitou as regras sanitárias e de distanciamento da bandeira vermelha, Paz foi ‘vítima’ de uma combinação do prefeito com todos os indicados. Nem Miki, o vice Maurício Medeiros ou ninguém avisou o atual secretário da Saúde que ele ficaria no cargo. Soube apenas ao começar a ouvir a leitura de seu currículo.

    – Mas vão... – soltou, segurando o palavrão, ao levantar para caminhar ao palco, entre companheiros de governo presentes ao auditório do CIC que sorriam por trás da máscara.

    Ganhou lugar no palco ao lado do prefeito e do vice e recebeu o reconhecimento pela lealdade e dedicação ao projeto político que acompanha desde que Miki era deputado e, nesta campanha, não deixou de participar mesmo em recuperação de uma delicada cirurgia contra um câncer na garganta.

    Reputo Paz é o símbolo do secretariado não porque todos sejam de seu nível, até porque o considero acima da média num secretariado que não é 80, nem 8. Faço a comparação porque Paz reúne características que permeiam os escolhidos. Tem técnica, e no grupo há secretários técnicos, como Elvis Valcarenghi, da Fazenda, que na entrevista acima já se apelidou de ‘Elvis Mãos de Tesoura’, ou Rosinha Lippert, que permanece na Educação.

    Paz também é bom de política, e há no grupo secretários políticos, e cito os exemplos do chefe de gabinete Nilo Moraes, que foi o coordenador da campanha, e de Francisco Belamino, o Major, vereador eleito que aceitou assumir a Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico abrindo espaço na Câmara para o suplente do MDB Otoniel Gomes.

    Mas, principalmente, Paz tem uma característica que resume o que Miki parece ter buscado na decisão que, após ouvir bastante gente, confidenciou ter tomado sozinho neste fim de semana: a lealdade.

    O prefeito escolheu um time com o qual tem relações políticas e não distribuiu ‘mini-prefeituras’ como os arranjos políticos impuseram-no no primeiro governo e quase o levaram à cassação num processo de golpeachment conduzido por ex-aliados descontentes com a distribuição de cargos.

    Parece-me um forte sinal para os hoje aliados Miki manter Paz. É um agente público altamente qualificado e que merecia o reconhecimento por ter colocado a paixão pelo que faz ao lado de Miki e Maurício em Cachoeirinha acima até da própria vida.

    Ao fim, se a síntese de técnica, política e lealdade se transformar em prática no governo, Miki poderá chamar seus CCs de ‘cargos de confiança’, não apenas pelo nome técnico de ‘cargos em comissão’.

    É mais seu que os anteriores esse secretariado; com suas qualidades e falhas postas a teste a partir de 1º de janeiro de 2021.

     

    OS NOMES E CURRÍCULOS

    Assistência Social, Cidadania e Habitação – Valdir Mattos

    : É comerciante em Cachoeirinha há mais de 30 anos e tem 25 anos dedicados à vida pública, atuou nas áreas de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Esporte e Lazer, Obras e Viação, Defesa Civil, Indústria e Comércio e Trabalho e Renda. Também foi vereador e primeiro suplente nos anos de 2012 e de 2016.

    É do PSB.

     

    Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – Sueme Pompeo de Mattos

    Advogada, pós-graduada em Direito e Administração Pública. Foi Conselheira Tutelar por dois mandatos, Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Mulher e Coordenadora da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Comitê Gestor da Copa. É vice-presidente na Comissão da Mulher Advogada – OAB/Cachoeirinha e presidente da Associação de Justiça e apoio às Mulheres.

    É do PDT.

     

    Educação – Rosa Maria Lippert

    Professora da rede estadual e municipal, com formação em história, tem uma longa experiência em legislação da educação. Durante sua trajetória desempenhou funções de professora, supervisão e direção escolar, presidente do Conselho Municipal de Educação e Secretária de Educação neste governo.

    É do PSB.

     

    Fazenda – Elvis Sandro Valcarenghi 

    Graduado em Gestão Estratégica de Organizações, com larga carreira no setor de telecomunicações atuando nas principais multinacionais do ramo. Empresário do setor imobiliário, tendo nos últimos anos atuado como Secretário de Planejamento e Captação de Recursos.

    É do PSB.

     

    Governança e Gestão – Éverton Dos Santos Avila

    Cursa Gestão Pública e está à frente da Secretaria de Governança desde abril de 2020. Já atuou na Câmara Municipal e na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, como Secretário Interino e como Diretor de Esportes.

    É do PDT.

     

    Infraestrutura e Serviços Urbanos – Carlos Leonardo Charão dos Santos

    É formado em Gestão Pública e técnico em Mecânica. Já trabalhou como mecânico de manutenção industrial, vendedor, supervisor, gerente e empresário. Foi assessor na Câmara Municipal, Diretor de Serviços Urbanos e Secretário Interino de Infraestrutura e Serviços Urbanos. 

    É PSD.

     

    Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas – Aline Mello Lima

    Advogada com pós-graduação em Direito de Família, Direito da Criança e do Adolescente e Docência do Ensino Superior. Especialista em gestão de pessoas, coordenadora Jurídica da ONG Vida Viva, Conselheira Tutelar de Cachoeirinha por três mandatos e ex-secretária de Administração de Cachoeirinha.

    É do Solidariedade.

     

    Planejamento e Captação de Recursos - Jaime Braz da Silva 

    Funcionário Concursado como Fiscal Fazendário da Prefeitura de Cachoeirinha por 39 anos, aposentado e atual secretário da Fazenda. 

    É do MDB.

     

    Saúde – Juliano da Paz Carvalho

    É o atual Secretário da Saúde. Graduando em Direito, também ocupou, neste Governo, a Secretaria de Governança e a Chefia de Gabinete do Prefeito. Foi vereador em Gravataí, Chefe de Gabinete do então Deputado Estadual Miki Breier e Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social. É vice-presidente do PSB no Rio Grande do Sul.

    É do PSB.

     

    Segurança e Mobilidade – Joaquim Fortunato 

    Vereador por três mandatos, em 2019, foi Secretário de Segurança e Mobilidade, ampliando o programa Crescendo com Segurança - Guarda Mirim, o Cercamento Eletrônico, reduzindo o roubo de veículos e iniciando a Operação Trabalhador – Segurança na Madrugada.

    É do PSB.

     

    Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico - Francisco Belarmino Dias Major

    Francisco Belarmino Dias, mais conhecido como Major, é formado em gestão pública pela UNIASSELVI e um ativista político em Cachoeirinha há mais de vinte anos. Eleito vereador em 2020.

    É do MDB.

     

    Procurador-Geral –  Nicolas Mendes Aneli

    Bacharel em Direito, Advogado, Pós-Graduado e Especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília e Diretor-Geral da Escola EPUC/Porto Alegre.

    Sem partido.

     

    Chefe de Gabinete – Nilo Moraes

    Bacharel em Direito, professor, técnico em contabilidade e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Assumiu em 2017 na Fazenda, tendo passado também pelas secretarias de Governança e Gestão e, recentemente, pela de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

    É do MDB.

     

    LEIA TAMBÉM

    ENTREVISTA EM VÍDEO | Miki: ’Agora as coisas vão acontecer’

    Miki é reeleito em Cachoeirinha; como ficou a Câmara

    • abastecimento
      Prefeito notifica Corsan por falta de água em Cachoeirinha
      por Redação | Assessoria
    • negócios
      O ’Fica GM’ e o ’Tchau Pirelli’; Prefeito não se escondeu
      por Rafael Martinelli
    • a live é o seguinte:
      Alison Silva, líder do governo Zaffa
      por Rafael Martinelli
    • política
      Vereador erra ao pedir asfalto para bairro nobre; O seu
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Gravataí não comprou kit de tratamento precoce
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Casal responde por homofobia em frente ao Hokkaido
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Como foi início da vacinação em Gravataí e Cachoeirinha
      por Rafael Martinelli | Edição de imagens Guilherme Klamt
    • coronavírus
      Os lugares onde terá vacina contra COVID em Cachoeirinha
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Saiba seu lugar na fila da vacina; Aqui estamos prontos
      por Rafael Martinelli
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.