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GRAVATAÍ, 12/12/2017

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    comemoração

    Inauguração da fábrica da GM no ano 2000: com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, ex-governador Olívio Dutra e o ex-prefeito Daniel Bordignon

    GM 17 ANOS | Sempre um presente para Gravataí

    por Silvestre Silva Santos | Publicada em 19/07/2017 às 17h26| Atualizada em 20/07/2017 às 13h39

    : Um crescimento médio - da receita nominal da Prefeitura - estimado em cerca de 14% ao ano, entre 2003 e 2013.

    : Aproximadamente R$ 100 milhões gerados somente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no ano passado.

    : Participação de 50%, ou mais, em todo o ICMS que é gerado pelas empresas instaladas no município de Gravataí.

    : Mais de cinco mil empregos diretos gerados atualmente, dos quase 10 mil que o complexo todo emprega, sendo cerca de 80% de gente de Gravataí.

    : Um salto no orçamento municipal da casa dos quase R$ 40  milhões no final dos anos 90 para expressivos R$ 708 milhões em 2016.

    : Quase 3,5 milhões de carros colocados nas ruas. Pelos números oficiais, desde a sua inauguração e até 20 de julho passado – 16 anos –  foram produzidos 3.116.601 veículos.

     

    Estes são apenas alguns números que evidenciam o tamanho do presente que Complexo Automotivo Industrial de Gravataí (Ciag), capitaneado pela montadora norte-americana General Motors (GM) e suas quase 20 sistemistas (empresas que fornecem peças para a montagem dos automóveis), dá para Gravataí neste 19 de julho, data em que completa 17 anos de atividades na aldeia dos anjos.

    E o presente ficou ainda maior com o anúncio – ainda não confirmado pela cúpula da montadora e nem pelos governantes do estado e do município – do investimento de R$ 1,5 bilhão – ou 3 mil malas com R$ 500 mil cada uma – na planta de Gravataí para produção de um terceiro modelo, além do Onix e do Prisma que atualmente saem da linha de montagem da GM.

     

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    O que pesou

     

    A instalação da General Motors do Rio Grande do Sul remonta à segunda metade dos anos 90, e só acabou se confirmando quase no final da década, mais precisamente em março de 1997, quando foi solene e oficialmente comunicado que Gravataí fora a escolhida deixando para trás os municípios de Guaíba e Eldorado do Sul.

    Pesaram na decisão tomada na sede de Detroit, nos Estados Unidos, a isenção dos tributos municipais pelo período de 30 anos, principalmente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a isenção do Imposto Sobre Serviços (o ISSQN da época) da obra, e a rápida aprovação na Câmara da denominação do acesso como avenida General Motors), entre outros fatores.

    A localização e a dimensão da área tiveram peso 8 numa escala até 10. São 363 hectares que já permitiram uma ampliação, suficientes para esta segunda que vem aí e mais algumas, no futuro. A posição é estratégica. Por um lado está a RS-030, quase uma via urbana de acesso relativamente fácil ao centro de Gravataí.

    Pelo outro lado a BR-290, ou Freeway, rodovia perfeita tanto para a movimentação das carretas lotadas e destinadas ao abastecimento do mercado automotivo do centro – e restante – do Brasil quanto para chegar ao Porto de Rio Grande, terminal pelo qual escoam os carros dos compradores estrangeiros.

     

    Inimaginável

     

    Quem dá bem a ideia do quanto é significativo o presente que a General Motors dá para Gravataí a cada 20 de julho desde que se instalou no Passo da Caveira, para uns, ou Sítio Morada Gaúcha, para outros, é o secretário municipal da Fazenda de Gravataí, Davi Keller Severgnini.

    --- Não dá para imaginar como seria o município de Gravataí, hoje, sem a fábrica da General Motors --- disse ele em reportagem publicada pelo Seguinte: em 24 de março passado.

    A GM presenteia – de forma implícita e permanentemente – a comunidade de Gravataí com os recursos arrecadados, com o valor adicionado que impulsiona o retorno do ICMS aos cofres municipais, com os salários que paga aos empregos gerados, pelas empresas que atrai para o seu entorno, o impulso no comércio, no mercado imobiliário...

     

    Abaixo, confira reportagens do Seguinte: da série "20 anos depois", referente às duas décadas do anúncio de que a GM se instalaria em Gravataí.

     

    O dia em que a GM escolheu Gravataí

    O peso da fábrica da GM para Gravataí

    O complexo da GM contado em números

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