notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 26/09/2017

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    tesouras & tesouradas

    Entre outras, José Stédile na presidência do PSB gaúcho

    por Roberto Teixeira | Publicada em 05/09/2017 às 15h06| Atualizada em 05/09/2017 às 15h28

    Formatura

    Filipe Tietböhl concluiu o curso de Técnico em Redes de Informática pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A cerimônia de conclusão do curso, que aconteceu sexta-feira, teve lugar na sede regional do Senac, em Porto Alegre. Depois, o filho caçula da professora Berenice Tietböhl de Barros confraternizou com amigos e familiares a primeira formação profissional no restaurante Cavanhas, na Zona Sul da Capital dos Gaúchos.

     

     

    Bodas de Prata

    Passar um final de semana usufruindo dos encantos e da gastronomia da Serra Gaúcha é bom demais, por assim dizer. Mas Maria Helena Gregory e Ricardo Maciel foram comemorar uma data especial: os 25 anos de casamento. O filho Leonardo, desta vez, não acompanhou os papais, que se hospedaram na Pousada Cravo e Canela, em Canela. A professora e psicóloga Maria Helena, tal qual o industriário Ricardo, nasceram sob o signo de Aquário, razão pela qual ambos têm o olhar para além dos limites da provisoriedade. Por certo, a capacidade intuitiva de perceber os desdobramentos dos ciclos da vida de forma mais abrangente foi dos fatores contribuintes para que chegassem a este momento emblemático da relação conjugal com motivos para erguer taças em brindes.

     

     

    Sabores à mesa

    A loja Portal das Frutas foi, na categoria, um dos locais mais visitados durante a Expoagas/2017. A tradicional feira de produtos e negócios promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados aconteceu na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul na última semana de agosto. José Alves e Andreia Escobar resolveram mostrar o potencial da empresa que opera dentro dos pavilhões da Ceasa, em Porto Alegre. E o resultado não poderia ter sido diferente: contatos comerciais preciosos foram estabelecidos durante os dias do evento supermercadista. Andreia e Jose se prepararam para “passar batido” o sufoco da recessão econômica. Agora que a economia começa a dar sinais de aquecimento e a expectativa de que a volta do consumo entre em ciclo virtuoso, a tendência é que produtos de qualidade como os que eles comercializam também estejam entre as prioridades de quem vai às compras. Tal ocorrendo, a etapa seguinte é pensar na expansão do empreendimento para gerar mais empregos e renda.

     

     

    Empreendedores

    Quando a família se une para empreender as chances de sucesso aumentam por conta da chamada “sinergia positiva”. Foi apostando neste elemento e disposição para o trabalho que membros da família Teixeira decidiram abrir um espaço gastronômico em Cachoeirinha. O lugar é minimalista, mas acolhedor. Tudo organizado para que a clientela se sinta em casa. Climatização, internet e atendimento acolhedor contribuem para que a clientela saboreie um amplo cardápio de churrasquinhos gourmet ou a jantinha goiana, que é uma iguaria “mui” apetitosa.  O almoço caseiro começa a ser servido na segunda quinzena de setembro. E no domingo a pedida é o frango assado com especiarias, incluindo recheio para os paladares mais exigentes e com acompanhamento de polenta crocante, mais uma porção de salada de batatas com maionese. Alimentação tipicamente domingueira. Fica na rua Osvaldo Cruz, 240. Telefone 3112.6878.

    Aniversário I

    No sábado Rafaella e Willian Macedo comemoraram os seus 17 aninhos. Os gêmeos são filhos de Ivone Macedo e de Francisco Domingues Macedo. Os aniversariantes comemoraram a data natalícia no sábado à noite em jantar de confraternização com amigos e os papais no restaurante Atelier do Sabor, em Cachoeirinha. Rafa se prepara para passar no vestibular e entrar para a faculdade de Veterinária. Já Willian investe no aprendizado de inglês para investir na carreira de Comissário de Bordo.

     

     

    Aniversário II

    Também no sábado a médica Cláudia Paim trocou de data natalícia. Claudinha comemorou a data em companhia dos familiares com um almoço na sua residência, em Cachoeirinha. De seu principal núcleo familiar apenas o filho mais velho esteve ausente. Gabriel passa temporada na Austrália, onde trabalha e estuda. Por aqui, a aniversariante sempre encontra razões para o brinde em companhia do marido, o psicanalista e escritor Ignácio Paim, e do filho Augusto, graduado em psicologia e que segue os passos exitosos do papai.

     

     

    E rolou a festa...

    Na noite de sexta-feira teve festança para comemorar o aniversário de Clair Binelli, que é funcionária da empresa QT-Equipamentos, instalada no Distrito Industrial de Cachoeirinha. Colegas de trabalho da aniversariante foram brindar com ela a ocasião singularíssima nas dependências do Cassino dos Sub-Oficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre (CSSGAPA), que fica em Canoas, onde rolou o congraçamento.

     

     

    Sombra, água fresca e trabalho solidário

    No primeiro sábado de setembro, quando o verão deu seu ar calorento antes da primavera, as moçoilas do Tecendo Amor se “arrancharam” no restaurante da Janeti, em Glorinha. Depois da festa gastronômica, pegaram em fios e agulhas para dar sequência à produção de peças de roupas que são destinadas à doação. Naturalmente que a tarde rendeu, pois não faltou ao grupo benemérito nem sombra e tampouco água fresca. Pelo menos assim relatou Beatriz Andrade ao colunista, quando regressou para Cachoeirinha ao cair da tarde.

     

     

    Noite de autógrafos

    No sábado a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Antônio Wilkens, em Cachoeirinha, completou 62 anos. Durante a programação festiva do educandário, um dos momentos relevantes foi o lançamento do livro “A História do Wilkens - Wilkens na História”, de autoria da professora e escritora Isabel Mombach. A obra envolveu ampla pesquisa e contou, inclusive, com a colaboração financeira da família Wilkens para chegar aos leitores. Isabel Mombach tem em sua trajetória como educadora passagem por diversas escolas deste lado de cá ponte, além de ter trabalhado na Secretaria de Educação do município e na Coordenaria Regional de Educação, em Gravataí. No registro para a coluna, a professora apresenta o seu livro para a leitora Nara Castilhos, que prestigiou a noite de autógrafos.

     

     

    Rede é sustentável em Cachoeirinha

    Dia 28 agosto é uma data significativa para a Rede Sustentabilidade que, a partir de então, instalou sua direção partidária em Cachoeirinha, superando assim a condição de comissão provisória. Ao ato político, além de militantes locais, estiveram presentes lideranças estaduais da agremiação como Jorge Uequed, porta voz da Rede/RS, e o vereador Mauro Pinheiro, líder da bancada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Pontos para Rafael Velho e Antônio Teixeira que são a expressão maior do partido no município. Nas eleições passadas Teixeira concorreu a prefeito e Rafael foi seu colega de chapa, como candidato a vice. Aliás, a dupla se constituiu - contra ventos e marés - no único canal político formal de expressão da oposição ao projeto continuísta do PSB, que acabou sendo vitorioso.

    Quanta felicidade...

    Depois de contribuir para a derrota da candidatura da chapa de Beto Albuquerque, que foi vencida pela chapa do deputado federal José Stédile, durante o congresso estadual do Partido Socialista Brasileiro, transcorrido no sábado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a vereadora Jack Ritter cruzou para lado de cá ponte sobre o Rio Gravataí para comemorar a vitória na festa dos 62 anos da escola municipal Carlos Wilkens. À coluna a parlamentar revelou que não mediu esforços para que o PSB desse o que ela classifica como uma “guinada” para as bases, onde a militância volte a ter voz e vez. O grupo que até então dominava as instâncias partidárias, segundo a sua avaliação, estava distanciado dos reais interesses do partido. Inclusive na discussão das alianças estratégicas e, posteriormente, na distribuição dos cargos de livre nomeação, como ocorreu em relação a participação dos socialistas na composição do governo de José Ivo Sartori (PMDB). Na fala e na crença de Jack muita coisa tende a mudar com a ascensão dos correligionários de Stédile ao comando regional do partido a partir de novembro. Ora, não foi por acaso que Jack veio comemorar a vitória da chapa 2 por aqui. A atitude está carregada de simbolismos e recados implícitos para aqueles que integraram a chapa perdedora, leia-se o prefeito Miki Breier e os seus seguidores.

     

     

    Inserção popular

    David Almansa não dorme no ponto. É o que se pode chamar de um sujeito “virador”. Produto de disposição jovial, algumas pitadas de utopia e boa dose de alpinismo político. A conjugação é perfeita para quem, por certo, vai chegar a determinado lugar encurtando caminhos que poderiam ser construídos ao sabor do tempo. Mas David não é de esperar. O rapaz faz acontecer. A parceria política e estratégica com o deputado estadual Tarcísio Zimmermann já resultou, entre outros benefícios para o presidente do Partido dos Trabalhadores em Cachoeirinha, na inauguração - no domingo, dia 3 - de uma ampla residência localizada na região central do município. O local vai abrigar a sede partidária e as instalações estarão a disposição da coletividade para a realização de debates políticos e culturais. Sem dúvida, se trata de uma grande sacada.

     

     

    Tesouradas

     

    1

    Definitivamente o deputado federal José Stédile (PSB) não dá ponto sem nó, embora não faça como presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, Marco Barbosa (PSB ) que, há alguns dias, tentou tecer peças de vestuário com agulhas e linhas, cujas imagens circularam pelas redes sociais e aqui, na coluna.

     

    2

    Desta vez Stédile teceu foi uma peça política ousada ao enfrentar no voto partidário o todo poderoso presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, Beto Albuquerque. E, no domingo, bateu asas direto para o comando do ninho onde pombas de alta plumagem habitavam desde há muito.

     

    3

    O “gringo” obteve 457 votos para sua chapa 2 contra 287 para a chapa encabeçada por Albuquerque, que é o político gaúcho de maior visibilidade nacional do PSB. Eis a prova provada de que não basta ser cacique sem ter índios o bastante para fazer a dança da chuva e os céus se rasgarem em trovões que produzam chuvas abundantes.

     

    4

    Stédile assume a presidência regional do PSB em novembro com a folgada margem de 61 membros vitoriosos do diretório contra 39 perdedores, em números absolutos. Começa a administrar os interesses partidários com a maré a seu favor. E terá enorme influência nos encaminhamentos das negociações para composições nas eleições estaduais e nacionais de 2018.

     

    5

    A eleição estadual do PSB terá, por certo, reflexos diretos em Cachoeirinha, onde as relações políticas entre o prefeito Miki Breier e o deputado federal Stédile já estavam azedas desde o final das eleições passadas. A rigor, Stédile deixou o professor Breier montar sua equipe de colaboradores sem maiores influências.

     

    6

    Há alguns dias o fosso entre os dois ficou mais profundo com o lançamento da candidatura a Câmara Federal do vereador Marco Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores e cunhado do prefeito, que deverá (ria) fazer dobradinha com o secretário Geral do Município, Juliano Paz, candidato a deputado estadual.

     

    7

    Como política é como nuvem que muda de lugar ao sabor das correntes de ventos, somente o futuro poderá colocar um spotlight neste cenário. Mas algo não muda: quem chega ao poder se torna, em tese, o senhor do raio e do trovão. E, nesta condição, é tanto capaz de apenas fazer barulho quanto – e também –  de fazer desabar chuva de enchente.

    • polêmica
      Sem Gravataí, Sartori lança nesta terça PPP da Corsan
      por Rafael Martinelli | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • grana na rede
      Empresa investiu na melhoria da rede elétrica
      por Silvestre Silva Santos com assessoria
    • contas públicas
      Câmara de Cachoeirinha custa mais que Gravataí
      por Rafael Martinelli
    • cachoeirinha
      13º para o funcionalismo só com empréstimo
      por Rafael Martinelli com assessoria
    • duplicação da 118
      Definida empresa para duplicar 10 quilômetros
      por Silvestre Silva Santos
    • EXCLUSIVO
      Bordignon vai a justiça para anular condenação
      por Rafael Martinelli
    • EXCLUSIVO
      Plano Diretor não impede Estre em Glorinha
      por Rafael Martinelli
    • ensino superior
      O que diz a Ulbra sobre rumores de fechamento
      por Silvestre Silva Santos
    • casa própria
      ASSISTA EM VÍDEO | Abrindo as portas do Novo Mundo
      por Rafael Martinelli | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • caos prisional
      Prisão ao ar livre está lotada em Gravataí
      por Silvestre Silva Santos | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • opinião
      O grande negócio da Corsan para região onde jorra o dinheiro
      por Rafael Martinelli
    • coluna do silvestre
      Tem muito gato roubando energia na rede elétrica
      por Silvestre Silva Santos com assessoria
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    redacao@seguinte.inf.br

    Roberto Gomes | DIRETOR | roberto@seguinte.inf.br
    Rafael Martinelli | EDITOR | rafael@seguinte.inf.br
    Silvestre Silva Santos | EDITOR | silvestre@seguinte.inf.br
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.