A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), com promoção do SebraeX e execução do Instituto Semente, está promovendo o Programa Startup Gravataí Scale. A primeira aula foi realizada no último dia 29 de novembro.
O programa Startup Gravataí Scale tem por objetivo estimular o empreendedorismo inovador, por meio do amadurecimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores.
Além disso, apoiar, por meio de processo de pré-aceleração, o fortalecimento de empresas de base tecnológicas e startups a partir do amadurecimento de soluções que ajudem a resolver problemas nas temáticas de educação, sustentabilidade, varejo virtual, fintechs, indústria 4.0, saúde, segurança, mobilidade urbana, health techs, agrotechs, pets, cidades inteligentes, tecnologias do futuro e tecnologias socioambientais.
Ao longo do curso, os participantes terão consultoria individual, com foco no desenvolvimento comercial. Além disso, o programa contará com rodas de aprendizagem entre startups.
Nas consultorias, serão abordadas questões relacionadas às vendas como Identificação do Foco no Programa Visita Técnica, Diagnóstico do Modelo Comercial, Análise de Métricas, Desenho da Estrutura Comercial, Implementação e Prospecção de Canais e Reuniões com Canais, promovidas pelo Sebrae-RS.
Estão previstos 14 encontros, encerrando no dia 13 de março de 2024. Serão feitas aulas presenciais, híbridas e online. As cinco startups de maior destaque irão expor no Gramado Summit 2024. Confira o cronograma completo, clicando aqui (https://gravatai.atende.net/subportal/cronograma-scale-2023).
De acordo com a titular da Smict Selma Fraga, o compromisso do governo municipal é impulsionar o empreendedorismo local e criar oportunidades para empresas inovadoras crescerem e prosperarem.
– O curso Startup Gravataí Scale é a materialização desse compromisso, oferecendo a empreendedores e startups a chance de adquirir conhecimentos essenciais, orientação especializada e acesso a recursos valiosos – ressalta.
AS 10 STARTUPS
Alertacar – Datatech – Área de dados
Ciclo Gestão de Recicláveis – Cleantech – Setor ambiental “Startups verdes”
Fatura Cliente – Fintech – Serviços e produtos financeiros
FK BPO e Consultoria Financeira – Fintech – Serviços e produtos financeiros
Fraternidade de Negócios e Autodesenvolvimento – Edtech – Área da educação; Healthtech ou Medtech – Setor de saúde e bem estar; Sporttech – Setor de esportes; Adtech ou Martech – Setor de marketing digital
InTienda – Retailtech – Startups de tecnologia do setor varejistaLSeus RH de Aluguel Digital – Hrtech ou RHtech – Startups de tecnologia no setor de recursos humanos
NanoFábrica – Fintech – Serviços e produtos financeiros; Indtech – Setor da indústria
Trindtech – Edtech – Área da educação
witu.digital – Adtech ou Martech – Setor de marketing digital