A Prefeitura de Cachoeirinha inaugurou a Farmácia Solidária, do Programa Solidare. O projeto recebe doações de medicamentos da comunidade, de consultórios médicos através das amostras grátis e da própria indústria de fármacos. Após uma triagem feita por farmacêuticos, os medicamentos serão realocados para doação à comunidade de baixa renda, mediante receita médica. Os medicamentos vencidos serão encaminhados ao descarte correto.
Ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como o gerenciamento do programa.
– Existem muitos medicamentos que não temos acesso e agora teremos a possibilidade de receber doações. Além disso, temos uma alta demanda de pessoas que veem aqui diariamente, agora poderemos atendê-las de melhor forma – disse a secretária da Saúde, Bianca Breier.
O Programa Solidare – Farmácia Solidária foi instituído no Estado do Rio Grande do Sul pela Lei nº 15.339 de 2 de outubro de 2019 e em Cachoeirinha, foi instituído no ano de 2021, pela Lei Municipal de autoria do vereador Edison Cordeiro, hoje secretário de Planejamento e Captação de Recursos, que agradeceu ao prefeito Cristian Wasem:
– Esse é mais um passo para ajudar quem mais precisa. Com a implantação da Farmácia Solidária, abrimos portas para que não só a população doe medicamentos sem uso, mas também consultórios e as empresas do ramo farmacêutico em geral. Parabéns ao prefeito por implantar esse programa em nossa cidade.
O atendimento da Farmácia Solidare iniciará nos próximos dias e o funcionamento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, exceto na quarta-feira que o atendimento será até 12h. A localização da farmácia será no térreo da Secretaria da Saúde, na Av. José Brambila, 40. Para retirar os medicamentos é necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e a receita médica.