A expectativa é de que os 300 lugares do plenário José Mariano Garcia Mota da Câmara de Vereadores de Gravataí sejam totalmente ocupados durante a sessão solene de entrega do prêmio Selo Compromisso Ambiental 2017. Vai ser no começo da noite desta quinta-feira (29/6), a partir das 19h30min.
De acordo com Nathiele Folharini, da assessoria de imprensa do Legislativo, todos os 17 projetos inscritos pelas 15 instituições – a Escola Dora Dimer apresentou três – vão ser destacados com troféus e diplomas entregues pelos parlamentares aos representantes de empresas privadas, órgãos públicos e instituições de ensino, entre outros.
Os projetos inscritos são até de empresas com sede em outras cidades, como a Rio Grande Energia (RGE) que tem sede em Caxias do Sul, mas obrigatoriamente têm que ser desenvolvidos, colocados em prática, na comunidade de Gravataí. Para serem habilitados ao Selo Compromisso Ambiental, os projetos devem ser apresentados com relatório das ações empreendidas e números alcançados.
Os programas
Entre os 17 projetos inscritos e contemplados com o Selo Ambiental nesta quinta a grande maioria, segundo a assessora da Câmara de Vereadores, tem ações voltadas à preservação do manancial do Rio Gravataí e, inclusive, a revitalização da vegetação às suas margens. Outro destaque é para programas de reciclagem do lixo.
O Selo Compromisso Ambiental – troféu e diploma – tem equivalência à certificação ISO, só que no âmbito municipal. Os que conquistam o certificado podem utilizar o Selo em ações de marketing, divulgando o compromisso que têm com a questão ambiental de Gravataí.
Quem vai ser destacado
Estabelecimentos comerciais:
Imobiliária Pessato, RGE, Sindilojas e Sesc
Órgãos públicos
Prefeitura Municipal de Gravataí – Gabinete da Primeira-Dama
Sociedade civil organizada
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Sociedade Caça e Pesca
Empresas
Tamborsul e Multisolv
Instituições de ensino
Gensa, Escola Etelvina Vieira, Escola Idelcy Silveira, Escola Tuiuti, Senac e Dora Dimer (três projetos)