CENSO

Cachoeirinha inicia mapeamento inédito da população LGBTQIAPN+

Cachoeirinha lançou nesta quarta-feira (1º) o 1º Censo LGBTQIAPN+, promovido pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). A iniciativa tem como objetivo mapear a realidade da população LGBTQIAPN+ no município, ampliando a visibilidade, o reconhecimento e o acesso a políticas públicas de inclusão.

A primeira atividade ocorreu pela manhã, em parceria com a empresa de transporte TRANSBUS, que disponibilizou espaços em sua frota para fixação de cartazes informativos. A ação busca ampliar a divulgação do Censo e facilitar o acesso de mais pessoas ao formulário.

À tarde, a campanha ganhou as ruas com a blitz “Somos Todos: Contagem e Representatividade”, realizada na sinaleira em frente ao Shopping do Vale. A mobilização incluiu a exposição de uma faixa informativa para condutores e pedestres, além da distribuição de folders explicativos.

Em seguida, ocorreu uma caminhada até o CESUCA, onde a comunidade acadêmica e a população foram convidadas a conhecer a iniciativa.

“Mais do que números, é visibilidade”

Para o coordenador do Departamento de Direitos Humanos, Ricardo Jezur, o Censo vai além da contagem estatística: “A receptividade das pessoas foi surpreendente. Todos entenderam a proposta e temos certeza de que haverá um grande engajamento nesta campanha. Mais do que números, o Censo busca dar visibilidade à existência e às demandas da população LGBTQIAPN+ em nosso município. É uma ferramenta de escuta e reconhecimento que vai nos permitir avançar em políticas públicas com base em dados reais”, destacou.

A primeira-dama do município, Fabi Medeiros, também participou da mobilização e reforçou a importância do engajamento da comunidade.

Como participar

O Censo pode ser respondido online ou de forma presencial em 14 pontos fixos distribuídos pela cidade, incluindo unidades do CRAS, CREAS, Câmara de Vereadores, Central de Matrículas, Shopping do Vale e instituições parceiras, com atendimentos que variam de acordo com cada local. Clique aqui para saber mais detalhes sobre locais e horários.

A proposta é garantir que qualquer cidadão LGBTQIAPN+ de Cachoeirinha tenha acesso facilitado ao formulário, independentemente de onde mora.

Com a iniciativa — que surgiu a partir da tentativa do vereador eleito pela causa, Gustavo Almansa (PT), de aprovar projeto instituindo o censo — Cachoeirinha se torna uma das cidades pioneiras no mapeamento da população LGBTQIAPN+ na região metropolitana de Porto Alegre.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade