retrospectiva

2017 foi um grande ano

Ao romper o novo ano o colunista faz uma retrospectiva

2017 foi um grande ano para a Coluna do Nenê.

O ano em que um pássaro criou asas para voar e saiu da sua gaiola onde vivia para cantar somente um dia da semana e mesmo assim não fazia tanto barulho…

Hoje, na primeira Coluna do Nenê do ano, nós decidimos olhar para trás e nos deparamos com uma porrada de conteúdo publicitário.

Enriquecedor.

E é assim que devemos seguir em 2018. Então preparem seus notebooks, tablets e smartphones, porque a Coluna do Nenê veio para fazer barulho!

Agradecemos a todos nossos leitores e patrocinadores que apostaram na gente e nos dão força para continuar.

Mahalo *

*(Gratidão – cultura havaiana)

 

PREDADOR

O dono do mundo, o homem que depreda a concorrência, o homem que faz “gato”, o homem que liga para os anunciantes e ameaça, o homem que não tem lado e faz e tira grana de qualquer maneira, o homem que vive do passado, o homem que só critica, e é um vândalo. Esse homem que eu escrevi minúsculo, pois não merece um H maiusculo de verdadeiro homem, é uma figura manjada e merece ser banido do mercado. Seu exemplo e sua vida são marcadas por fatos violentos e atitudes trogloditas. O tempo passa, o mercado muda, mas esse verme continua fazendo e todos tem medo dele. Até quando?????

 

PASSARELAS

O projeto da IMOBI de passarelas nas praias de Atlântida e Xangri-lá é uma demonstração de apostar na melhor vida do veranista e dar uma visão de bom gosto e facilidades de acessos as areias e mar das praias.

 

FREEWAY

Os carros dobraram, o movimento foi maior, mas é incrível como uma estrada de 4 pistas tenha fluxo de tartaruga danificando carros e deixando as pessoas enlouquecidas. Não existem paradas com cabines para necessidades, não tem segurança nenhuma. Vergonha.

 

ROUBO

O comerciante do litoral enlouquece nos preços, o prestador de serviços extrapola como se fosse o último serviço, os supermercados tabelam ao seu bel prazer. Os prefeitos dizem que fazem e não melhoram em nada, aliás, dia de chuva só nadando para enfrentar as ruas alagadas. A ideia clara que se tem é que o veranista é um intruso transformado num mal necessário e que tem muito dinheiro.

 

VAREJO

Os grandes e médios varejos estão com campanhas de arrasar com os preços. Desova de produtos a preços menores que o Natal.

 

DEZ

A agência desocupa um andar da sua sede na rua Mostardeiro e parte para um ano mais enxuta e com novos movimentos.

 

DANÇA DAS CADEIRAS

A diretora de mídia da Paim, Thaise Duarte, depois de alguns anos na agência é a nova executiva de mídia da Competence.

 

LICITAÇÕES

O mercado começa bem em 2018 com três editais de concorrência de Agências, seguindo as normas do SINAPRO e sob a supervisão desse sindicato super criterioso e que controla muito bem essas ações.

São elas: SENAR-RS (nunca teve agencia licitada), sempre trabalhou com Job’s. IBRAVIN e Prefeitura de Porto Alegre. Todas elas entre janeiro e fevereiro. A verba dos três editais gira em torno de 11 milhões.

Estão para ser publicados outros editais, como Santa Cruz e Lageado, entre outros.

O modelo do edital da IBRAVIN ainda está sendo discutido, pois o SINAPRO colocou algumas modificações que não seguem o rito de disputa correta e limpa.

 

MÍDIA INSUSTENTÁVEL

Quem passa na freeway pela Lagoa dos Barros vê a vergonha do verão.

Painéis de Taqui, Plenobras e Pepsi poluem a mata atlântica e a linda vista natural do morro e da lagoa.

É assim que se pensa sustentabilidade? Com madeiras da própria mata?

Hora de repensar.

 

IMPACTO E RESULTADO

A mídia programática é cada vez mais vislumbrada e estudada pelas agências e empresas digitais. E vamos combinar, uma boa estratégia de marketing deve inclui-la para performar e divulgar a marca com perfeição.

Sendo assim, a SimpleAds surgiu como a primeira AdNetwork de formatos premium no Rio Grande do Sul. Quando todos pensavam em contratar serviços de empresas de dados e compras em leilões de RTB, a SimpleAds desenvolveu um sistema onde existe uma rede de sites e análise de dados. Voilà!

Hoje, a empresa de mídia programática conta com grandes clientes do mercado gaúcho e a cada dia que passa surgem ideias novas para implementar a rede.

Quer tornar sua experiência com mídia programática mais simples e satisfatória?

#youradsmadesimple – Entra lá no site: http://www.simpleads.com.br/

 

BORN DESIGN

A empresa está completando 25 anos de muito talento e sucesso e lançando seu portfólio 2017/18.

A Born Design é uma empresa de planejamento e criação de material gráfico que abrange o mercado nacional, atuando nos estados do Pará, Ceará, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e em âmbito internacional em países como França, Angola, Argentina e Uruguai. Além de termos desenvolvido atividades in company, no período entre 2008 e 2013, no Grupo Doux, em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Atendemos os setores de alimentos, medicamentos, utilidades domésticas e eletrônicas, setores óptico, agrícola, comercial e prestação de serviços a empresas no geral.

 

Especializada em criação, layout e arte final de conceitos gráficos para programação de Identidade visual – marca e manuais de identidade visual embalagens, material de apoio – institucional e de vendas – folders, perfis, catálogos, material de PDV, sinalização de parque industrial e/ou comercial.

 

PLAYBOY

Logo após a morte do seu fundador, Hugh Hefner, a Playboy deve dar um grande salto para a implementação do novo projeto “World of Playboy” que envolvem discotecas e cassinos, além do licenciamento da marca para novos produtos e serviços.

“O contrato de Hefner com Rizvi obrigava a continuidade da revista enquanto Hugh ainda estivesse vivo”, disse um ex-funcionário ao New York Post na época.

A Playboy vai deixar de ser uma empresa de mídia para se tornar uma companhia de gerenciamento de sua marca, ou seja, será o fim da mais famosa revista masculina de todos os tempos.

 

99 VENDIDA

A 99, empresa de transporte que veio se reinventando no último ano e que estava fazendo um bom trabalho foi vendida para os chineses da DiDi Changing pelo valor de R$ 960 milhões.

 

JBS

A Empresa dos Irmãos Batista, anuncia que chegará aos supermercados em 2018 a sua nova marca premium de carnes: 1953.

A cara de pau de alguns realmente não tem limites!

Marca premium de carnes?  Precisamos lembrar dos escândalos que a JBS estava envolvida pela qualidade da carne há pouco tempo atrás?

Quer carne premium? Vai num açougue bom!

De preferência, um que não tenha nenhuma das carnes da JBS, porque nós sabemos que essa marca e essa carne estão longe de ser premium. E se por algum acaso tiver, por favor não delate para ninguém.

 

CONSUMIDOR 2018

O estudo da Nielsen aponta que o consumidor no próximo ano optará por caminhos mais ponderados. “Com a crise, ele aprendeu a planejar suas compras, economizar por meio do gerenciamento de seus gastos, fazer opções inteligentes quanto à escolha de produtos e canais”, diz Ricardo.

Um pouco mais aliviado quanto ao contexto econômico, o consumidor também estará mais propenso a diminuir os gastos com categorias básicas e aumentar o consumo com supérfluos. Entretanto, isso não significa que ele comprometerá o volume de seu carrinho, pelo contrário, quer desembolsar menos, mas levando mais. Quando questionado sobre o que pretende fazer quando a crise passar, sua prioridade é voltar a comprar marcas mais caras, que por um momento deixou de lado.

 

LIÇÕES DE QUEM SABE MUITO

O fundador, presidente e CEO da Amazon, Jeff Bezos, tem algumas coisas importantes para nos dizer:

Tome decisões com 70% das informações
É importante estar bem-informado, mas Jeff Bezos explica: “A maioria das decisões devem ser feitas com cerca de 70% das informações que você deseja ter. Se esperar até conseguir 90%, na maioria dos casos, vai se atrasar”.

Ignore a competição.
Muitos negócios se preocupam demais com o que os outros fazem, o que, muitas vezes, leva-os a copiar os concorrentes. O pensamento de que o consumidor deve sempre ser a prioridade traz inovação e sucesso para a empresa. Como Bezos já contou, foi assim que surgiu a Amazon Prime.

Abrace as pequenas possibilidades
Bezos disse uma vez: “Se houver 10% de chances de um retorno 100 vezes maior, sempre aceite a aposta”. Você deve tomar decisões ousadas para ser bem-sucedido. Apesar de não funcionar todas as vezes, você irá aprender coisas que ajudarão no futuro. Por exemplo, a Amazon Marketplace falhou nas duas primeiras tentativas de lançamento. Deu certo na terceira, e, desde então, cresceu para contribuir com quase metade das vendas do site.

Não seja uma Blockbuster
O sucesso de hoje não significa que o negócio será relevante no futuro, como o caso da locadora de vídeos Blockbuster. Preste atenção nas tendências para direcionar a mudança, e não reagir a ela.

É o que explica Jacob Munns, CEO da empresa de consultoria Boomsourcing: “Nunca assuma que a indústria será a mesma para sempre. Se você não inovar, outra pessoa fará isso, e você ficará para trás”. Olhar para o futuro foi como a Amazon se tornou um negócio revolucionário. Bezos reconheceu o potencial do varejo online personalizado e tornou esse o seu foco. Desde o início, a empresa continua a se transformar para manter a relevância e sucesso.

Desenvolva uma cultura própria
A Amazon tem uma cultura própria que atraiu tanto críticas quanto elogios. Se esse modelo não funciona para todas as companhias, é adequado para eles.

Bezos explicou em uma carta aos acionistas: “Alguém empolgado com o lado competitivo pode selecionar e ser feliz em uma cultura, enquanto outra pessoa, que gosta de ser pioneira e criar, pode escolher outro ambiente. Felizmente, o mundo está cheio de culturas corporativas de alta performance distintas. Nunca afirmamos que a nossa abordagem é a correta, é apenas a nossa”.

Primeiro, encontre uma forma de tornar a cultura do seu negócio única. Pense na diferença entre ser um bom e um excelente gerente e, então, contrate funcionários que se adaptem a esse molde.

Deixe a burocracia de lado
Startups são cheias de inovação e de decisões rápidas, mas os negócios desaceleram à medida em que crescem, devido à burocracia.

Como explica o jornal The New York Times: “Desenvolver-se de um predador implacável para uma burocracia lenta é, exatamente, o que Bezos quer evitar que aconteça com a Amazon. A companhia deve sempre ter o ritmo de uma startup”. Manter essa mentalidade é essencial para continuar no topo.

 

 

 

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