Aos 64 anos, a comerciante Jocelina Soares mal podia acreditar que as últimas fortes chuvas não alagaram a rua Aldrovando Leão, na Morada do Vale I, onde fica a sua casa.
– Qualquer chuvinha e isso aqui já transbordava, a água vinha pra dentro de casa. Eu costumava sair pra rua e ver se as bocas de lobo estavam dando vazão, mas eram insuficientes. Foram 37 anos de problema – comenta, aliviada.
Jocelina referia-se a uma demanda histórica que ficou pra trás após o trabalho das equipes da Subprefeitura das Moradas do Vale e da Secretaria de Obras Públicas, que construíram uma rede auxiliar para drenagem e escoamento viário na região.
A canalização, composta por novas tubulações e canos, somados a construção de quatro novas caixas com bocas de lobo, está garantindo a tranquilidade dos moradores das ruas Aldrovando Leão, Aluízio de Azevedo e Adão Baino, na Morada do Vale I.
Segundo o secretário Paulo Martins, a nova rede construída pela Prefeitura aprimora a vazão e o escoamento das ruas.
– Os sistemas de drenagem pluvial servem, justamente, para captar toda a água que o asfalto recebe das chuvas, assim como aquelas que escoam de terraços, telhados, evitando alagamentos e garantindo mais conforto às pessoas.
O subprefeito das Moradas, Eduardo Villanova, enalteceu que um sistema adequado de drenagem traz benefícios para a população, que também precisa fazer sua parte para mantê-lo em perfeitas condições de uso:
– Algumas ações simples são essenciais, como evitar o descarte de lixo nas ruas, pois os dejetos entopem os canos da rede e acabam gerando refluxo da água, ocasionando os indesejáveis alagamentos.
A Prefeitura também já concluiu o trabalho de hidrojateamento, desobstrução de canos e limpeza da rede de drenagem que percorre toda a extensão da avenida Anita Garibaldi, também na Morada do Vale I. O serviço contemplou 12 bocas de lobo, que também receberam novas tampas, beneficiando moradores desde a avenida Marechal Rondon, até o Residencial Ibiza.
LEIA TAMBÉM