DIREITO

4 dicas essenciais para proteger seus direitos trabalhistas durante as férias

As férias são um direito garantido aos trabalhadores, proporcionando o descanso necessário para recarregar as energias. Contudo, para que esse período de pausa seja aproveitado sem preocupações, é fundamental entender e negociar adequadamente os direitos trabalhistas associados.

Seja você funcionário ou empregador, manter-se informado é o primeiro passo para evitar conflitos e garantir que a legislação seja cumprida. Abaixo, o advogado Diego da Veiga Lima separou quatro pontos que merecem atenção especial ao planejar ou gerenciar as férias:

  1. Planejamento antecipado
    A empresa tem até 12 meses após o período aquisitivo para conceder as férias ao funcionário. Contudo, é recomendável que a negociação aconteça com antecedência, permitindo ao colaborador organizar viagens ou compromissos pessoais e à empresa ajustar o cronograma sem prejuízos às operações.
  2. Pagamento das férias
    O trabalhador deve receber o pagamento das férias com, no mínimo, dois dias de antecedência. Esse valor inclui o salário do período mais um terço adicional, conhecido como “abono de férias”. Verifique se o depósito foi feito corretamente antes de iniciar o descanso.
  3. Parcelamento permitido por Lei
    Desde a reforma trabalhista, é possível dividir as férias em até três períodos, sendo que um deles deve ter no mínimo 14 dias e os outros, pelo menos 5 dias cada. Essa flexibilidade pode beneficiar tanto o trabalhador, que organiza melhor seu tempo, quanto o empregador, que mantém o setor em funcionamento.
  4. Regras para o trabalho em férias
    Trabalhar durante o período de férias é ilegal e pode gerar penalidades para a empresa. Caso o funcionário seja convocado a retornar ao trabalho antes do término do período acordado, deve-se renegociar a situação de forma formal e documentada.

Garantir que as férias sejam um momento de descanso e não de preocupações começa pelo conhecimento dos direitos trabalhistas. Diego afirma que “empresas e funcionários que dialogam de forma clara e colaborativa, fortalecem o vínculo profissional e promovem um ambiente mais saudável”.

Se você tem dúvidas sobre as férias ou outros direitos trabalhistas, procure orientação com um advogado especializado na área para assegurar seus direitos!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade