oi, filho

4 dicas para proteger os pequenos das doenças do frio

Beni mandou pedir desculpas pela foto comendo, mas o pai estava atrasado e não podia esperar ele terminar o café da manhã

“A friaca pegou, tentei escapar não consegui”, parafraseando, com adaptações, o grupo Revelação começo a coluna desta semana falando uma obviedade que não é revelação para mais ninguém: o frio chegou!

Oficialmente o inverno só começa de fato no dia 21 de junho, mas nossos pés gélidos estão tendo um test drive do que pode vir por aí, e se para os adultos as duas estações mais frias do ano já trazem junto consigo todas as ites possíveis do receituário médico, imagina para os nossos pequenos. Bronquite, sinusite, renite, bronquiolite, asma e todas as enfermidades do sistema respiratório aproveitam a aglomeração de pessoas em lugares fechados, por exemplo, para se proliferar.  

A situação é um pouquinho pior para quem, assim como o Beni, passa o dia em creches e escolas infantis. Segundo estudos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, realizado com 163 crianças em idade pré-escolar e matriculados em escolas de educação infantil, 43% delas possuíam pelo menos um vírus em seu aparelho respiratório nesta época do ano. O próprio Beni passou uma semana a base de antibióticos, xaropes e bombinhas, como eu disse na última coluna. O mais angustiante é que não há o que possa ser feito, além de adotar alguns cuidados para evitar que este tipo de doença se espalhe por aí e acabe acamando nossos pequenos.

A pediatra Vanessa Radonsky, do blog “It Mãe” listou quatro ações simples para evitar as doenças do frio. Confira!

1. Lavar as mãos ao tocar em objetos como maçaneta ou corrimão, proteger a boca ao espirrar ou tossir e evitar lugares pouco arejados

2. Manter hidratação e limpeza da mucosa do nariz através de lavagens frequentes com soro fisiológico

3. Evitar contato com pessoas doentes, principalmente crianças abaixo de dois anos de idade

4. Vacinação contra a gripe (vírus influenza que causa um quadro clínico mais grave que o resfriado comum e que pode ter complicações como a pneumonia).

 

ANEXO 1 – O vídeo abaixo mostra como o descongestionamento nasal é feito com soro fisiológico, já fiz com o Beni e dá super certo, muito melhor que usar salsep ou outro tipo de soro 360°, que mais parece empurrar a caca do que limpar o nariz da criança.

 

 

ANEXO 2 –Galera, não esqueçam de vacinar as crianças contra a gripe! A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 1º de junho e devem se vacinar todas as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade