gravataí

5 motivos para Paulinho da Farmácia ser presidente da câmara

Paulinho da Farmácia é vereador em segundo mandato

Se a eleição para a presidência da câmara de Gravataí fosse antecipada em 30 dias, Paulinho da Farmácia seria hoje o eleito.

Siga 5 motivos listados pelo Seguinte:. São circunstâncias políticas, sem emitir juízo de valor sobre a competência do vereador.

 

1.

Foi o vereador mais votado da atual legislatura, com quase 3 mil votos.

2.

Mesmo tendo recebido 13.228 concorrendo a deputado estadual em 2014 (9.227 deles em Gravataí), abriu mão de concorrer à assembleia legislativa em 2018 para apoiar a candidatura do governo, a primeira-dama Patrícia Alba.

3.

Apesar do tamanho político, humilde, silencioso trabalhador e fiel ao prefeito, não ameaça sair do partido mesmo que preterido à presidência, não é candidato a prefeito em 2020 e apóia o candidato do governo, seja quem for.

Marco gosta disso.

4.

Desde que trocou o PTB pelo MDB, ainda não ganhou nada. Por cristão novo, foi preterido, em decisão da executiva do partido pelo camerlengo da sé vacante, Nadir Rocha, para ser presidente da câmara em 2017 e ocupar a prefeitura interinamente por três meses durante a eleição suplementar.  

O colega de partido Alex Tavares, que à época também colocou o nome para presidência, foi escolhido vice e comandou a câmara por 90 dias.

5.

Tem um bom padrinho, Sérgio Zambiasi. O que é uma força, mas vale registrar que também pode ser uma fraqueza, caso o ‘Tio Zamba’, como Paulinho chama, acerte mais uma vez com Marco que é a hora do pupilo esperar.

 

LEIA TAMBÉM

Quem leva a presidência da câmara de Gravataí?

 

Ninguém vai confirmar, talvez só lá onde os celulares não funcionam, dentro dos elevadores do kinder ovo que é a sede câmara: Paulinho já conversou com Marco.

– Quero muito ser presidente. Acho que é a minha vez – teria, mais ou menos assim, feito o apelo.

– Articula com a bancada – teria sido a senha dada pelo prefeito.

Há um acordo na base de governo, que garante 13 de 21 votos, para que o presidente de 2019 seja indicado pelo MDB, entre Paulinho, Alan Vieira, Alex Tavares, Clebes Mendes e Nadir Rocha.

Além de Paulinho, Clebes é outro que, mais uma vez, quer e não deve levar. Mas já teria dito a um vereador que pode abrir mão para Paulinho, já de olho em um apoio do colega no sonho de ser o candidato a prefeito em 2020, sob a alcunha de ‘O Bolsonaro da Aldeia’.

Ao G-8, que reúne vereadores governistas que não são do partido do prefeito, caberia a presidência em 2020, entre Airton Leal (PV), Bombeiro Batista (PSD), Evandro Soares (DEM), Fabio Ávila (PRB), Jô da Farmácia (PTB), Mario Peres (PSDB), Neri Faccin (PSDB) e Robertinho Andrade (PP).

A decisão, como histórico em eleições para a presidência da câmara, acontecerá aos 45 minutos do segundo tempo. Então, só em 30 dias saberemos se Paulinho sorrirá pela primeira vez sob a guarda do MDB, ou sairá com ‘Cara de Levi’, como na eleição para a presidência de dois anos atrás, ou na escolha das candidaturas a deputado este ano.

 

LEIA TAMBÉM

Os bastidores da eleição na Câmara em 2017

EXCLUSIVO: Nadir será o prefeito

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade