Siga as dicas sobre educação financeira com Leandro Peixoto, formado em Ciências Econômicas, Educação Financeira e pós-graduação em Educação Financeira no Ensino Escolar. Há 12 anos trabalhando no Sesc, o economista é morador de Cachoeirinha
Segundo uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) publicada no site economia.uol.com.br em 11.01.2024, a proporção de famílias endividadas no Brasil chegou a 77,6% em dezembro.
Esse número é alarmante e as causas são variadas, incluindo a falta de educação financeira em nosso cotidiano.
A princípio, sei que pode parecer estranho, mas a verdade é que o caminho para sair das dívidas é não focar nas dívidas.
Vou explicar.
Se você saiu de casa para fazer compras e, ao voltar, encontrou sua casa inundada porque a torneira ficou aberta e a pia transbordou, o que você faria?
Pegaria um pano para secar a casa ou fecharia primeiro a torneira? O problema está na torneira aberta…
Quantas pessoas você conhece que saíram das dívidas e voltaram?
Se pegar um empréstimo para pagar a dívida, isso resolverá momentaneamente, pois estará focando no sintoma e não no problema. Claro que é importante buscar alternativas, mas primeiro é preciso resolver o que está causando o problema…
Existem vários programas de renegociação de dívidas (como o DESENROLA), mas é preciso se organizar financeiramente antes de ir renegociar suas dívidas. Vou deixar algumas dicas importantes para quem se encontra endividado(a) e quer começar o processo para sair das dívidas.
Meus contatos para dúvidas: Instagram clicando aqui; WhatsApp 51 991138732 e e-mail lementoriafinanceira@gmail.com
Uma resposta
Excelente matéria!
Leandro é um excelente profissional. Orienta da melhor forma e faz este assunto tão sensível ser compreendido facilmente.
A educação financeira deveria ser matéria indispensável em todas as instituições de ensino, desde o ensino fundamental.