Após dois anos de interrupção, devido a pandemia, o Premio Dana de Artes Visuais está de volta. Em cerimônia no Quiosque da Cultura, nesta quarta-feira, o público presente pôde conhecer os seis artistas premiados na 6ª edição do projeto artístico, sendo quatro do município e dois de fora de Gravataí.
Presente na cerimônia, o vice-prefeito Dr. Levi Melo elogiou a importante parceria da empresa Dana Incorporated com o governo municipal na busca de promover um incentivo tão significativo quanto este.
– É um momento único, que só é possível, a partir da sensibilidade de uma empresa que se preocupa com essa classe de trabalhadores. Que a Dana sirva de inspiração para outras instituições acreditarem no trabalho dos artistas.
Entre julho e dezembro, as amostras premiadas de desenho, fotografia, arte digital, cerâmica, pintura, entre outros, estarão abertas ao público no espaço do Quiosque da Cultura. Com o troféu de primeiro lugar em mãos, Venise Borges, moradora do bairro Itacolomi, falou sobre a importância da premiação.
– É muito gratificante ver que a cidade ainda incentiva a cultura. Que, ainda, há espaços para as mostras dos nossos trabalhos – disse.
A artista contou ainda que, na sua exposição, o público encontrará fotografias da zona rural do município.
– É tão perto, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas não conhecem pontos importantes de Gravataí como o Morro Itacolomi – lembrou.
Consolidado, as cinco edições anteriores que ocorreram, entre 2015 e 2019, já divulgaram e premiaram 34 exposições do segmento e, este ano, além das duas categorias já existentes, a premiação ainda contará com uma extra: o Prêmio Aquisição, que contemplará o candidato que obtiver maior número de visitantes em sua mostra, registrados no livro de presenças do Quiosque da Cultura.
O prêmio será de 2 mil reais, destinado à produção de obras na área técnica artística em comemoração ao tema 75 anos de Dana no Brasil.
– É muito bom ver o movimento artístico sendo fortalecido por uma empresa que é parceira de Gravataí. Não somente nesta área, mas, em tantas outras – disse o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira.
Estiveram no evento, também, a diretora de Cultura, Simone Lourenci, representando a Dana, a coordenadora de Recursos Humanos, Cristini Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Valdemar Max.
OS DEMAIS PREMIADOS
: Artistas locais:
1º Lugar: Venise Vieira Borges
2º Lugar: Tito Flores da Silva
3º Lugar: Matheus Fernandes Dias
4º Lugar: Jhonatan Luiz de Souza Gomes
: Artistas de fora do município:
1º Lugar: Lia Regina Gomes Braga
2º Lugar: Daiana Sherepel