A Secretaria do Bem-Estar Animal está promovendo nesta semana mais uma edição do Programa Miau. A iniciativa viabiliza serviços gratuitos de castração de gatos machos com objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos felinos e também auxiliar no controle populacional dos gatos no município. A ação está acontecendo na EMEF Monteiro Lobato (Rua Montenegro 1113, bairro Rio Branco).
O morador canoense que quiser levar seu pet para castração deve seguir algumas orientações: levar documento de identidade e comprovante de residência e uma caixinha transparente individual; os animais devem estar com 8 horas de jejum e só serão castrados gatos machos a partir de 6 meses de idade. São distribuídas 30 fichas por dia e a atividade continuará até sexta-feira, 28 de novembro.
O secretário adjunto Alexandre Fernandes explica que o objetivo é oferecer uma maior agilidade no atendimento dos gatos da população canoense. “Melhor as pessoas irem às escolas dos seus bairros e levarem seus gatinhos quando tiver essa ação do que se locomoverem para lugares distantes, como em um centro veterinário, até porque o serviço é gratuito.”
Durante a ação, Rosane Barbosa da Roza, moradora do bairro Rio Branco, ressaltou a importância da castração gratuita nos bairros. “Eu tenho dois gatos, um macho e uma fêmea, e não tenho condição de pagar pelo atendimento, então essa ação é fundamental para quem mora aqui e nos outros bairros e também já evita futuras doenças, já que eles ficam muito pelos pátios convivendo com outros animais.”






