O prefeito comemorou em seu perfil de Facebook a confirmação da mudança até 15 de agosto de 2020 da praça de pedágio de Gravataí do Km 77 para o 59, passando a GM, anunciada sexta-feira, no Palácio Piratini, durante a assinatura de concessão da rodovia pelo governo federal para o grupo paulista CCR.
– É resultado de uma luta de mais de 5 anos que tive a honra de liderar em nome da nossa comunidade. É sem dúvida uma das maiores conquistas da história de nossa cidade – postou Marco Alba (MDB), que 3 de dezembro de 2015, após uma série de encontros com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), anunciou a mudança da praça do pedágio.
– É uma conquista de toda a comunidade, a partir de uma luta que a Prefeitura esteve muito presente, com o suporte técnico junto aos órgãos federais – disse, após a assinatura do contrato de concessão de quatro das mais importantes rodovias federais gaúchas: BR-101, BR-386, BR-290 (trecho da Freeway) e a BR-448 (Rodovia do Parque).
LEIA TAMBÉM
CONFIRMADO: Pedágio tem data para trocar de lugar
Marco lembra que a luta pela transferência da praça de pedágio se iniciou na prática e oficialmente em 2014, quando uma comitiva liderada por ele, e que tinha também o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Luis Pedro Ferreira, acompanhou o então ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha até a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.
– É importante registrar todo o empenho que teve o diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Bastos, que foi de extrema importância no encaminhamento dessa demanda que hoje está se tornando realidade – agradece o prefeito.
LEIA TAMBÉM
ANTT anuncia mudança da praça de pedágio de Gravataí
– Este tem sido um período de grandes notícias na área de mobilidade urbana para Gravataí, como a duplicação das pontes do Parque, construção do trevo da 103 e retomada das obras da Estrada Arthur José Soares. É um conjunto de ações que vai transformar a realidade da infraestrutura da cidade, criando condições para o desenvolvimento econômico e melhores condições da malha viária urbana – conclui, observando que, além de beneficiar diretamente os motoristas que se deslocam para Porto Alegre, o fim da cobrança do pedágio no Km 77 torna-se um fator de incentivo para as empresas, com a redução de custos.
LEIA TAMBÉM
Entrevista com Marco Alba; governo, 2020, Patrícia, Leite, Bolsonaro e a vida pessoal
O contrato da nova concessão prevê a construção de duas alças de acesso à Freeway: pela Avenida Teotônio Vilela (Parque Florido, Gravataí) e outra no km 62, ligando o extremo norte urbano com a área rural do município, pela Estrada Barro Vermelho. Com isso, a Freeway será integrada ao tráfego de Gravataí, desafogando a Avenida Dorival de Oliveira.
O início da obra de realocação da praça de pedágio de Gravataí e a implantação de cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha estão previstos para 15 de junho de 2019.
A retomada da cobrança de pedágio nas duas praças da Freeway, além da conservação e operação completa na rodovia, será no dia 15 de fevereiro, com tarifa projetada entre R$ 4,30 e R$ 4,40, conforme o reajuste do IPCA.
LEIA TAMBÉM