No ato da assinatura do contrato de concessão de quatro estradas federais no Rio Grande do Sul, hoje pela manhã no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o presidente do Grupo CCR (nova administradora da Freeway além de mais três estradas), Leonardo Viana, confirmou para o ano que vem a mudança de local do pedágio de Gravataí.
Ele lembrou que a alteração, pelo edital do leilão e o contrato firmado, não pode se dar antes de 12 meses da assinatura que aconteceu hoje (11/1). Com isso, o plano é fazer a mudança do quilômetro 77, atual, para o 59, após o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) da General Motors (GM) em um ano e meio.
Ou seja, lá pela metade de 2020. Com isso, quem utiliza a Freeway nos deslocamentos diários para Porto Alegre ficará isento do pagamento da tarifa, uma antiga reivindicação dos gravataienses que, por isso, enfrentavam o congestionado trânsito das avenidas Dorival de Oliveira, em Gravataí, e Flores da Cunha, em Cachoeirinha.
O presidente Leonardo Viana, do Grupo CC, disse que os estudos para proceder a mudança da praça de pedágio já estão em andamento. Não deu detalhes, porém, do estágio em que se encontra este trabalho. A praça vai ser deslocada 18 quiloômetros para o Norte, no sentido Porto Alegre Litoral.
— O nosso cronograma prevê, em um ano e meio, fazer a mudança da praça de Gravataí. Estamos providenciando o projeto e as questões de desapropriações. Queremos cumprir o programado — afirmou Vianna segundo o jornalista Tiago Boff, do site www.gauchazh.com.
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Quem é o Grupo CCR
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Fundado em 1999, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, o Grupo CCR é referência nacional e internacional e foi responsável pela estreia do Novo Mercado da B3, antiga BM&FBovespa.
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A companhia é responsável por 3.265 quilômetros de rodovias da malha concedida nacional, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. Foi também responsável pelo primeiro contrato de concessão de rodovia do País, com a CCR Ponte, responsável pela Ponte Rio-Niterói no período de junho de 1995 a 31 de maio de 2015.
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O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, como no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea e aérea.
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Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros como responsável pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, Linha 5 – Lilás de metrô e Linha 17 – Ouro de monotrilho de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) no Rio de Janeiro.
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O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao.
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No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2015, adquiriu a TAS (Total Airport Services), norte-americana prestadora de serviços aeroportuários.
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Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2017, integrou pelo sétimo ano consecutivo a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. Emprega, atualmente, cerca de 13 mil colaboradores.
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O Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Com atuação nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, trabalha com quatro núcleos de negócios, responsáveis pela gestão tanto dos atuais quanto dos novos negócios.
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CCR Lam Vias: responsável pelas concessões das rodovias federais, tais como CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR MSVia e ViaRio.