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CCR confirma mudança do pedágio de Gravataí e dá prazo

Praça de pedágio de Gravataí que atualmente fica no quilômetro 77 vai mudar para as imediações do 59 (foto), depois do complexo da GM

No ato da assinatura do contrato de concessão de quatro estradas federais no Rio Grande do Sul, hoje pela manhã no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o presidente do Grupo CCR (nova administradora da Freeway além de mais três estradas), Leonardo Viana, confirmou para o ano que vem a mudança de local do pedágio de Gravataí.

Ele lembrou que a alteração, pelo edital do leilão e o contrato firmado, não pode se dar antes de 12 meses da assinatura que aconteceu hoje (11/1). Com isso, o plano é fazer a mudança do quilômetro 77, atual, para o 59, após o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) da General Motors (GM) em um ano e meio.

Ou seja, lá pela metade de 2020. Com isso, quem utiliza a Freeway nos deslocamentos diários para Porto Alegre ficará isento do pagamento da tarifa, uma antiga reivindicação dos gravataienses que, por isso, enfrentavam o congestionado trânsito das avenidas Dorival de Oliveira, em Gravataí, e Flores da Cunha, em Cachoeirinha.

O presidente Leonardo Viana, do Grupo CC, disse que os estudos para proceder a mudança da praça de pedágio já estão em andamento. Não deu detalhes, porém, do estágio em que se encontra este trabalho. A praça vai ser deslocada 18 quiloômetros para o Norte, no sentido Porto Alegre Litoral.

— O nosso cronograma prevê, em um ano e meio, fazer a mudança da praça de Gravataí. Estamos providenciando o projeto e as questões de desapropriações. Queremos cumprir o programado — afirmou Vianna segundo o jornalista Tiago Boff, do site www.gauchazh.com.

 

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Quem é o Grupo CCR

 

1

Fundado em 1999, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, o Grupo CCR é referência nacional e internacional e foi responsável pela estreia do Novo Mercado da B3, antiga BM&FBovespa.

 

2

A companhia é responsável por 3.265 quilômetros de rodovias da malha concedida nacional, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. Foi também responsável pelo primeiro contrato de concessão de rodovia do País, com a CCR Ponte, responsável pela Ponte Rio-Niterói no período de junho de 1995 a 31 de maio de 2015.

 

3

O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, como no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea e aérea. 

 

4

Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros como responsável pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, Linha 5 – Lilás de metrô e Linha 17 – Ouro de monotrilho de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) no Rio de Janeiro. 

 

5

O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao.

 

6

No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em 2015, adquiriu a TAS (Total Airport Services), norte-americana prestadora de serviços aeroportuários. 

 

7

Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2017, integrou pelo sétimo ano consecutivo a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. Emprega, atualmente, cerca de 13 mil colaboradores.

 

8

O Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Com atuação nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, trabalha com quatro núcleos de negócios, responsáveis pela gestão tanto dos atuais quanto dos novos negócios.

 

9 

CCR Lam Vias: responsável pelas concessões das rodovias federais, tais como CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR MSVia e ViaRio.

 

 

 

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