coluna do silvestre

Concessão da Freeway confirma troca do pedágio

Secretário Alison Silva, da Mobilidade Urbana de Gravataí, apresentou o processo de concessão da Freeway e os benefícios que devem resultar para os gravataienses

A última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de Gravataí foi realizada na manhã de hoje (5/12) no auditório central da empresa Dana, e teve dois assuntos principais na pauta: a situação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (Ipag) e um relato sobre como está a concessão da BR-290, ou Freeway, na parte que interessa aos moradores da aldeia.

 

LEIA TAMBÉM

Os ’vilões’ que podem quebrar Gravataí

 

No que se refere à concessão leiloada em 1º de novembro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que envolve quatro rodovias federais no Rio Grande do Sul, a exposição foi realizada pelo secretário municipal da Mobilidade Urbana, Alison Silva.

Ele contou que as postulações para resolver um grave problema que era, e ainda é, o engarrafamento das avenidas Dorival de Oliveira (Gravataí) e Flores da Cunha (Cachoeirinha), além do alto valor do pedágio, começaram em 2014.

Foi, segundo Alison, uma demanda assumida pelo prefeito Marco Alba (MDB) que apresentou o problema ao Codes. As alternativas iniciais seriam a construção de vias paralelas à Freeway para facilitar o acesso a Porto Alegre.

Também chegaram a ser cogitadas a isenção de pedágio para veículos previamente cadastrados e com placas de Gravataí, a exemplo do que acontece em Viamão no pedágio de Águas Claras.

E, por fim, outro encaminhamento foi a mudança de local da praça do pedágio, então operada ainda pela Concepa, em local mais distante da área urbana e na direção do litoral Norte, além da abertura de acesso pela avenida Teotônio Vilela e Parque Florido.

As duas últimas alternativas foram contempladas no edital de licitação da ANTT para a Freeway.

 

LEIA TAMBÉM

A nova ’dona’ da Freeway

Gravataí e Cachoeirinha vão ganhar novos acessos à Freeway

Quer saber quem vai administrar a Freeway e o preço do pedágio?
 

— Apesar da demora, coisa comum na área pública, finalmente vai acontecer a mudança do pedágio para depois da GM e a abertura de acessos importantes para descongestionar o trânsito na (avenida) Dorival — disse Marco Alba, como uma forma de comemoração pelas conquistas.

 

Valor mais baixo

 

O secretário Alison Silva fez um resumo da concessão, falou dos valores dos pedágios fixados em R$ 4,30 – base de cálculo de julho passado – ao invés dos R$ 7,24 estabelecido como teto pela ANTT, e comentou sobre as alças de acesso.

— É uma demanda histórica — reforçou o prefeito.

— A Freeway deverá ser integrada à cidade, com isso teremos uma grande diminuição de fluxo na Dorival — projetou, por sua vez, o secretário de Mobilidade.

 

PARA SABER

 

1

A Rodovia da Integração do Sul, que é como o governo denominou o projeto de concessão à iniciativa privada, passa por 32 municípios do Rio Grande do Sul.

 

2

São 473,5 quilômetros de estradas que deverão receber investimentos de R$ 5,6 bilhões em manutenção e operação.

 

3

O prazo da concessão é de 30 anos e todos os investimentos, que seguem um minucioso cronograma estipulado no edital da licitação, serão custeados com os recursos das sete praças de pedágio.

 

Assista ao vídeo abaixo:

 

Trechos concedidos:

 

– BR-290 (Freeway) entre Porto Alegre e Osório, com duas praças de pedágios.

– BR-386 (Estrada da Produção) entre Canoas e Carazinho, com quatro pedágios.

– BR-448 (Rodovia do Parque), entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre, sem pedágio.

– BR-101, no trecho de Osório à divisa com Santa Catarina, em Torres, com um pedágio.

 

Acesso à Freeway

 

A construção das  alças estão previstas para acontecer, na aldeia dos anjos, no quilômetro 80,050 da Freeway, que fica bem onde se encontra, hoje, a passarela-viaduto que liga o bairro Novo Mundo com a cidade de Gravataí. O acesso atual é pela rua Jorge Tadeu, rua Daniel Luis e, daí, pela avenida Teotônio Vilela até a Dorival de Oliveira, já na altura da parada 62.

 

Já em Cachoeirinha a ligação da cidade com a Freeway já existe, parcialmente. Quem vem do litoral pode entrar na cidade pela Papa João XXIII e quem quer ir para Porto Alegre pode utilizar a Papa para chegar à Freeway e fugir do engarrafamento na Flores da Cunha até a ponte sobre o Rio Gravataí. O que vai mudar é a possibilidade de, a partir da Papa ir para o Litoral e, para quem vem da capital entrar na Papa.

 

Ainda em Gravataí um outro acesso à Freeway deve ser construído no quilômetro 62,6 ligando o extremo Norte urbano com a área rural do município, pela estrada Barro Vermelho. O prazo é igual, de dois anos a contar do começo das operações da nova concessionária. Ou seja, deve estar pronto em janeiro de 2021.

 

O pedágio

 

A abertura dos envelopes encaminhados por cinco empresas aconteceu na sede da antiga Bolsa de Valores de São Paulo, e o resultado surpreendeu. Dentre outras centenas de exigências, uma das principais fazia referência ao teto do preço do pedágio a ser cobrado, de R$ 7,24.

A empresa vencedora, do Grupo CCR, que participou da licitação através de uma de suas subsidiárias, a Companhia de Participação em Concessões (CPC), propôs um valor que é quase a metade do teto fixado pelo governo e ANTT; 40,53% abaixo. Ou seja, a ideia é cobrar uma tarifa de R$ 4,30.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade