cubanos

OPINIÃO | Hoje até vereador comemora médicos indo embora

Médicos cubanos homenageados pela câmara de Gravataí | Foto ARQUIVO

Tempos estranhos vivemos. Chegou o dia de ver um vereador, por ideologia ou sei-lá-o-quê, aplaudir a diminuição no número de médicos em sua cidade.

Sim, não é fakenews.

Em troca de comentários no facebook com o médico Alberto Rebelato, Demétrio Tafras escreveu assim, sobre a saída dos médicos cubanos, que deixarão de fazer só em Gravataí 5 mil atendimentos por mês, o que dá uma média de mais de 200 pacientes por dia, num espectro de 60 mil habitantes cobertos pelo programa Mais Médicos:

– Temos que valorizar é o serviço de nosso povo , ja temos dificuldades , sofrimentos e desempregos demais , importamos mao de obra e muitas vezes menos qualificadas que a nossa , ja vao tarde (sic).

O parlamentar, que já deve ter apresentado dezenas de requerimentos cobrando mais médicos, seguidamente aparece no facebook em fotos e vídeos denunciando falta de atendimento nos postos e é um dos mais críticos à gestão da saúde pelo governo Marco Alba, foi além na filosofia whatsappiana, cujos prints circularam entre políticos e jornalistas na manhã desta quinta:

– Amigo Rebelato temos obrigacao em primeiro lugar cuidar da nossa gente , nao conseguimos fazer isto e como vamos cuidar do povo dos outros países ? Nao concordo que o Brasil abrigue imigrantes nenhum , pois reforço como vamos oferecer educacao , alimento , moradia , seguranca etc aos outros se faltam para nós é muita hipocrisia (sic).

Cidadão de bem com opiniões assim é o que mais tem hoje em dia, do boteco ao consultório, passando pelo Grande Tribunal das Redes Sociais, dependam ou não do SUS, morem ou não nas periferias e grotões onde atendem os cubanos.

(que, é preciso lembrar, são a terceira opção do Mais Médicos, chamados apenas quando brasileiros não aceitam o salário ou o local de trabalho. Em pesquisa de satisfação de pacientes feita pela Ufrgs, tiraram nota 9. Em 2014, foram inclusive homenageados pela câmara em sessão solene proposta por Dilamar Soares e aprovada pela unanimidade dos vereadores). 

Mas, além da incoerência de cobrar melhorias na saúde e comemorar a saída dos médicos cubanos sem o anúncio de nenhuma medida compensatória pelo futuro governo Jair Bolsonaro, causa mais estranheza a opinião vir de Demétrio. É que o vereador, que manifesta uma posição íntima da xenofobia, pertence a executiva municipal do PDT, integrante da Internacional Socialista e, portanto, um partido internacionalista, que, pelo menos no ideário, olha primeiro para os povos – seja cubanos, venezuelanos ou haitianos – e depois para fronteiras.

Enquanto os Bordignons, Daniel e Rosane, colegas de Demétrio no PDT de Gravataí, devem restar horrorizados, Brizola samba no túmulo!

 

LEIA TAMBÉM

OPINIÃO | Saída de médicos cubanos é desastre para Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade