Foi com cones ao alto que o prefeito Miki Breier (PSB) e seu secretariado fizeram, na Avenida do Carvalho, no Jardim do Bosque, a inauguração do conjunto de 33 ruas que receberam recapeamento asfáltico em Cachoeirinha.
Nada errado em comemorar. Pelo contrário. É um símbolo para um governo atolado em uma crise que conjuga perda de receitas com a Souza Cruz, a ‘GM de Cachoeirinha’, e um custo da folha que consome quase 7 a cada 10 reais do orçamento para pagar o funcionalismo. Enfim, um governo que, pelo menos até agora, mais dá explicações do que consegue entregar alguma coisa.
É, sem dúvida, um feito com a assinatura política de Miki. É parte de uma estratégia que colocou no restrito orçamento que o governo José Ivo Sartori tinha para investimentos, um município administrado por um prefeito aliado de primeira hora da tentativa – frustrada – de reeleição.
As 33 ruas são parte de convênio onde a prefeitura entrou com R$ 1,5 milhão e a fundação estadual de planejamento metropolitano regional (Metroplan) com R$ 5,4 milhões dos cofres do estado.
– A Metroplan foi sensível e nos atendeu, fazendo com que o recurso não fosse perdido – agradeceu Miki, ao lembrar que o convênio já existia, mas estava parado, quando assumiu o governo em 1º de janeiro de 2017.
A Conterra, empreiteira responsável pelas obras, recebeu um aditivo de contrato dia 25 de janeiro de 2018 para o capeamento de 21 ruas que estavam no projeto inicial assinado em 2014, mas que ainda não tinham sido feitas.
A articulação agora será para liberar mais recursos ainda este ano, ou negociar com o futuro governo de Eduardo Leite (PSDB) a conclusão de trechos inacabados.
– Em algumas ruas, metade estava no projeto e a outra metade não. Por isso algumas parecem inacabadas. Mas estamos nos empenhando em buscar recursos para este fim – confirmou o vice-prefeito Maurício Medeiros (MDB), ao lado de Paulo Rogério Capoani, chefe de departamento da Metroplan que participou da inauguração.
A LISTA DE RUAS
Confira abaixo as vias contempladas:
Av. Nova Zelândia, Lindóia, Brasília, Paraíba, Estácio de Sá, Duarte da Costa, Da Penha, Carlos Gomes, Sete Quedas, Samuara, Travessa Alegrete e Travessa Liberdade, no bairro Vista Alegre; Ouro Preto, Congonhas, Iguatemi, Pacaembu, Cascavel e Barão do Cotegipe, no bairro Parque da Matriz; Jacy Nunes da Silva, Geni Clara, Paulo Sbardeloto e Almirante Barroso, no bairro Cohab; e Osvaldo Camargo, no bairro Anair; Grécia e Manoel Inácio Nunes, no bairro Nova Cachoeirinha; José Rodrigues, no Marechal Rondon; Upamarati, no Princesa Isabel; Grevilha, Guamirim, Estremosa, Dos Plátanos, Avenida do Carvalho, Grápia.