Neste domingo, a partir das 8h, até às 17h, o eleitor decidirá o novo governador do Rio Grande do Sul e o novo presidente do Brasil. Desta vez, a missão diante da urna eletrônica será bem mais simples. Serão apenas seis teclas a serem digitadas. Primeiro, os dois números do candidato a governador, e o confirma. Depois, os dois números do candidato a presidente, e o confirma. Mais uma vez, o Seguinte: terá a melhor cobertura local da eleição, com o Atualizadão da Eleição.
No primeiro turno, somente 79,75% dos eleitores aptos a votar em Gravataí compareceram às 523 sessões da cidade. Foram 151.012 votantes de 189.422 possíveis. Em um cenário bastante polarizado, sobretudo na disputa presidencial, poucos arriscam se haverá maior ou menor abastenção neste domingo. Todos os eleitores que não compareceram às suas seções no primeiro turno podem votar normalmente neste dia 28 de outubro.
LEIA TAMBÉM
OPINIÃO | Gravataí virou "cidade-dormitório de votos" em estrangeniros
OPINIÃO | Na eleição do "contra o que está aí", perderam os políticos tradicionais
Em Gravataí, todos arriscam perder, menos um
Passada a votação do primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) voltou a reunir os mesários para tirar dúvidas sobre a conferência biométrica de eleitores que ainda não haviam feito o recadastramento no próprio tribunal, possibilitada por uma parceria com o Departamento de Identificação. Este foi um dos principais motivos para confusões, filas e demora para a finalização da votação no primeiro turno — afora a demora, que já era esperada, para algunas eleitores digitarem tantos números de candidatos. A expectativa da justiça eleitoral de que o problema não se repita, até pela redução do número de votos nesta etapa do pleito.
Gravataí foi um dos últimos municípios a ter seus números finalizados no sistema de apuração do TSE na eleição do primeiro turno. No colégio Tuiuti, onde fica o maior volume de seções da cidade, houve até mesmo distribuição de senhas para votar após às 17h.
Se problemas que levaram à demora na votação tendem a ser corrigidos neste domingo, outro motivo de muitas reclamações naquele dia se repetirá, e tem sido anunciado pelo Ministério Público. Àqueles que ainda têm esperança de conseguir fazer boca de urna ou qualquer tipo de ação contrária à legislação eleitoral, saibam que a promotora eleitoral de Gravataí repetirá a linha dura do começo do mês.
Se você ainda não sabe onde fica a sua seção de votação, é possível consultar pelo site do TSE. No momento de votar, não é necessário ter o título de eleitor em mãos. A carteira de identidade, ou documento oficial com foto, é suficiente, desde que o eleitor saiba a localização da sua seção.
À exemplo do que aconteceu no primeiro turno, os resultados da eleição para governador serão divulgados antes. A partir das 17h30min são esperados os primeiros boletins de atualização de votos. Já na votação para presidente, os primeiros resultados só serão divulgados a partir das 19h, em virtude da diferença de fuso horário em alguns pontos do país. Conforme o TSE, é esperado que o resultado do pleito seja conhecido em torno das 21h de domingo.
Não pague mico na votação
Na eleição manchada pelas fake news, as urnas eletrônicas e todo o sistema eleitoral foram alvos de algumas destas falsas informações. Por isso, a justiça eleitoral promoveu uma forte campanha para evitar que o eleitor pague mico reproduzindo em suas redes sociais as desconfianças nunca comprovadas.
O Seguinte: separou algumas destas bobagens espalhadas pelas redes e esclarecidas em vídeos educativos do TSE. Confere todas elas, e alguns outros questionamentos.
: As urnas eletrônicas funcionarão das 8h às 17h normalmente.
: Digite o número do seu candidato e espere, com calma, aparecer a foto dele. Não é preciso ter pressa para votar.
: Tumultuar a votação é crime!
: Não é possível solicitar voto em papel.
: E o tal código 555 para anular votação?
: Só o eleitor pode anular o próprio voto.