A professora Eunice Carolina Ohlweiler de Oliveira, diretora do colégio e da faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, Gensa e Facensa, respectivamente, de Gravataí, foi uma das homenageadas na quarta-feira da semana passada, dia 8 de agosto, pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, a CNEC.
Ela recebeu uma placa durante as comemorações pela passagem dos 75 anos da rede CNEC no Brasil, como uma das diretoras e diretores que se dedicaram – ou ainda se dedicam – à educação Cenecista. As comemorações também envolveram sessão solene na Câmara dos Deputados e almoço festivo.
De acordo com a professora Eunice de Oliveira, todos que participaram da festa receberam um livro com a biografia do fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes, e a história da Cnec nestes 75 anos. O encerramento dos festejos cenecistas no Planalto Central foi com um culto ecumênico.
— Foi um dia de muitas alegrias, emoção e reencontros — afirmou a educadora.
QUEM É
1
A professora Eunice de Oliveira é natural de Gravataí, casada com o ex-prefeitro Edir Oliveira e mãe de quatro filhos.
2
É formada em Pedagogia, em 1980, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas.
3
Começou a trabalhar na rede municipal de ensino de Gravataí em 1970 e chegou a ser coordenadora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o extinto Mobral, das redes municipal e estadual.
4
Em 1981 ela assumiu a coordenação técnica da Secretaria Municipal de Educação, onde trabalhou durante os mandatos dos ex-prefeitos Dorival Cândido Luz de Oliveira, no seu segundo mandato, Ely Francisco Corrêa e Abílio Alves dos Santos.
5
Em 1984 foi convidada para trabalhar como coordenadora pedagógica no ainda Ginásio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, por isso Gensa até hoje, pela professora Wilma Camargo.
6
Desde, portanto há anos, Eunice ocupa o cargo de diretora do Colégio e foi uma das responsáveis pela implantação da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, da qual também é a atual diretora.
7
Ela tem, hoje, sob sua responsabilidade, um quadro de 1.800 alunos entre os presenciais – 1.600 – e os do Ensino a Distância, EAD, quase 80 professores e mais de 200 funcionários, nas duas instituições.
Veja o vídeo com recente entrevista da professora Eunice para o Seguinte:.
LEIA TAMBÉM:
Eunice de Oliveira, a mulher a frente da faculdade de Gravataí