Há uma reconfiguração na base do governo Marco Alba (MDB) na Câmara. Sai Bombeiro Batista (PSD), entra Wagner Padilha (PSB) no 'Clube dos 13'.
Não que o militar já bata continência para a oposição, mas se tornou independente.
O que, de certa forma, incomoda os demais governistas.
É que, mesmo sem ser convidado para inaugurações e anúncios de coisas boas do governo, Bombeiro aparece e faz até lives no Facebook, como aconteceu no ato de confirmação da venda do Hospital Dom João Becker para a Santa Casa, com a prefeitura bancando R$ 10 milhões a mais por ano de contrato.
Mas, nas coisas polêmicas, nada de defender o governo.
Já Wagner garantiu lugar na foto ao lado do prefeito e dos vereadores da base. O último registro foi na assinatura de início das obras na estrada Arthur José Soares, segunda.
Quem fala com Wagner percebe a mudança. Eleito em uma campanha onde usava seu canal de YouTube, com o personagem Floriano Flor de Tuna, o Tô de Olho no Buraco, principalmente para criticar Marco Alba, o vereador agora diz para quem quiser ouvir que o prefeito ganhou sua admiração e faz o que pode com o que tem.
O incêndio na base
O incêndio que chamuscou Bombeiro com a base de governo se deu principalmente pelo vereador expor votos de colegas em postagens no Facebook. E, também, por antes ele, mesmo sendo o último a entrar no grupo (apoiou Levi Melo a prefeito em 2016 e Anabel Lorenzi, em 2018), ter ido diretamente ao prefeito pleitear a indicação do subprefeito da região do Itacolomi, responsável por obras em seu bairro e reduto eleitoral, a Neópolis.
Experiente para lidar com esse tipo de pressão, Marco disse que submeteria a reivindicação aos demais vereadores da base. O resultado não poderia ser outro. Ninguém aceitou. A lógica é simples. Se Bombeiro ganhasse a subprefeitura de sua região, por que Nadir Rocha (MDB) não ganharia a subprefeitura da Morada do Vale, Clebes Mendes (MDB) a da Caveira e assim por diante?
Se terá criatividade, apoios e paciência para sobreviver politicamente fiscalizando o governo e ganhando curtidas garantidas nas redes sociais para quem faz oposição, o tempo dirá. Por enquanto, ainda está registrado lá no WhatsApp de vereadores e outros integrantes do governo:
Bombeiro saiu do grupo.
LEIA TAMBÉM
Vereador Bombeiro: quero ir para o governo (e a intervenção no PSD)