Quem beber e for dirigir, pretendendo fugir das operações “Balada Segura” que normalmente são realizadas nas principais vias da cidade, pode, literalmente, dar com os burros n’água! É que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está planejando levar estas ações para as vilas de Gravataí.
Segundo explicou o secretário Alison Silva, da Mobilidade, a medida faz parte de uma estratégia para frear a acidentalidade na zona urbana de Gravataí e, por consequência, os riscos de óbitos em função das colisões que ocorrem, geralmente, por influência do consumo de bebidas alcoólicas.
— A gente sabe que existem os infratores que, para escapar da blitz acaba saindo fora do eixo central e transita por ruas da periferia, num flagrante desrespeito à lei e colocando em risco a sua integridade física e a de terceiros — disse o secretário.
Índices altos
Paralelo à providência, Alison disse que o município tem investido volumes financeiros significativos na melhoria do sistema viário de Gravataí, serão intensificadas as blitze educativas e já está em estudo a implantação de controladores de velocidade nas vias que têm maior movimentação de veículos.
As medidas, além de ter o objetivo de preservar vidas, têm a finalidade de voltar aos índices decrescentes do total de óbitos ocorridos na cidade e que no ano passado teve um crescimento de 61,5%, passando de 26 mortes no trânsito em 2016 para 42 casos de óbitos em razão de acidentes ocorridos em 2017.
O aumento assustou o secretário de Mobilidade Urbana, e os índices só não são mais drásticos – segundo Alison Silva – porque acompanharam os indicadores da acidentalidade divulgados na semana passada pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Saul (Detran/RS).
— São números preocupantes, sem dúvida, mas o aumento foi geral, em quase todo o estado. Mas nem por isso podemos achar que está tudo bem e não fazer nada, pelo contrário, vamos intensificar o trabalho para evitar os acidentes e, claro, as mortes — garantiu Alison.
: Gráfico mostra linha descrescente no número de mortes entre 2013 e 2016
A 100 por hora
A imprudência, por parte dos motoristas, é a principal inimiga do trânsito seguro segundo o secretário Alison. Leia-se, como parte da imprudência, o consumo de álcool aliado à direção. E a alta velocidade com que alguns condutores trafegam mesmo estando em uma via urbana.
— Dia desses flagramos um motorista a mais de 100 (quilômetros) por hora na avenida Brasil. Embora seja uma via que ficou muito boa, é uma velicidade exagerada. (A velocidade de) 100 por hora é na Freeway, então imagina o risco que isso significa — contou.
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Meta do Milênio
O município de Gravataí vinha, a partir de 2013 e até 2016, atendendo às Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que era de reduzir pela metade, até 2020, o número de mortes decorrentes dos acidentes no trânsito. No período, os óbitos foram reduzidos em mais de 50%.
A explicação do secretário para a taxa elevada de acidentalidade – e mortes – no trânsito, na área do município, a casos pontuais, além do crescimento na frota de veículos em circulação e a falta de conscientização dos motoristas que burlam as leis e se arriscam ao dirigirem – principalmente por esta razão – após beber.
Do total de 42 mortes anotadas nas estradas municipais, estaduais e federais, no espaço territorial de Gravataí, 17 foram anotadas em vias sob responsabilidade do município. E, destes 12 casos fatais, sete vítimas foram motociclistas e cinco eram pedestres.
— Por isso que já estamos trabalhando para melhorar a sinalização através de semáforos e controladores de velocidades, também visando a redução de velocidade das motos e para que os pedestres tenham mais segurança na hora de atravessar uma via movimentada — explicou.
Confira no vídeo a entrevista do secretário Alison Silva para o Seguinte: comentando a acidentalidade em Gravataí.