esporte

Quarta de Gre-Nal em Gravataí

Em dezembro, o clássico Gre-Nal decidiu o estadual feminino| foto LUCAS COLLAR

Esta quarta-feira (23) é dia de Gre-Nal. Isso mesmo, o clássico está marcado para o Estádio Vieirão, em Gravataí, às 15h, e a entrada é de apenas 2kg de alimento não-perecível. Mas tenham calma fãs de D’Alessandro ou de Renato Portaluppi. Aqui, quem comanda o espetáculo são as mulheres. Do lado tricolor, que tem o estádio do Cerâmica como casa nesta temporada, o torcedor poderá ver o desempenho da goleira Suka ou das atacantes Taba e Maria. Entre as coloradas, haverá a zagueira Isadora ou as atacantes Karina e Daiane Moretti.

Vencer o clássico é sempre fundamental — nem que seja só para zoar o rival. Mas neste caso, a importância da vitória para os dois lados está longe de ser força de expressão. O jogo é válido pela quinta rodada do Brasileirão Série A2 e, para o Grêmio, pode significar a última chance de evitar a eliminação na primeira fase. Em quatro partidas até agora, foram dois empates e duas derrotas. Já para o Inter, que lidera o grupo com 10 pontos em três vitórias e um empate, uma vitória na casa das rivais pode encaminhar a vaga às semi. Depois do clássico ainda restarão duas rodadas para o fim da primeira fase. Somente as campeãs e vice-campeãs da Série A2 conquistam o acesso para o próximo ano.

 

A gangorra

 

Se o torcedor já está acostumado com a gangorra e com aquela velha expressão de que “um Gre-Nal arruma a casa”, no futebol feminino não é muito diferente. No ano passado, quando a modalidade finalmente foi retomada na dupla, o Grêmio, por estar na primeira divisão do masculino, garantiu o seu lugar na elite. Montou um grupo de jogadoras a partir de uma seleção entre os clubes que formam a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF), mas no cenário nacional, não foi suficiente para encarar clubes melhor estruturados. Acabaram rebaixadas. No estadual, porém, as Gurias Gremistas, como são conhecidas, começaram atropelando. Na final, porém, em dezembro do ano passado, acabaram derrotadas nos pênaltis pela equipe mais jovem do Internacional, em pleno Estádio Beira Rio.

Em 2018, o Grêmio vive um momento de reconstrução da equipe, apostando em meninas mais jovens e também na juventude no comando técnico. Pedro Klever terá nesta quarta o primeiro Gre-Nal da sua carreira.

— É um momento especial para mim. Meu primeiro clássico, defendendo o Tricolor e fazendo o que mais amo. Tenho certeza de que vai ser um grande jogo entre duas grandes equipes — diz.

As Gurias Coloradas, depois de darem reinício ao futebol feminino com uma grande peneira no ano passado, após o título gaúcho, inverteram a gangorra.  A conquista estadual garantiu a vaga no Brasileirão Série A2, ao lado do rebaixado Grêmio, e abriu caminho para reforços — inclusive levados do lado azul. É o caso de Patrícia Gusmão, atual auxiliar técnica de Tatiele Silveira, que era a treinadora do Grêmio em 2017. No time titular, são pelo menos três jogadoras das equipes e base da Seleção Brasileira, além de atletas que já vestiram a amarelinha.

— Gre-Nal é Gre-Nal. Respeitamos muito o rival, mas vamos jogar para ganhar, como sempre tem que ser no clássico. Ainda não fizemos nenhum grande jogo nesta campanha e estamos na expectativa de que o grande jogo venha no clássico — aponta a “senhora Gre-Nal” Duda Luizelli, que é gerente de futebol colorada.

 

As "crias" de Gravataí

 

Para quem é de Gravataí, haverá um duelo particular. Com a camisa vermelha estará a lateral-esquerda Leidiane, de 24 anos. Ela foi uma das jogadoras que reforçaram o elenco do Inter ainda no final da última temporada. Vindo do Corinthians, ela é natural de Gravataí.

Também é da cidade a volante Beta, de 19 anos, criada no Grêmio, e que fez a sua estreia com a camisa tricolor no ano passado

 

SERVIÇO DO JOGO

: Grêmio x Internacional (Brasileirão Feminino Série A2)

: Onde: Estádio Vieirão

: Quando: Quarta (23), às 15 horas

: Ingresso: 2kg de alimento não-perecível

 

A COMPETIÇÃO

: Grêmio e Internacional disputam a segunda divisão do Brasileirão Feminino. As Gurias Gremistas foram rebaixadas da primeira divisão no ano passado, ja as Gurias Coloradas conquistaram a vaga no nacional a partir do estadual e tiveram de passar por uma seletiva antes de iniciar a fase de grupos da competição.

: A dupla está no mesmo grupo, juntamente com Minas Icesp-DF, Vila Nova-ES, América-MG, Napoli-SC, Duque de Caxias-RJ e Embu das Artes-SP. Há ainda outro grupo, também com oito equipes. Passam para a segunda fase dois times por grupo, que farão as semifinais e finais. Ficam com o acesso o primeiro e segundo lugar.

: Depois de quatro rodadas, o Internacional está invicto, com 10 pontos, e lidera o campeonato. Uma vitória nesta quarta deixará as coloradas pelo menos quatro pontos a frente da equipe terceira colocada, podendo garantir a vaga nas semifinais já na próxima rodada.

: O Grêmio vive situação bem mais complicada. Soma dois pontos em quatro jogos e ainda não venceu na competição. Uma vitória no Gre-Nal pode levar as Gurias Gremistas aos cinco pontos, ficando cinco atrás da zona de classificação restando duas rodadas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade