Apaixonada por pegar a estrada, estou sempre de malas prontas em busca de aventura e 'lugarzinhos' escondidos ainda não desbravados, paisagens que podem render ótimas fotografias ou apenas algo que encha os olhos, alegre meu coração e tranquilize minha mente. Sempre fui uma menina inquieta e desde pequena amo estar na rua, 'zanzando', 'batendo perna', fazendo amizades e aprendendo a cada conversa sobre as coisas do mundo. Nunca fui uma pessoa que gostasse de passar os finais de semana dormindo em casa, mesmo naquele domingão feio de chuva. Como jornalista sempre trabalhei bastante, inclusive finais de semana e feriados, mas sempre dei um jeito de arrumar um tempo para passear e desopilar a cabeça.
Nos últimos anos tive a oportunidade de viajar bastante e passar por cada lugar incrível, muitos que nem existem no mapa. Em cada retorno para casa chegava empolgada cheia de 'causos' e 'indiadas' na mala. Dividia cada detalhe com minha mãe, colegas e amigos seja na roda de chimarrão, na mesa do bar ou através de fotos nas redes sociais. Agora, a convite do Seguinte: resolvi também compartilhar com vocês por aqui.
Fazendo um apanhado dos 'fins de mundo' que já estive, cheguei a conclusão que foram muitos os quilômetros rodados nesses 29 anos de existência. A pé, de bicicleta, de caiaque (fui de Gravataí a Porto Alegre remando pelo Rio Gravataí), ônibus, carro, avião, barco, tuk-tuk (transporte popular na Índia que andei no Peru), caçamba de camionete, caminhão 4×4 no estilo pau-de-arara (para chegar em Cabo Polônio no Uruguai). É claro que não lembro de todos os lugares que estive, mas muitos estão bem vivos com seus cheiros e cores guardados na memória e outros em algum lugar que um dia pode ser que eu lembre onde guardei.
Mas recordo com carinho dos acampamentos do Grupo Escoteiro Murialdo, no qual passei boa parte da infância em contato direto com a natureza, das idas com a minha mãe ao nosso 'lindo' litoral pela Estrada Velha e Free Way, das longas 'tranqueiras' na ponte de Laguna em Santa Catarina nas divertidas caronas com os amigos. Não esqueço também do tempo que trabalhei como assessora de imprensa do Cerâmica Atlético Clube acompanhando o time de futebol em todas as partidas. Na época tive a oportunidade de conhecer o Estado de norte a sul.
Alguns anos depois, resolvi me aventurar sozinha em um mochilão pela Europa passando pela França, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Com os amigos explorei o Uruguai e suas prainhas, visitei diversas vezes Buenos Aires a capital da Argentina e estive na Bolívia no maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni. De carro atravessei o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, fiquei encantada com as belezas do Rio de Janeiro e impressionada com o trânsito caótico de São Paulo.
Em 2017, durante as férias do serviço participei de um projeto voluntário com crianças carentes e trabalhei em um hostel no Peru. No início deste ano morei dois meses dentro de um ônibus adaptado no qual tive a oportunidade de viver com 40 pessoas de diversos países e conhecer a famosa Patagônia na Argentina e Chile.
: No passaporte, mais de 10 países visitados
Aproveito para trazer nesse espaço todas as sextas-feiras inspirações e descobertas que, muito além de dicas, pretende contar histórias e experiências de pessoas que, assim como eu, também compartilham da mesma paixão: desbravar o mundão.
Com a ajuda de vocês, quero publicar roteiros de viagens dos mais diversos lugares do mundo, sugestões desde como organizar uma viagem econômica e sem perrengue, dicas de passagens baratas, de onde se hospedar e comer, além de sugestões de passeios diferentes para aproveitar melhor sua trip. Como boa jornalista, conteúdos com dados históricos e curiosidades também não irão faltar.
Eu não pretendo apenas falar de lugares interessantes, mas também mostrar que viajar é possível e está ao alcance de qualquer pessoa. Com planejamento, organização e sem gastar uma fortuna, qualquer viagem pode virar realidade. Nessas minhas 'andanças' pude perceber que desbravar o mundo abre a nossa mente, modifica a maneira como vemos o outro, a nós mesmos e, principalmente, nos possibilita refletir sobre como podemos mudar o nosso próprio 'mundinho'.
Quero de alguma maneira incentivar os amigos que dedicam alguns minutos para lerem meus textos, a abandonarem a rotina, nem que seja por um final de semana. Além disso, espero inspirar as pessoas a falarem outros idiomas, experimentarem novas comidas, entrar em contato com culturas diferentes, conhecer seus hábitos e tradições.
A ideia desse espaço é falar de tudo um pouco. Ficarei muito feliz se você me acompanhar nessa 'viagem' mandando sugestões e dicas. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagran @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com.
Eu volto na próxima sexta-feira com histórias, dicas do que fazer na região e lugares para conhecer e visitar no feriadão de Corpus Christi no final do mês.