Uma cerimônia de Ação de Graças às 20h desta terça-feira (15/5) no auditório da Escola Adventista (rua Antônio Bastos, 291) assinala o transcurso, hoje, dos 52 anos de emancipação do município de Cachoeirinha. Também hoje a assessoria do gabinete do prefeito Miki Breier (PSB) tornou público um vídeo institucional comemorativo à data, que mostra aspectos urbanos, obras realizadas e fala que, aos 52 anos, Cachoeirinha é uma jovem cidade.
A tímida programação deste ano alusiva ao aniversário do município que se emancipou de Gravataí em 1966, tem no próximo domingo (20/5) a ‘Gincana Cachoeirinha 2018 – 52 anos de Feliz Cidade’. Vai ser das 9h30min até as 18h30min no Parcão de Cachoeirinha, atrás da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, acesso ao Parque da Matriz.
O ponto alto, porém, está previsto para a noite da quarta da próxima semana (23/5) quando acontecerão palestra e jantar no Salão Rosa dos Ventos (rua Papa Jão XXIII, 1.069). O palestrante vai ser ninguém menos que o fundador da rede de lojas Lebes, Otélio Drebes, que vai abordar “A trajetória, os desafios e os segredos do sucesso”. O ingresso cobrado é um quilo de alimento não perecível para posterior encaminhamento às entidades assistenciais beneficentes da cidade.
Sobre Cachoeirinha
1
A instalação do município de Cachoeirinha — autorizada pela Lei Municipal 5090/65, de 9 de novembro de 1965 — deu-se em 15 de maio de 1966, data em que se comemora oficialmente sua emancipação política de Gravataí.
2
O nome Cachoeirinha teve origem em uma pequena queda d'água localizada a cerca de um quilômetro acima da ponte do rio Gravataí, que impedia a navegação, principalmente em épocas de estiagem.
3
Em 1925 surgiu a ponte de ferro, de sentido único de trânsito, que terminaria virando símbolo da cidade, mesmo depois de desmontada e vendida a um ferro-velho.
4
Em 1928 o governo estadual ordenou que fosse dinamitada a rocha que formava a queda d'água, em função das obras de dragagem que estavam sendo feitas para facilitar a navegação entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Porto Alegre.
5
Cachoeirinha tem uma área de 44 quilômetros quadrados, constituindo-se em um dos menores municípios gaúchos em extensão territorial. No passado, quando ainda era distrito de Gravataí, as terras pertenciam ao coronel João Batista Soares da Silveira e Souza.
6
Com seu falecimento, em 1923, os herdeiros iniciaram a venda das terras, e começou a expansão do então distrito. Foram abertas as ruas Tamoio, Tabajara, Tapajós e Tupi e a atual Papa João XXIII, formando-se o primeiro loteamento local, a Vila Cachoeirinha.
7
Em 1959 iniciaram-se as reuniões para a emancipação do município, na casa de José Teixeira, que se tornou, depois, a sede da Aliança Democrática Popular e, mais adiante, dos Correios. Mas essa primeira tentativa de emancipação não teve êxito por falta de apoio da população.
8
Só em 1965, quando surgiu um terceiro movimento emancipatório, chegou-se à vitória, graças à grande representação política que o distrito tinha, então, em Gravataí, uma vez que três vereadores — José Prior, Osvaldo Correia e Martinho Espíndola — e o vice-prefeito Rui Teixeira, residiam no distrito de Cachoeirinha.
PARA SABER
: Inicialmente, a economia de Cachoeirinha estava baseada no cultivo de hortifrutigranjeiros e na criação de gado, destacando-se, sobretudo, pela produção leiteira, o que a levou a ser reconhecida como "Cidade do Leite".
: Na década de 1970 a economia do município diversificou-se e ganhou força com a instalação do distrito industrial, o que provocou uma ‘onda’ migratória de catarinenses e gaúchos provenientes de regiões como Palmeira das Missões, Santa Maria e Santo Antônio da Patrulha.
: Esse distrito foi significativamente ampliado com a instalação da fábrica da Souza Cruz, a mais importante da empresa na América Latina, que chegou a abrigar também um parque gráfico transferido do Rio de Janeiro. Atualmente a fábrica está desativada.
: Localizada a 17 quilômetros do centro de Porto Alegre, Cachoeirinha faz divisa também com Gravataí, Esteio, Alvorada, Canoas e Sapucaia do Sul, o que a transformou em polo logístico que se destaca ainda por sua força nas áreas industrial, comercial e cultural.
Para assistir ao vídeo institucional da Prefeitura sobre os 52 anos de Cachoeirinha, clique na imagem abaixo.