A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue em todo o país até o dia 1º de junho e neste sábado (12/5), será realizado o Dia D para imunização do público-alvo. Em Gravataí, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta realizar a imunização de 90% dos grupos de risco, correspondentes a 53 mil pessoas.
Na rede básica as 27 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h para aplicação das vacinas. Para receber a dose é preciso levar, além da carteira de vacinação, um documento de identidade, outro de endereço e também um atestado que identifique os pacientes portadores de doenças crônicas.
Público-alvo
: Crianças entre seis meses a cinco anos de idade
: Pessoas com mais de 60 anos
: Gestantes
: Mulheres que entraram em trabalho de parto nos últimos 45 dias
: Profissionais da saúde
: Professores da rede de ensino
: População indígena
: Portadores de doenças crônicas.
— Até o fim da última semana 35% da população dos grupos de risco havia tomado a vacina. Os idosos foram os que mais buscaram a proteção enquanto crianças de zero a cinco anos são as que menos foram imunizadas. Apenas 17% delas receberam a vacina — disse o secretário da Saúde, Jean Torman.
O Dia D de Vacinação contra a Influenza é importante porque facilita a imunização dos pacientes que trabalham ou possuem maior dificuldade de acesso à vacinação durante a semana, em função do trabalho ou outros compromissos cotidianos, na avaliação do secretário.
ATENÇÃO
Cuidados antes, durante e após a vacinação:
: Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
: Pessoas com história de alergia grave ao ovo de galinha, com sinais de anafilaxia, devem receber vacina em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas e permanecer em observação por pelo menos 30 minutos.
: No caso de história de síndrome de Guillain-Barré (SGB) até seis semanas após a dose anterior da vacina, recomenda-se avaliação médica criteriosa sobre o risco-benefício antes de administrar nova dose.
: Excetuando os casos aqui citados, não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
: Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.
: Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
: Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais que 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Efeitos e eventos adversos:
1
Manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento ocorrem em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.
2
Manifestações sistêmicas também são benignas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem 1% a 2% dos vacinados.
3
Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Reações anafiláticas são raríssimas.