coluna do silvestre

Santa Casa diz que depende da Prefeitura para comprar hospital de Gravataí

Negociação para transferência do controle do Hospital Dom João Becker nunca esteve tão próxima de um desfecho com grupo de Porto Alegre

Reviravolta na interminável novela do compra-vende-nega-confirma Hospital Dom João Becker. De ‘cocheira’ o colunista recebeu agora, de fonte quentíssima, a informação de que a instituição até então menos cotada, apurou o passo e entrou no páreo para assumir o controle do único hospital da aldeia dos anjos.

É isso mesmo!

O negócio está muito mais, sim, para a Santa Casa de Misericórdia do que para os outros dois grupos que estão, ou estavam, negociando com a Sociedade Educação e Caridade (SEC), entidade beneficente da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, mantenedora do Dom João Becker.

E depende, pelo que fiquei sabendo, quase que exclusivamente da Prefeitura de Gravataí. Veja logo abaixo…

A fonte que me confirmou o interesse da Santa Casa não quis falar quanto por cento de certa é a transferência do controle para a instituição de Porto Alegre, que já mantem sete hospitais na área central da capital. Mas assegurou que, pela SEC, há interesse no negócio.

No começo de março passado o assessor administrativo da SEC, Iron Müller, afirmou ao Seguinte: que as duas instituições possuem fortes ligações pelo fato de a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, ter atuado junto à Santa Casa.

Entretanto, ele afirmou na entrevista que outros dois grupos estavam à frente nas negociações, um deles de fora do Rio Grande do Sul, mais precisamente de São Paulo pelo que foi possível apurar, e que a Santa Casa estaria em terceiro lugar no ranking dos prováveis adquirentes do HDJB.

 

LEIA TAMBÉM:

EXCLUSIVO | Saiba tudo sobre a venda do Hospital de Gravataí

 

A Prefeitura

 

A fonte que me antecipou na manhã desta quarta (11/4) a informação disse, também, que o desfecho está ‘nas mãos’ da administração municipal. E explicou que foram feitas solicitações, pela administração da Santa Casa, à Prefeitura, relacionadas principalmente ao relacionamento do governo com o hospital, especialmente a manutenção dos convênios e, obviamente, repasse de valores – cuja compradora espera um aumento no aporte de recursos.

A Prefeitura de Gravataí, através da sua assessoria de comunicação, preferiu não se manifestar a respeito.

No conjunto das negociações o que está certo é que a Santa Casa de Misericórdia assumiria o Hospital Dom João Becker ‘de porteira fechada’. Ou seja, bens móveis e imóveis, ativos e passivos, com manutenção dos funcionários e possível ampliação dos serviços prestados (a ser avaliado ainda).

O mais importante que a fonte me contou:

— Mantem a filantropia, o percentual não sei. O mínimo é 60%.

Traduzindo: Hoje a SEC mantem um atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) da ordem de 80%. O mínimo previsto legalmente é de 60%.

Então, agora, aguardemos pelos próximos capítulos.

 

OS HOSPITAIS DA SANTA CASA

 

Santa Clara

São José

Pereira Filho

São Francisco

Santa Rita

Santo Antônio

Dom Vicente Scherer

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade