Resolver a maior parte dos problemas e necessidades de saúde da população no ponto mais próximo do seu local de residência ou trabalho. Esse é o fundamento da atenção básica que, de acordo com Joice Dutra, coordenadora desse departamento, é capaz de solucionar até 85% dos problemas de saúde mais frequentes na população de Gravataí, conforme cálculos da Prefeitura.
Os 15% restante são encaminhados para os serviços de média e alta complexidade, que em Gravataí são constituídos pelos Centros Especializados (Policlínica Municipal, CAPS II, CAPS i, CAPS AD, Centro do Idoso, SAE, CENQ, UREST) e Hospital Dom João Becker.
A Saúde da Família é estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica em Gravataí. O município possui 28 unidades de atenção básica, que funcionam em dois modelos, sendo 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 18 Unidades de Saúde da Família (UFS).
Unidades Básicas de Saúde
São nas UBS onde os profissionais da área médica realizam um número programado de atendimentos, tendo o médico em determinados horários. A equipe é constituída por enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, pediatra, ginecologistas e clínicos gerais. Em oito delas tem também o atendimento odontológico.
Nas UBS Morada do Vale, São Geraldo, São Judas Tadeu, Vila Branca e Cohab A o acesso ao clínico geral é realizado por meio de teleagendamento, através de ligação telefônica para o 0800 400 2022, em dias específicos para cada Unidade. O agendamento de pediatria e ginecologista continua direto na unidade.
Nas UBS Morada do Vale I e São Judas Tadeu, a fim de facilitar o acesso da população, existe o atendimento de Portas Abertas, com acolhimento médico (clínico e pediátrico, conforme escala de profissionais nestes serviços) e de enfermagem estendido de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas.
Unidades de Saúde da Família
A UFS é uma estratégia que visa desenvolver ações integradas de promoção, proteção à saúde e reabilitação, da família e da comunidade através de equipes que farão o atendimento na unidade local e na comunidade, no nível de atenção primária. Estas unidades contam com médicos de família, profissionais preparados para atender a todos, de maneira integral.
As equipes da UFS, além do médico de família, são compostas ainda de enfermeiros especializados, de técnicos de enfermagem, de agentes comunitários de saúde e equipe de odontologia em 16 destas unidades. O acesso ocorre por intermédio do acolhimento à demanda espontânea, realizado diariamente pelo enfermeiro da unidade, preferencialmente no turno da manhã.
Urgência/emergência
Gravataí também conta com serviços de urgências/emergências (SAMU, UPA, PAM), preparados para atendimento em situações e condições de saúde que impliquem em risco de morte ou sofrimento, exigindo atendimento médico imediato. Quando o serviço é procurado e não se enquadra em urgência ou emergência pode retardar, por alguns momentos, o atendimento em favor de alguém que realmente precise de cuidados imediatos.
AS UBS
UBS Bonsucesso
UBS Vila Aliança
UBS Centro
UBS Cohab A
UBS Cohab B
UBS São Judas Tadeu
UBS Vera Cruz
UBS São Geraldo
UBS Morada do Vale I
UBS Vila Branca
AS USF
USF Águas Claras
USF Parque dos Eucaliptos
USF Santa Cecília
USF Morungava
USF Costa do Ipiranga
USF São Marcos
USF Itacolomi
USF Neópolis
USF Aristídes D´Ávila
USF Érico Veríssimo
USF Nova Conquista
USF Granville
USF Itatiaia
USF Princesa Isabel
USF Cohab C
USF Parque dos Anjos
USF Morada do Vale II
USF Barro Vermelho
UNIDADES COM TELEATENDIMENTO
UBS São Morada do Vale I: segundas–feiras a partir 8 horas;
UBS São Geraldo: terças-feiras a partir 8 horas;
UBS São Judas Tadeu: quartas-feiras a partir das 8 horas.
UBS Vila Branca: quintas–feiras a partir 8 horas;
UBS Cohab A: sextas -feiras a partir 8 horas;
UNIDADES COM PORTAS ABERTAS
UBS Morada do Vale I
UBS São Judas Tadeu