Mais uma etapa está sendo vencida no demorado processo de duplicação dos 22 quilômetros da RS-118, entre Sapucaia do Sul e Gravataí. É o andamento das licitações para construção de um mega-viaduto lá onde a estrada começa, sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca com nada menos que 200 metros de extensão.
Pelo menos 10 empresas manifestaram interesse na obra e entregaram propostas que já estão sendo analisadas pela Comissão de Licitação. O prazo para entrega desta obra é de 300 dias e o custo previsto fica na faixa dos R$ 13 milhões. O critério para definir a empresa vencedora é o do menor preço.
E com isso a promessa do governador José Ivo Sartori (PMDB) e seu secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, feita em ocasiões diferentes e sobre trechos novos e em obras da RS-118 no segundo semestre do ano passado, cai por terra.
Note-se:
A licitação deste viaduto está “em andamento”. Não há uma empresa definida. E pode haver ainda contestação após ser apontada a vencedora. Já se passaram 46 dias do ano – hoje é 16 de fevereiro. Faltam apenas 19 dias para que alcancemos 65 dias. Mais 300 dias e estaremos em 31 de dezembro de 2018.
Entendeu?
Passarelas
Mais uma!
Também está em andamento a licitação que vai apontar qual empresa vai se responsabilizar pelos projetos técnicos das seis passarelas que devem ser construídas ao longo do trecho duplicado, entre os quilômetros 2 e 19, cuja localização foi definida a partir de estudos feitos pela empresa STE Serviços Técnicos de Engenharia.
Não são obras complexas, e não há um prazo definido para construção destas passarelas.
Note-se:
A licitação que está em andamento é para apontar qual empresa vai receber cerca de R$ 550 mil para fazer os projetos. Coisas como altura, largura, extensão, forma de acesso, guarda-corpo, cobertura, tipo de ferros…
Daí vai ter que ser feita outra licitação para definir a empresa que efetivamente vai construir estas passarelas. Considerando prazos para feitura do edital, prazos para recursos e eventuais contestações, já estaremos no segundo semestre, com certeza.
E se houver, em qualquer um dos casos, demanda judicial por interposição de alguma das empresas envolvidas, daí mesmo é que 2018 vai terminar mesmo só lá em 2019. Se terminar. Porque pode acontecer de a crise financeira do estado se agravar e, aí…
Para tudo!
Sem contar que ainda está em andamento a licitação para macaqueamento (elevação) do viaduto sobre a RS-020.
E sem contar que ainda faltam licitações para decidir quem vai fazer as seguintes obras:
– Duplicação do lote 3, do km 0 ao 5
– Viaduto do Trensurb
– Pontes do Arroio Sapucaia
IMPORTANTE
1
A duplicação dos 22 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006. As obras pararam em novembro de 2014 e só foram retomadas em 2017.
2
O governo já repassou às construtoras ao menos R$ 22 milhões no ano passado. Os recursos estão saindo do Tesouro do Estado.
Localização prevista para as passarelas:
km 2,1 – Junto a Rua Artur Bernardes e a Avenida Luiz Pasteur – Sapucaia do Sul
km 2,6 – Junto a interseção com a Rua Tenente Timbaúva – Sapucaia do Sul
km 5,1 – Junto as ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva – Sapucaia do Sul
km 10,4 – Junto a Avenida Atlântida e Estrada Costa do Ipiranga – Gravataí
km 14,1 – Junto as estradas Antônio Carlos Jobim e Dionísio Cardoso de Lima – Gravataí
km 19,4 – Junto a Avenida Brasil – Gravataí
Obras em andamento
– Duplicação do lote 1, do km 11 ao 21
– Duplicação do trecho entre os km 5 ao 11
– Recuperação da pista velha entre os km 5 ao 11
– Construção do acesso ao viaduto da Avenida Frederico Ritter
– Construção do acesso ao viaduto da Avenida Itacolomi
– Construção do viaduto da avenida Marechal Rondon
– Construção de elevada sobre o poliduto da Transpetro
– Sinalização da nova pista
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Confira no vídeo abaixo a promessa do secretário: