Se é para pegar preço em uma reeleição ou se, com 62 anos ao fim do mandato, Nadir Rocha continuará sonhando ser candidato a prefeito, só saberemos em 2020 ou se o ‘vereador do povão’ desistir antes da disputa. Mas que o galo cinza das Águas Claras está esperneando para ser, está.
Prefeito interino por duas vezes, no impeachment de Rita Sanco (PT) em 2011 e durante a eleição suplementar de 2017 após a anulação da eleição vencida por Daniel Bordignon (PDT), ganhou o apelido de camerlengo da Sé vacante, porque sopre a fumaça do Vaticano ou da Borregaard, vagou a Prefeitura o Nadir está lá para sentar na cadeira principal do segundo andar do palacinho ocre da José Loureiro da Silva.
– Vou pedir música no Fantástico como prefeito, mas desta vez no voto – já disse ao Seguinte: mais de uma vez depois dos três meses em que botou mais um quadro na parede como chefe do executivo da terceira economia gaúcha.
LEIA TAMBÉM
Nadir e a música no Fantástico
Pois de seu jeito manhoso, como quem não quer nada, típico de quem está há três décadas na política circulando dos gabinetes do poder aos videokês de beira de faixa, o presidente da Câmara de Gravataí por três vezes mostrou coragem em duas propagandas que fez dele mesmo nos últimos dias, mesmo que de certa forma atinjam as duas principais lideranças de seu partido: o prefeito Marco Alba e Jones Martins, deputado federal e ficha 1 para a sucessão em 2020.
Primeiro Nadir lançou panfleto, em papel e online, onde ou não se constrange em passar por engenheiro de obra pronta, ou mostra acreditar mesmo na lenda ao descrever-se como “o prefeito que mais inaugurou obras na história de Gravataí” – chiste com o qual vereadores da oposição, como Dimas Costa (PSD) e Paulo Silveira (PSB), malandramente costumavam chamá-lo durante a campanha com o objetivo de desgastar Marco, então candidato à reeleição.
LEIA TAMBÉM
Nadir, o até logo do embaixador das boas novas
Zaffa com tinta de prefeito na caneta
Depois, logo após Jones ser a estrela do lançamento da pedra fundamental do hospital do câncer que será construído junto ao Grupo Hospital Conceição, em Porto Alegre (cerimônia na qual não foi), Nadir fez postagem no Facebook onde elogiou a obra, não citou o deputado federal e concluiu com um apelo para a necessidade de Gravataí ter um hospital público.
Nadir é marisco entre rochedos, todo mundo sabe. Mas é daqueles mariscos cascudos e que conhecem o vai e vem das marés…
LEIA TAMBÉM
PERFIL NADIR ROCHA: O 'político do povão'