Saiba o que já foi acertado na primeira reunião técnica entre a Prefeitura e a empresa que faz o projeto das pontes do Parque dos Anjos
Em 120 dias estará nas mãos do prefeito Marco Alba (PMDB) o projeto de construção das novas pontes do Parque dos Anjos, hoje a principal obra de infraestrutura para ligar o restante da cidade a uma das áreas que mais cresce em Gravataí.
Na primeira reunião entre secretários, técnicos do governo e a equipe de engenheiros da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente foi antecipado que o projeto contempla um trecho total de 220 metros, sendo 30 metros de cada uma das duas pontes e outros 160 metros de vão entre ambas.
A empresa é a responsável pela elaboração do projeto técnico de execução das obras de duplicação do trecho da RS-030, nos trechos municipalizados das Avenidas Centenário e Ely Correa, e que na segunda fase contempla as novas pontes do Parque dos Anjos.
– A duplicação da rodovia e das pontes do Parque dos Anjos sempre foram prioridades do governo – já garantiu o prefeito no início das obras, em dezembro passado.
LEIA TAMBÉM
Por que a Centenário antes das pontes do Parque
COM VÍDEO | Agora é a avenida Centenário, depois a Adolfo e as pontes do Parque
– A partir de agora serão estruturados os projetos geométricos e de sinalização da obra levando em consideração aspectos como topografia da área, hidrologia, vazão, sondagem de solo e terraplenagem, para podermos averiguar qual a melhor metodologia de construção a partir desses estudos – informou após a reunião o secretário de Mobilidade Urbana, engenheiro Alison Silva.
Adão Castro, assessor especial, ex-secretário e um dos maiores especialistas em trânsito do Rio Grande do Sul, também revelou após o encontro que além das pistas de rolamento e passeio, e da proteção para pedestres com guarda-corpos, há previsão de uma ciclovia.
O secretário de Habitação, Saneamento e Projetos Especiais Luiz Zaffalon explica os próximos passos do cronograma:
– Após a entrega do projeto conceitual básico pela Bourscheid, em até 120 dias, a Prefeitura fará a licitação da empresa executora das obras para iniciar a duplicação das pontes do Parque e resolver definitivamente este gargalo histórico da região.
LEIA TAMBÉM
Dia de reunião com empresa que projeta pontes do Parque
5 vantagens de municipalizar a RS-030 para agilizar Pontes do Parque
Financiamento milionário
A duplicação das pontes será feita com financiamento obtido pelo prefeito Marco Alba junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição que repassará ao município R$ 100 milhões para serem investidos, principalmente, em ações de pavimentação – urbana e rural – e reestruturação de vias e duplicações.
LEIA TAMBÉM
Como Gravataí limpou o nome e entrou no radar de investidores estrangeiros
PPA | Os planos de Marco Alba para os próximos quatro anos
Confira o que Marco disse na largada das obras