coluna do dienstmann

O tamanho do adversário

Foto do Grêmio publicada no site da Fifa

“Eu quero que os torcedores da minha equipe me amem – e se os das outras também me amarem, significa que terei me convertido num perdedor” (José Mourinho, técnico português).

 

Dia 21 de maio de 1904, em Paris, na Rua Saint Honoré, foi fundada a Fifa, por sete países, todos europeus – França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça e Espanha, representada por um clube, o Real Madrid. Esse Real começou a decisão do mundial de clubes contra o Grêmio, neste 16 de dezembro nos Emirados, com 11 jogadores comprados de sete países por mais de meio bilhão de euros. É muito poder e muita grana!

A diferença final que resultou no 1×0 do sábado, no entanto, foi uma bola que passou no meio da barreira. Com o resultado, nos últimos 12 anos a Europa ganhou o mundial dez vezes – seis com clubes da Espanha – e a América do Sul duas. O Barcelona disputou quatro finais e ganhou três, o Real venceu três em três.

Um cantor gaúcho parece que sabia de alguma coisa. Emocionado com a vitória sobre o Pachuca quarta-feira, ele abriu a sua participação num proprama de rádio em Porto Alegre assim:

– Quero fazer uma homenagem a um outro grande clube que também ganhou a sua semifinal da Fifa: o todo poderoso Mazembe – disse, como se não acreditasse no bi.

O mundial de clubes da Fifa, com os campeões das seis confederações e mata-mata, foi disputado 14 vezes, primeiro em 2000, e de 2005 até agora todos os anos. E 22 times na verdade já passaram das semifinais referidas pelo cantor, para ficar bem claro: Barcelona quatro vezes, Real Madrid três, Corinthians duas, e 19 uma vez – na ordem o Vasco, São Paulo, Liverpool, Internacional, Milan, Boca Juniors, Manchester United, LDU, Estudiantes, Internazionale, Mazembe, Santos, Chelsea, Bayern Munique, Raja Casablanca, San Lorenzo, River Plate, Kashima Antlers e Grêmio. 

Mas apenas nove desses 22 vitoriosos das semifinais ganharam depois o mundial da Fifa com semifinais: Barcelona e Real Madrid três vezes cada, Corinthians duas, e seis clubes uma vez – São Paulo, Milan, Internazionale, Manchester United, Bayern Munique e Internacional.

 

Agenda histórica do futebol gaúcho na semana

 

17.12, domingo

1978 – Inter campeão gaúcho, 2×1 Grêmio, Olímpico, dois gols de Valdomiro

2006 – Inter campeão mundial de clubes Fifa, 1×0 Barcelona, Yokohama

 

18.12, segunda-feira

1955 – Inter campeão gaúcho, 3×2 Brasil de Pelotas, Eucaliptos

 

19.12, terça-feira

2006 – Inter campeão do mundo leva quatro horas da Base Aérea de Canoas – com dois carros dos bombeiros e acompanhado por 600 mil pessoas – até o Beira-Rio, com 50 mil espectadores

 

20.12, quarta-feira

1953 – Inter tetra gaúcho, 3×2 Brasil de Pelotas

 

21.12, quinta-feira

2008 – Grêmio vence Sport Recife por 2×1 no Passo da Areia e é campeão brasileiro sub-20                               

 

22.12, sexta-feira

1981 – Grêmio adquire na FGF passe do meio-campo Batista, do Inter, no valor de C$139 milhões (1,25 milhão de dólares na época)                 

 

23.12, sábado

1979 – Inter tri brasileiro, 2×1 Vasco, Beira-Rio

1992 – Inter bi gaúcho, 0x0 Grêmio, Beira-Rio

1994 – Seleção brasileira vence Iugoslávia por 2×0 no Olímpico

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade