A Câmara Municipal de Gravataí realiza agora à noite a entrega do Prêmio Promotor da Paz, instituído em 2005 com a intenção de reconhecer e valorizar as iniciativas existentes em Gravataí e que, a partir de seus trabalhos e atividades, favoreçam a construção da cultura da paz e da superação das várias formas de violência.
Entre setembro e novembro diversas instituições inscreveram seus projetos para concorrer ao prêmio. Após este período uma Comissão de Avaliação de Projetos, composta por um vereador de cada partido com representatividade na Câmara, reuniu-se e escolheu os vencedores em cada categoria.
Na edição deste ano, o prêmio contempla sete projetos nas modalidades órgão público, escola, ação de preservação do meio ambiente, melhor campanha publicitária, destaque especial, pessoa jurídica e organização não-governamental. A sessão solene de entrega do prêmio inicia às 19h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí.
— Este prêmio é importante pela valorização daqueles que trabalham em prol de uma sociedade mais segura e que empregam a cultura de paz diariamente em suas comunidades, escolas e ambientes de trabalho — destaca o presidente da Câmara, vereador Nadir Rocha (PMDB).
OS PREMIADOS
Categoria Órgão Público – Projeto Arte Gestacional:
Integrando o projeto Bebê Saúde/PIM da Secretária Municipal de Saúde, o projeto Arte Gestacional promoveu a autoestima das gestantes e o aumento do vínculo entre mãe e bebês através da pintura das barrigas (arte gestacional), simulando a visão do bebê pelo lado externo do abdômen gravídico. A Arte Gestacional visou ações no ambiente da saúde coletiva para iniciação na Primeira Infância de indivíduos mais seguros em todos os ciclos da vida, contribuindo, desta forma, para uma sociedade mais justa e humanizada, e promovendo a cultura da paz.
Categoria Escola – Corrente do Bem – Eu Sou da Paz:
O projeto realizado pela Escola Estadual de Ensino Médio Adelaide Pinto de Lima Linck visou adotar as atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações que transcendem o ambiente escolar. O projeto trabalhou com vídeos e debates afim de elucidar o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, respeitando o outro e compreendendo as relações de igualdades.
LEIA TAMBEM
Em tempos de guerra, fomos à escola onde se promove a paz
Categoria Ação de Preservação do Meio Ambiente – Desapegue! Preserve o Planeta:
Elaborado pelo Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa), o projeto buscou através do ato da doação conscientizar os alunos. O ato de repensar o uso exacerbado de bens de consumo e seu descarte correto foi trabalhado nesse projeto. Tudo que foi arrecadado por meio do projeto foi doado a instituições responsáveis.
Categoria Melhor Campanha Publicitária – Viva Paz:
Realizado por alunos da Escola Estadual Nicolau Chiavaro Neto, o projeto Viva Paz tem como objetivo mostrar para as pessoas meios diferentes de resolver seus problemas de uma forma mais pacífica. Foi realizada uma apresentação para as turmas do turno da tarde, além de entrega de panfletos nas sinaleiras adjacentes à escola e apresentação de vídeos nos turnos da manhã e tarde.
Categoria Destaque Especial Promotor da Paz – Caminhada pela Vida:
O projeto organizado pelo Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos buscou sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de ações solidárias que permitem o bem-estar de crianças e jovens acometidos pelo câncer. A 4º Caminhada pela Vida bateu recorde de vendas nas camisetas, o que rende recursos para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul.
Categoria Pessoa Jurídica – Paz e Solidariedade caminhando juntas:
A turma 31 da Escola de Ensino Médio Dora Dimer desenvolveu o projeto “Paz e Solidariedade Caminhando Juntas”, realizando diversas atividades, como: cartazes para a paz, campanha de arrecadação de alimentos para a doação ao Asilo Nossa Senhora da Medianeira, blitz da paz na escola. Todas as atividades envolveram alunos, pais e comunidade escolar.
Categoria Organização Não-Governamental – PREVER – Projeto de Recreação e Esporte da Vila Elisa e Região:
O projeto, organizado pela Associação dos Moradores da Vila Elisa e Loteamento São Vicente (Amvesvi), atende crianças e adolescentes com idades de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, em turno inverso ao da escola. O projeto é voltado ao futebol, com treinos e jogos de campeonatos realizados nos finais de semana. São desenvolvidas atividades recreativas, esportivas e de lazer, incentivando aptidões e habilidades para a construção de um projeto de vida.