aumento da violência

Segurança vai ser reforçada mesmo sem a Força Nacional

Prefeito Marco Alba passou o dia em reuniões e audiências e fez pedido para estado reforçar a segurança em Gravataí ao secretário César Schirmer agora à tarde. FOTO | Rodrigo Ziebell/SSP

Não vai ter efetivo da Força de Segurança Nacional (FSN) atuando em Gravataí. Pelo menos a curto prazo. A negativa partiu do secretário estadual da Segurança, César Schirmer, ao prefeito Marco Alba (PMDB) durante reunião realizada agora no começo da tarde em Porto Alegre.

O prefeito foi até Schirmer pedir os agentes da FSN alegando a “falência do sistema de segurança” e o caos estabelecido no município com o aumento da violência e o índice elevado de homicídios que atinge o maior patamar dos últimos 10 anos.

 

LEIA TAMBÉM:

Prefeito faz peregrinação na capital por mais segurança

Gravataí bate recorde de homicídios

 

A peregrinação de Marco Alba na Procuradoria-Geral de Justiça e na Secretaria de Segurança é consequência, principalmente, do atentado ocorrido no começo da madrugada de ontem (22/10) na Morada do Vale II, que resultou em duas mortes e 33 pessoas feridas.

Da reunião com o secretário Schirmer o prefeito Marco Alba saiu apenas com a promessa de reforço nos serviços policiais, principalmente da Brigada Militar que já tem 70 PMs deslocados para Gravataí desde o mês passado.

 

LEIA TAMBÉM:

OPINIÃO | Atentado na Morada é Somália, não Paris

 

Informações extraoficiais dão conta que o efetivo do 17º BPM da Brigada, em Gravataí, terá o reforço de policiais com cães, da cavalaria, batalhão de operações especiais, apoio aéreo e instalação de plataformas de observação em locais de maior movimentação.

O serviço de inteligência, segundo o prefeito disse há instantes para o Seguinte:, também será reforçado na Brigada militar de Gravataí, além de uma ação conjunta com a Polícia Civil para combater o crime e colocar freio na escalada de violência.

Ele confirmou a informação de que a FSN não deve atuar em Gravataí diante da alegação do secretário Schirmer que isso depende da superação de questões burocráticas que podem demandar, na melhor das hipóteses, a 30 dias, podendo chegar a dois meses.

Se ficou satisfeito com as medidas anunciadas, o prefeito afirmou:

— Não posso dizer que não, na medida em que as forças do estado assumem publicamente que vão tomar medidas a partir de hoje para conter a violência e restabelecer a ordem e a tranquilidade.

 

O QUE FICOU ACERTADO

 

: Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) serão deslocados para Gravataí para realização de barreiras e outras operações a partir desta terça-feira.

: Serviço aéreo da Brigada Militar vai fazer operações em apoio às equipes por terra visando a localização de foragidos e suspeitos de crimes procurados pela polícia.

: Plataformas elevadas de observação vão ser instaladas em pontos de maior movimentação para monitorar eventuais ações de criminosos.

: Policiais com cães reforçarão o patrulhamento nas ruas de Gravataí visando principalmente a localização de drogas.

: Seis policiais civis vão reforçar a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na investigação do atentado deste domingo na Morada do Vale II e de outros crimes graves ainda sem solução.

: Nos próximos dias a Secretaria Estadual da Segurança pedirá ao Ministério Público a transferência de presos de alta periculosidade e líderes de facções criminosas para o sistema prisional do estado.

 

O QUE ELE DISSE

 

— Tenho que confiar na Brigada, na Polícia Civil, no Judiciário e no secretário estadual (da Segurança) até como forma de contribuir para que as ações deem certo. A população vai perceber estas ações já a partir de amanhã (terça-feira).

 

Marco Alba – Prefeito de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade