23 de outubro

Gravataí completa 137 de emancipação; entenda a nova data

Vídeo produzido pela Prefeitura na alteração da data traz documentos históricos

Nesta segunda Gravataí completa 137 anos de emancipação política e administrativa. Por um decreto assinado pelo prefeito Marco Alba (PMDB) em 2016, o 23 de outubro passou a ser, oficialmente, a data do aniversário de Gravataí, com a fundação do município documentada em 1880 e não mais 1763, um hiato histórico de 117 anos. 

 

Do historiador

 

Mas o prefeito não assinou um documento alterando o dia, mês e ano de fundação de Gravataí, por um desejo meramente pessoal, sem fundamentação técnica e sem que houvesse um dedicado estudo a respeito do assunto.

E esta pesquisa foi, justamente, realizada por um servidor municipal aposentado, o historiador Getúlio Xavier Osório que mergulhou nos documentos disponíveis ao longo de aproximadamente três décadas, trabalho concluído no começo do ano passado.

Segundo o historiador realmente existe um documento dizendo que em 8 de abril o capitão Pinto Carneiro aportou pela aldeia com aqueles que dariam início ao povoamento de Gravataí.

Getúlio Xavier Osório alerta, entretanto, que nem mesmo esta data é confiável por falta de comprovação documental.

— O que houve durante muito tempo foi a interpretação equivocada de um destes documentos, pois há registros de ocupação e batizados indígenas na área de Gravataí datados de 1760 — disse ele em uma palestra realizada na abertura das comemorações do ano passado, em outubro, no Museu Agostinho Martha.

 

A monarquia

 

Pela pesquisa do historiador, a emancipação política e administrativa de Gravataí aconteceu em 23 de outubro de 1880. Antes, em 11 de junho, foi redigida a oficialização da criação de Gravataí na forma de documento, desmembrando-se do território de Porto Alegre.

Naquela época prevalecia o regime político da Monarquia Parlamentar, em que o presidente da Câmara era quem governava.

— A Câmara de Vereadores de Gravataí foi constituída de forma oficial com a posse do presidente e do corpo legislativo, circunstância que oficializou a emancipação política e administrativa de Gravataí, em 23 de outubro de 1880 — garantiu o historiador, na palestra.

 

Vídeo da Prefeitura produzido em 2016 explicando a mudança de data de aniversário de Gravataí.

 

 

Pinto Carneiro

 

A hoje secretária municipal da Cultura, Esporte e Lazer, ex diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), Fernanda Batista Fraga, em abril passado reforçou, para o Seguinte:, a tese do historiador e cita documentos – estes, oficiais – que comprovam que o aniversário de criação de Gravataí é 23 de outubro, com a instalação da Câmara e posse de seus componentes.

Quanto ao 8 de abril, ela defende que não existe nada que comprove a exatidão da data nem mesmo que se trata de um documento realmente escrito pelo capitão Pinto Carneiro, responsável por trazer os primeiros índios Guaranis para iniciar o povoamento da aldeia.

Fernanda argumenta que as datas são as mesmas. O dia 8 de abril, apenas com o documento sem comprovação oficial do capitão Pinto Carneiro de início do povoamento, e o 23 de outubro, este sim, registrado, por exemplo, nos anais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como de criação do município.

— Não se trata de desconstituir a história, mas ressaltar e marcar a data real do aniversário de Gravataí que foi quando se deu a instalação da Câmara. Apenas isso — concluiu a secretária.

 

Reprodução do documento da Assembleia Legislativa disponível no Museu Municipal Agostinho Martha 

 

 

— O QUE ACONTECEU NO ANO PASSADO É QUE O PREFEITO MARCO ALBA DECIDIU COMEMORAR A DATA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, EM OUTUBRO, RESTABELECENDO A VERDADE DOS FATOS COMPROVADAMENTE HISTÓRICOS.

Fernanda Fraga – Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade