tesouras & tesouradas

E o secretariado de Miki ficou rosa

A cor é rosa

Os secretários municipais do governo do prefeito Miki Breier (PSB), em Cachoeirinha, iniciaram a semana vestindo rosa. O “figurino” tem por objetivo estimular ações governamentais e da sociedade civil para a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama nas mulheres. Somente combatendo as mais variadas formas de preconceitos é que o chamado conjunto da sociedade vai consolidar conquistas decisivas para a saúde física e mental dos indivíduos e das coletividades. Fora desta perspectiva restará o retrocesso e as mais variadas formas de doenças que infectarão de morte a cidadania.

 

 

Exposição

Um projeto fotográfico desenvolvido para resgatar a autoestima e fazer aflorar a sensualidade de mulheres em recuperação do câncer foi produzido pelas fotógrafas Carol Geremias e Bruna Gomes, do Estúdio Folie, com sede em Porto Alegre, no bairro Moinhos de vento. O Comitê Viva Mulher, coordenado pela primeira dama de Cachoeirinha, Vanessa Morais, foi articulador da atividade artística que levará a exposição fotos para o saguão do Shopping do Vale a partir do dia 10. O ato inaugural acontecerá às 19h. Esta é mais uma ação para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e valorização da vida.

 

 

Caracterização

O ator Paulo Adriane, que integra a Cia de Atores Independentes, se prepara para viver “As Aventuras e Desventuras de Pinóquio”. A peça terá lugar no Teatro do Sesc, em Gravataí, dia 21 de outubro às 15h. Cada detalhe da caracterização do personagem, criado pelo escritor italiano Carlo Collodi, recebe cuidados especiais da maquiadora Luana Zinn.

 

 

Solidariedade

Na semana passada os alunos do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Faculdade Estácio, em Porto Alegre, foram para a cozinha produzir um ‘Entrevero Solidário’. A iguaria foi distribuída para os moradores de rua instalados nos arcos do viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no coração da capital dos gaúchos. A ação solidária foi estimulada pelo professor Ralf Gutschwaer, que aparece na imagem (à direita) em primeiro plano.

 

 

Versátil

A vereadora Jack Ritter (PSB) tem sua atuação comunitária desenvolvida para além das funções parlamentares atinentes ao mandato na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha. Como ela também é professora municipal, a educadora se especializou em contação de histórias. Tal atividade lúdica contribui para estimular nos alunos o hábito da leitura e interpretação de textos. Afinal, ler leva as pessoas ao entendimento de assuntos distintos e contribui significativamente para errar menos nas escolhas dos caminhos da vida.

 

 

Conquista

Pâmela Souza obteve mais uma importante conquista para completar a graduação em Ciências Jurídicas. Com a carteira funcional expedida da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em mãos, a causídica poderá, a partir de agora, exercer a profissão na extensão de todas as prerrogativas legais. Como reside em Capão da Canoa, no Litoral Norte, é naquele município que começará a construir a carreira que, certamente, será de total sucesso.

 

 

Loja conceito

Na quinta passada, dia 28, o empresário Luis Fernando Fieddler Zenker entregou à comunidade de Gravataí e região a sua bela Zenker Art Home, uma espetacular loja conceito de tapetes, cortinas, toldos e – principalmente – papel de parede. Produtos nacionais e importados, de muitas estampas e cores, seguindo a tendência da arquitetura moderna. Uma sacada e tanto considerando o “boom” de lançamentos imobiliários de alta classe na aldeia dos anjos, com foco justamente nos engenheiros, arquitetos, designers e decoradores de interiores. Vale a pena, para quem é profissional do ramo, conhecer o que tem por lá. Na foto, Fernando Zenker com a esposa Cristiane Carvalho de Paula e, sentado, o renomado arquiteto Paulo Roberto Zoppas, responsável pela concepção das instalações da nova e moderníssima loja.

 

 

Prestígio

A Casa de Cultura Demósthenes Gonzales, de Cachoeirinha, sediou o I Festival de Arte Têxtil do município, encerrado na semana que passou. Denominado de Fibra de Artista, o evento reuniu 36 expositores premiados no Brasil e no exterior. Um luxo, que teve como homenageada a consagrada Zoravia Bettiol. Bela inciativa da secretária Patrícia Vianna e dos promotores das artes neste lado de cá da ponte.

 

 

Com estilo

No sábado à noite aconteceu a Festa das Máscaras no Condomínio Reserva da Aldeia, em Gravataí. Com estilo e glamour, um grupo de condôminos caprichou na produção da noitada de integração comunitária, onde a criatividade contribuiu para que o evento festivo ganhasse ares europeus, como acontece dos tradicionais Bailes Venezianos, na Itália. Destaque para a caracterização da Jaina, Karina, Aline Haubert, Graziela e Flávia.  Para acontecer basta querer e fazer.

 

Tesouradas

 

1

Impressionante o onda conservadora e preconceituosa que tem se agigantado através das redes sociais. Neste momento os ataques escolheram como alvos manifestações artísticas, cujos conteúdos e formas estão sujeitos, obviamente, às contestações.  Mas, provocar é papel da arte, em todos os tempos.

 

2

Os instigadores dos que conseguem inflexão intelectual com a profundeza de um pires com água pela metade miram no viés moralista para conduzir os incautos na direção do estreito brete no qual se injetam todas as doses de preconceitos.

 

3

Hoje, miram nas performances artísticas que – repito – podem ser contestadas sob o ponto de vista do bom gosto. Proibidas sob o argumento do falso moralismo é conversa que conduz para outro rumo. E amanhã os “motes” serão outros… A história está repleta destes exemplos.

 

 

4

Em 2018 o processo eleitoral vai mostrar candidaturas, em todos os níveis do pleito, que servirão para impulsionar, ainda mais, o conservadorismo latente em expressivas camadas sociais, muito especialmente onde habitam as mentes mais ignaras, terreno apropriado para as plantações dos “bolsonaristas” de ocasião.

 

5

Nesta seara trabalharão os menos avisados, servindo de mão de obra sem soldo para afofar terras férteis e ricas em material orgânico para germinar as sementes selecionadas pelos ideólogos de estruturas políticas estilo MBLs da vida.

 

6

Portanto, muito cuidado para não se surpreender se aquele parente ou amigão do peito aparecer retumbando discursos de “arrepiar” ou empunhando bandeiras que simbolizem emblemas que propõem o retrocesso nas conquistas de direitos e liberdades tão significativas para o exercício da cidadania.

 

7

A mim não surpreenderão, pois venho de longe e consigo perceber estes sinais sendo arrotados em espasmos nas redes sociais e no convívio cotidiano. Inobstante, também não me furtarei ao contraponto. Paciência se uns e outros se desagradarem, por assim dizer. Paciência…

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade