coluna do silvestre

Tem muito gato roubando energia na rede elétrica

As ações da RGE flagraram mais de dois mil casos de furtos, adulterações em medidores e ligações clandestinas em Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha | Foto: Divulgação/Internet

De janeiro a julho deste ano a empresa Rio Grande Energia (RGE), responsável pelo abastecimento de energia para Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha, realizou 45 mil inspeções na rede de distribuição para detectar adulterações e conexões clandestinas, os populares gatos, e os resultados são alarmantes.

Deste total, 10,8 mil vistorias identificaram algum tipo de problema. Em Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha, os três municípios da Região Metropolitana abastecidos pela RGE, foram mais de 10 mil inspeções e em 2,3 mil foram identificadas irregularidades.

A ação tem como foco a segurança, prioridade nas atividades operacionais das distribuidoras do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul. E, claro, tem objetivo de evitar o consumo irregular de energia elétrica, reduzindo custos de geração e distribuição, promovendo justiça com quem utiliza os serviços e paga por ele com regularidade.

 

Os gatos

 

Só em Gravataí, o maior município da região, foram 6.963 inspeções realizadas e algum tipo de adulteração foi constatado em 1.640 casos, o que equivale a 23,6%. Em Cachoeirinha foram localizadas 580 ligações com adulterações de um total de 2.899 aferições, ou 20% do total. E em Glorinha, das 303 inspeções feitas pela RGE, em 72 casos algum tipo de irregularidade foi encontrada, ou 23,8%.

O foco deste programa, contínuo em todas as distribuidoras da CPFL, é evitar acidentes com a população com as ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas. Esse tipo de prática, além de crime tipificado no Código Penal, compromete o sistema de abastecimento das cidades, uma vez que pode ocasionar falhas e sobre cargas na rede.

De acordo a Gerência de Serviços de Recuperação de Energia da RGE, neste ano foram intensificadas as ações com a Polícia Civil  e todos os meses, em média, dois clientes foram flagrados e autuados por furto de energia elétrica. Mesmo que as ações visem os clientes comerciais e empresariais, as operações da RGE também abrangem os clientes residenciais, a maior parcela dos clientes ativos.

Segundo o gerente Alexsandro da Silva Souza, nas inspeções nas unidades consumidoras, quando há o flagrante de irregularidades, são feitos os cálculos da quantidade de energia furtada e o consumo que não passou pela medição é cobrado.

— Além disso as ações da gerência incluem o desligamento de ligações em invasões e áreas não regulamentadas pelo poder público. O modelo utilizado atualmente é tão eficiente que é uma questão e tempo para identificar quem frauda ou furta energia elétrica — explica Souza.

 

Dados cruzados

 

Para identificar os fraudadores, além das inspeções de campo, os profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial, que permitem identificar com mais precisão possíveis fraudes.

Rastrear e fazer o desligamento dos “gatos” é uma questão pública porque evita acidentes graves e fatais. Também ajuda a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de toda uma vizinhança.

As ligações irregulares também são responsáveis pela sobrecarga da rede de energia elétrica que deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção.

— A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade — afirma Alexsandro Souza.

 

Campanha

 

Diante desta realidade, a campanha “Chega de Choque” é divulgada pelo Grupo CPFL (controlador da RGE) em uma iniciativa que a alerta a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica e a redução dos acidentes.

A campanha, que terá duração até dezembro deste ano, envolve a divulgação de conteúdos sobre segurança em rádios, Facebook e banners de internet, anúncio em jornal e carro de som.

O Grupo CPFL realizará, ainda, diversas blitze pelas cidades de suas áreas de concessão, com a distribuição de folders e materiais alusivos para o engajamento da população e profissionais que trabalham na área de construção civil.

 

AS CIDADES E OS "GATOS" 

 

Gravataí – 128.541 clientes – 6.963 inspeções – 1.640 irregularidades – 23,6%

Cachoeirinha – 61.957 clientes – 2.899 inspeções – 580 irregularidades – 20%

Glorinha – 4.815 clientes – 303 inspeções – 72 irregularidades – 23,8%

 

Consciência cidadã

 

A instalação legal do medidor de energia elétrica em um estabelecimento, além de beneficiar o consumidor, assegurando a leitura exata do consumo de luz daquela unidade, ainda garante ao cidadão o reconhecimento legítimo de endereço de moradia quando a comprovação desta for solicitada.

Para reduzir o furto de energia, a RGE mantém um programa constante de inspeções. Há vários canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações sem a necessidade de identificação do denunciante.

 

Confira

 

E-mail: denunciafraude@cpfl.com.br: esse canal atende as demandas pontuais dos seguintes órgãos: Ouvidoria, Grupo “A”, agências de atendimento, dentre outros.

Telefone: Denúncia de Furto de Energia pelo telefone 0800 721 0721, os clientes conseguem denunciar as possíveis fraudes e furtos de energia.

Web: pelo endereço eletrônico www.rge-rs.com.br/atendimento-a-consumidores/produtos-e-servicos/Paginas/denuncia-de-furto-de-energia.aspx

 

EM DETALHES

 

: Número de inspeções (de Jan a Jul/2017) – 45.094
: Número de flagrantes de irregularidades (de Jan a Jul/2017) – 10.825
: Número de ações conjuntas com a Polícia Civil – Em média uma ação por mês
: Classe de consumidor que mais pratica a fraude – Em volume, residencial. Em valores, a  industrial

 

Pelo Código Penal Brasileiro

 

Furto – Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

§ 3º – Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.

 

Furto qualificado – § 4º – A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.

§ 4º – A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.

 

Sobre a RGE

 

1

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

2

Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do estado.

 

3

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 quilômetros quadrados, ou 34% do território do Estado.

 

4

Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

 

5

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul dentro de sua área de concessão.

 

6

Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

 

Sobre a CPFL Energia

 

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​

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