Consolidada como um centro de qualificação, networking e negócios para varejo, distribuidores e indústria, a 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2017 chegou ao final ontem (24/8), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
Com números que refletem o momento do setor supermercadista nos últimos meses, ou seja: o índice de visitantes cresceu 9%, chegando aos 48 mil nos três dias. Com relação ao volume de transações entre expositores e visitantes, o total negociado chegou a R$ 482 milhões (a meta era R$ 497 milhões), segundo estimativas do Instituto Segmento Pesquisas – que ouviu 104 expositores.
O dado representa crescimento de 2,7% nos negócios fechados, na comparação com a edição passada do evento.
— É um dado que acompanha o crescimento das vendas do setor no ano, mostrando que a feira é realmente um espelho das movimentações do mercado — avaliou o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Outros números
A feira reuniu representantes de 6,9 mil empresas de diferentes segmentos da economia. Majoritariamente varejistas, os visitantes contemplaram setores como supermercados (60,7%), atacados (8,9%), padarias (5,5%), restaurantes (3,6%), lojas de conveniência (1,1%), açougues (0,9%), bares (0,6%), farmácias (0,4%) e hotéis (0,3%), entre outros.
Para atrair outros segmentos do comércio, a Agas isentou os ingressos para varejistas de todos os segmentos nas inscrições prévias, encerradas na semana anterior ao evento.
— Queremos oportunizar aos expositores clientes de todos os setores, assim como buscamos garantir a todo varejo os mesmos fornecedores dos supermercados — destacou Longo.
Durante os três dias, os 347 expositores apresentaram aproximadamente 800 lançamentos de produtos e equipamentos que chegarão às prateleiras dos supermercados cerca de 15 dias após o encerramento da Expoagas 2017.
— A feira mostrou tendências que estão em evidência no mercado, como a preocupação dos consumidores com sua saúde e bem-estar e com uma alimentação mais saudável — destacou o dirigente da Agas.
O montante comercializado entre visitantes e expositores representa uma venda média de R$ 1,3 milhão por estande. Em média, cada expositor investiu na feira cerca de 4% do que vendeu somente nos três dias. Sem contar que muitos negócios são levantados na Expoagas e concretizados posteriormente.
Os gaúchos mais uma vez foram maioria entre os estandes – 72% do total de empresas expositoras.