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RS-118 | Como, quando e por quanto a duplicação será concluída

Governador gaúcho, José Ivo Sartori (centro), veio a Gravataí ver as obras da RS-118 na manhã desta terça e foi recebido pelo prefeito Marco Alba (esquerda)

Agora vai.

Pelo que o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, assegurou no começo da manhã de hoje à reportagem do Seguinte: sob o viaduto em construção no cruzamento com a Estrada Itacolomi, a duplicação da RS-118 não para. Pelo contrário, pois o ritmo de trabalho tende a ser acelerado e a conclusão deve acontecer até o final do ano que vem, 2018.

O secretário Westphalen veio a Gravataí na manhã desta terça (1/8) acompanhando o governador José Ivo Sartori (PMDB), para uma visita ao canteiro de obras. Juntos estavam técnicos da pasta dos Transportes e diretores do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e dirigentes das empreiteiras envolvidas.

O governador Sartori foi recebido sob as vigas de concreto e sobre um trecho da pista velha da RS-118 interrompido ao trânsito de veículos para facilitar a movimentação das máquinas, primeiro pelo presidente da Câmara de Gravataí, vereador Nadir Rocha, e em seguida pelo prefeito Marco Alba (ambos do PMDB).

O deputado federal Jones Martins (PMDB) fez parte do grupo que recepcionou o chefe do executivo gaúcho. Depois chegaram o prefeito e o vice de Cachoeirinha, respectivamente Miki Breier (PSB) e Maurício Medeiros (PMDB). De ambos os lados – Gravataí e Cachoeirinha – participaram da visita quase relâmpago do governador Sartori diversos vereadores e secretários municipais.

 

: Prefeitos Marco Alba (Gravataí, à esquerda) e Miki Breier (de Cachoeirinha, centro) com o governador Sartori

No celular

 

O governador chegou às obras do viaduto sobre a Estrada Itacolomi cinco minutos antes do horário programado pelo cerimonial do Palácio Piratini, que divulgou a previsão da chegada de Sartori para as 8h desta manhã. Enquanto chegavam políticos e mais integrantes do governo do estado, ele conferiu o celular oito vezes e tentou fazer duas ligações que não se completaram.

O ritmo das obras do viaduto está acelerado. São cerca de 40 funcionários da Construtora Premold, no local, segundo o diretor operacional da empresa, Nelson Vargas, mais os trabalhadores que estão na fábrica de pré-moldados de concreto que fica no quilômetros seis da rodovia, já em Sapucaia do Sul.

Já o coordenador de Concessões Rodoviárias na Secretaria dos Transportes, Vicente de Britto Pereira, fez coro ao que disse o médico ginecologista e obstetra, secretário Pedro Westphalen, sobre o prazo para conclusão da interminável duplicação da RS-118: Até o final do ano que vem.

Brito Pereira assegurou que, no caso do viaduto inspecionado hoje, as obras estão 90% concluídas. Mas não deve ter olhado para o alto e nem para as cabeceiras dos dois viadutos (um em cada sentido do trânsito e cada um com pista dupla). O mestre de obras Reinaldo Rodrigues, da Construtora Premold, de Sapucaia do Sul, disse que são 70% de obras prontas.

— Até depois de amanhã (quinta-feira, dia 3, portanto) terminamos de colocar as placas de concreto nas pistas de rolamento. Depois têm as obras de acabamento, revestimento de concreto e asfaltamento das pistas, muros laterais de contenção e os aterros de acesso. Até novembro está pronto — garantiu Reinaldo.

Já o governador Sartori afirmou:

— Estamos fazendo o que é possível, e ainda falta muita coisa. Mas são obras e licitações que virão logo em seguida. O que mais importa e que precisa ser ressaltado nesta hora é que toda a rodovia está com capacidade de funcionamento. 

 

O governador José Ivo Sartori falou sobre a duplicação da RS-118 na visita à região na manhã desta terça.

 

Tem dinheiro

 

A justificativa do secretário, o cruz-altense e ex-deputado estadual Pedro Westphalen, para o otimismo em relação ao final das obras em 2018 é a disposição do governo do estado em investir na duplicação, ter dinheiro para pagar os serviços das empreiteiras em caixa e estarem adiantados dois processos licitatórios para os trechos mais críticos, do quilômetro zero ao cinco (Sapucaia) e do 11 ao 20 (Gravataí).

— O problema dessa obra não é financeiro. O governo determinou a duplicação como obra prioritária pela importância que esta rodovia tem para a mobilidade na Região Metropolitana, e dos R$ cerca de 80 milhões do custo total já liberamos e pagamos, no nosso governo, R$ 11 milhões — disse Westphalen.

 

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Apertos de mão

 

Depois de cumprimentar alguns operários da Construtora Premold, fundada em 1986, o governador Sartori e comitiva foram ao quilômetro seis da RS-118, onde a empresa mantem a produção de pré-moldados de concreto e trecho no qual outra empreiteira, a Construtora Sultepa, emprega equipamento novo –importado – na restauração da pista antiga, lote entre os quilômetros cinco e 11 – de Sapucaia do Sul a Cachoeirinha.

— O dispositivo regula a amplitude dos golpes de forma que seja fraturado apenas a placa de concreto nos tamanhos previamente estabelecidos. Esse material fragmentado se assemelha ao rachão e passa a reforçar a estrutura da rodovia junto com as camadas abaixo, que foram perfeitamente preservadas na ação. Isso nos dá rapidez para implantar o pavimento novo na parte superior — explica o supervisor de obras da Sultepa, Auri Tartari.

 

: Miki Breier, o deputado Jones Martins e o governador Sartori, no quilômetro seis, em Sapucaia                        (Foto: F. Planella/Prefeitura de Cachoeirinha)

 

Confira o que disse o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, para o Seguinte:.

 

De Cachoeirinha

 

— Esta é uma obra fundamental para a Região Metropolitana e sua conclusão, que há muito tempo é esperada pela nossa comunidade, vai devolver a capacidade de produção desta região, levando benefícios a mais de um milhão de pessoas nas cidades que estão no seu entorno — disse o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier.

 

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De janeiro a julho deste ano o governo do estado investiu R$ 11 milhões nas obras de duplicação e restauração ERS -118.

 

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Na manhã desta terça-feira o governador José Ivo Sartori vistoriou o andamento das obras no Viaduto Itacolomi, no quilômetro 18, em Gravataí.

 

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Depois foi até o quilômetro seis, em Sapucaia do Sul, onde acompanhou o funcionamento da máquina fragmentadora ressonante de concreto, tecnologia inédita no Brasil, que está sendo usada para recuperar o lote 2 (quilômetro cinco ao 11) da RS- 118.

 

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A previsão de conclusão das obras do lote 2 é dezembro de 2018, e do viaduto Itacolomi,  de acordo com a secretaria estadual dos Transportes, é janeiro de 2018.

 

5

Ainda de acordo com o secretário Pedro Westphalen, o lote um (do quilômetro 11 ao 21,5) está em licitação e o lote 3 (do quilômetro zero ao cinco, em Sapucaia) deve abrir o processo licitatório em um mês.

 

6

A todo, são 22,4 quilômetros da estrada que estão em obras ou em processo de licitação. O trecho vai do entroncamento da BR-116, em Sapucaia do Sul, até o encontro com a Freeway (BR-290), em Gravataí. 

 

A FRASE

 

— A obra agora está em ritmo acelerado. Se não ocorrerem problemas nas licitações e nas desapropriações, e seguirmos trabalhando de maneira coesa, a obra acaba em 2018

Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen

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