conhece a ipa?

De doce já basta a vida!

India Pale Ale – IPA, o estilo que é por muitos adorado, e por muitos odiado. Tem no seu sabor uma forte presença de amargor, e se o amargor te incomoda muito, talvez você ainda não esteja preparado(a) para ela. A Histótria ou lenda deste estilo, começa no século XVIII,  fabricada especialmente para os oficiais do Exército britânico residentes na índia durante o peíodo colonial, que enfrentavam um calor insuportável e a ausência de água potável. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a bebida era produzida com bastante lúpulo, que é um conservante natural,  que confere à cerveja um sabor fortemente frutado e de maior teor alcoólico. Cerveja que se apresenta como IPA mas têm teor alcoólico inferior a 5% de teor alcoólico não podem ser considerada exemplos deste estilo. Estas cervejas fazem um ótimo contraponto contra a grande indústria, que aposta em bebidas neutras, extremamente leves, de cor estupidamente clara e com quase nada de amargor. Então, a IPA foi o chute na porta das cervejas “claras e sem graça”!

 

 

DICIONÁRIO DOS LUPULOMANÍACOS

: Lúpulo – flor desta planta mágica, que vai dar amargor e aroma para estas cervejas.

IBU – é a unidade de amargor de uma cerveja. Em linhas gerais, quanto mais alto, mais amargor a cerveja carrega.

Simcoe, Citra, Amarillo, Cascade, Centennial, Columbus… – esses são alguns dos lúpulos americanos mais famosos e usados nestas cervejas. Cada um dá uma tipo de aroma próprio.

Dry Hopping – é a adição de lúpulo na fase de maturação ou fermentação da cerveja, acrescentando mais aroma e frescor à cerveja, sem aumentar o amargor. Técnica muito usada para este estilo.

 

 

AS VARIAÇÕES

English IPA – esta é a forma como os ingleses fazem, a mais antiga. Tem uma característica de malte mais acentuado que a versão americana e um aroma de lúpulo mais discreto e com outro perfil aromático, já utiliza versões européias.

Imperial IPA – também chamada de Double IPA ou Double Pale Ale, é a versão mais potente da IPA. Amargor ainda mais acentuado, doses exageradas de lúpulo e teor alcoólico elevado. Para quem quer algo bem extremo.

Session IPA – o contrário da Imperial, a Session aposta em baixo teor alcoólico sem perder as características lupuladas. São cervejas desenhadas para serem bebidas em maior quantidade.

Belgian IPA – cerveja com base nos estilos belgas mas com mais amargor e aroma, utilizando muitas vezes até lúpulos americanos, que não aparecem nas receitas tradicionais belgas.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade