De onde são as peças do carro da General Motors (GM) que é produzido no Complexo Automotivo Industrial de Gravataí (Caig)? A montadora emprega nos vários modelos do Prisma e do Onix componentes que falam vários idiomas, correspondente aos países de origem das empresas – chamadas de sistemistas – que fazem parte do condomínio industrial.
A relação destas empresas – 16, no total – foi obtida pelo Seguinte: com a assessoria da General Motors no escritório de Porto Alegre. Confira de onde vem cada uma das empresas que produzem as principais peças do carro que pode estar na sua garagem e que faz parte do seu dia a dia.
Vidros
Saint-Gobain – Empresa com origem francesa criada oficialmente em 1665 pelo rei Louis XIV como Manufatura Real de Vidros, em Paris. Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil estão a Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Weber e Telhanorte. Em terras tupiniquins tem cerca de 17 mil funcionários, 57 fábricas, 17 centros de distribuição, mineradoras, lojas, escritórios comerciais, um centro de pesquisa e desenvolvimento e um faturamento de R$ 8,4 bilhões no ano passado.
Trilho de teto
Android Industries – Empresa norte-americana fundada em 1988 como indústria de ferramentas e equipamentos. Opera em pelo menos sete países além a partir de Michigan, nos Estados Unidos, como Brasil, Canadá, México e Alemanha, entre outros.
Bancos
Adient (JCI) – Outra empresa dos Estados Unidos, produz os bancos Recaro e e vários outros componentes automotivos em pelo menos 230 in dústrias espalhadas em 33 países. No mundo são 75 mil colaboradores. Era a Johnson Controls Automotive Experience, criada então há 30 anos, e desde 31 de outubro de 2016 é a Adiente, com sede em Nova Iorque.
Carpetes
Inylbra – A Inylbra iniciou suas atividades em 1968 com foco na indústria automobilística. Nos anos 80, iniciou a fabricação de nãotecidos para aplicações diversas, especialmente para uso comercial e residencial. E a partir do ano 2000 iniciou, de forma pioneira no Brasil, a produção de não tecidos agulhados com o uso de garrafas PET. A matriz fica em Diadema, São Paulo, e também possui fábricas em Jacareí (São Paulo) e São José dos Pinhaisi (Paraná) além de Gravataí. Para o mercado automotivo produz toda linha para acabamentos internos.
Para-choques
Pelzer – Empresa verde-amarela com sede na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, onde mantém sua maior indústria tendo como matéria-prima, o polipropileno. Iniciou produzindo os revestimentos internos para os modelos da linha Volkswagen produzidos no Brasil.
Eixo traseiro
Android Industries – Mesma empresa que produz os trilhos de teto.
Isoladores
Autoneum – Agora o idioma é o falado na Suíça. O Grupo Autoneum é constituído por quatro Grupos de Negócios –Europa, América do Norte, Ásia e SAMEA (América do Sul, Oriente Médio e África). A Autoneum Holding Ltd é uma sociedade de direito suíço com sede em Winterthur e representada em mais de 50 locais em cerca de 20 países com suas próprias empresas, afiliadas, joint ventures ou licenciados. E desenvolve e produz materiais leves e multifuncionais, componentes e sistemas de proteção contra ruído e calor para quase todos os fabricantes de automóveis do planeta.
Tanque de combustíveis
Ipa – Fundada no ano 2000, a IPA fabrica produtos de sopro e injeção em mais de 84.000 metros quadrados de indústrias distribuídos em quatro unidades: Caçapava e Jaguariúna (São Paulo), Zárate (Argentina) e Gravataí. A unidade da aldeia é a matriz do grupo IPA e atende ao setor automotivo, um dos braços de produção da empresa. Aqui está em um terreno de 13.548 metros quadrados e tem um prédio de 6 mil metros quadrados.
Rodas e pneus
Goodyear – Em 1898 o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, em Ohio, no meio-oeste dos Estados Unidos, com apenas 13 trabalhadores. Para simbolizar a nova empresa, Seiberling escolheu a imagem do pé alado inspirado em Mercúrio (ou Hermes, em grego), deus do comércio e mensageiro de boas notícias. Hoje produz desde pneus de automóveis até de aviões em 49 instalações em 22 países, empregado quase 70 mil pessoas. A Goodyear iniciou suas atividades no Brasil em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. No ano de 1939 inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. A companhia tem três unidades industriais: fábrica de Americana (São Paulo), a unidade de materiais de recapagem em Santa Bárbara do Oeste (São Paulo) e de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo, capital. Além disso conta com uma sede em São Paulo e centros de montagem em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Radiador
Faurecia – A Faurecia é uma empresa francesa presente em 34 países que produz sistemas de acabamento interno e externo, bancos e sistemas de escapamentos e controle de emissões de poluentes e está desenvolvendo um sistema chamado Exhaust Heat Power Generation (EHPG) — geração de energia pelo calor do escapamento. Por aqui, a Faurecia Automotiva do Brasil tem sede em Diadema, interior paulista. No Brasil tem sete plantas plantas: Limeira, Sorocaba, e Piracicaba (São Paulo), Camaçari (Bahia), Porto Real (Rio de Janeiro), São José dos Pinhais (Paraná) e Gravataí.
Freios
TI Automotive – Mais uma norte-americana, tem unidades de produção, escritórios e representações em mais de 120 locais de 29 países com cerca de 20 mil funcionários. Seus produtos equipam as mais renomadas marcas automotivas como Bentley , Bugatti e Porshe, entre outras. No Brasil, a TI Automotive tem 1.700 funcionários, está presente em quatro estados e mantém sete instalações fabris.
Suspensão dianteira
Android Industries – Mesma empresa que produz os trilhos de teto e os eixos traseiros.
Sistema de Ar Condicionado
Denso e Mahle – O Grupo Denso nasceu na década de 1940, no Japão. Hoje está presente em 35 países nos cinco continentes e conta com um time de 130 mil colaboradores. Na América do Sul tem plantas – além de Gravataí – em Curitiba (Paraná), Santa Bárbara d’Oeste (São Paulo), Betim (Minas Gerais), Manaus (Amazonas), e uma planta em Córdoba, na Argentina. Na aldeia produz e fornece para a GM o módulo de resfriamento desde outubro de 2012.
Já a Mahle foi fundada em 1920 na Alemanha e atua em cinco continentes, 34 países, com cerca de 170 unidades de produção e 15 grandes centros de pesquisa e desenvolvimento. Tem 77 mil colaboradores. A sede brasileira fica em Mogi Guaçu, em São Paulo.
Motor e transmissão
AVM – AV Manufacturing é uma empresa especializada em manufatura e pertence ao grupo CEVA. Não dispõe de informações ao público.
Filtro de Ar
Sogefi – Presente no Brasil desde 1948, a empresa italiana Sogefi Filtration do Brasil Ltda tem uma área de 5.200 metros quadrados no complexo da GM. Tem 60 unidades pelo mundo e em 1991 comprou a marca americana Filtros Fram – fabricante de Sistemas de Filtração. Atua em 17 países, entre eles a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, China, Itália e África. A Sogefi fabrica sistemas de aspiração do ar, filtros do óleo lubrificante, filtros do combustível, caníster (filtro de carvão ativado), barras estabilizadoras e buzinas.
Cockpit
Continental – O Grupo Continental se posiciona entre os cinco maiores fornecedores da indústria automotiva no mundo. O seu portfólio de produtos atende às principais montadoras do planeta além do mercado de reposição. Com sede em Hannover, na Alemanha, o grupo emprega aproximadamente 150 mil funcionários, em cerca de 200 plantas (fábricas, centros de pesquisa e pistas de testes), distribuídas em 36 países. No Brasil o quadro de colaboradores da Continental tem cerca de 5 mil pessoas em 13 unidades – Amazonas (Manaus), Bahia (Camaçari), Rio de Janeiro (Resende), Paraná (Ponta Grossa) e Gravataí além de São Paulo, em Barueri, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Salto, São Bernardo do Campo, São Paulo e Várzea Paulista. Na unidade de Gravataí, a Continental fornece o cockpit, que é onde ficam o volante, painel de instrumentos, velocímetro, contagiros, módulos de ar, coluna de direção, sistema de freio e pedais.