corpo de bombeiros

Por que a construção do quartel parou?

Empresa abandonou a obra com cerca de 50% dos trabalhos executados. Prefeitura decide esta semana futuro da construção.

Paralisada desde fevereiro, desde que a construtora, de Viamão, abandonou o trabalho, a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de Gravataí dificilmente fica pronta ainda em 2017. A estimativa – pessoal! – é do capitão Daniel Moreno, comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Moreno, de 32 anos, bombeiro há oito anos e capitão há quase dois, está no comando da unidade de Gravataí desde fevereiro do ano passado. Sobre a obra, que deveria estar ‘nos finalmentes’ ali na parada 74 da avenida Dorival de Oliveira, a menos de 100 metros da nova UPA 24 Horas, ele lamenta a paralisação.

— É a única obra pública de Gravataí, em andamento, que já tem todo o dinheiro em caixa para ser tocada até a conclusão. E não tem nada de financiamento — diz o oficial, acrescentando que os recursos estão em conta gerida pelo Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, o Funrebom.

 

Custo inflado

 

Inicialmente orçada em R$ 742 mil, o custo foi elevado em cerca de 25% passando para quase R$ 1 milhão, ainda no ano passado. Mesmo assim a empreiteira parou a construção alegando que era necessário aumentar ainda mais o valor. Como recebeu um ‘não’ do governo municipal, deixou o serviço com cerca de 50% feito.

Na última quinta-feira foi assinado um documento cancelando o contrato até então firmado e, segundo o procurador geral do município, Jean Pierry Torman, está sendo instaurado um processo administrativo visando a responsabilização da empresa, e um levantamento dos valores dos serviços prestados e os valores já pagos.

De acordo com Torman, a empreiteira deve ser multada por ter abandonado a construção. Para tocar o restante vai ser feito um levantamento técnico e se o que falta for inferior a 50% a administração cogita contratar uma construtora em caráter emergencial para, principalmente, evitar a perda do material.

 

O prédio

 

O novo quartel dos bombeiros de Gravataí vai ter uma sede com cerca de 600 metros quadrados, equivalente à estrutura ocupada atualmente e que fica na avenida Centenário, próxima da rótula com a Adolfo Inácio de Barcelos, a rua do ginásio de esportes Aldeião.

Na parte inferior será a garagem dos dois caminhões e dois veículos leves utilizados pela corporação no combate a incêndio e serviços administrativos, bem como a sala de operações e o refeitório dos bombeiros. No piso superior ficará a parte administrativa e alojamentos.

O acesso de pedestres ao quartel – e à administração, inclusive com rampa para acessibilidade – vai ser pela rua Marcílio Dias, paralela à Dorival, que fica no nível do segundo piso do prédio. A entrada e saída dos caminhões para atendimento de emergências será pela Dorival.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade