é dia 11

Zoneamento ecológico econômico do RS em debate

No dia 11 de abril de 2017, às 14h, na Associação Comercial de Canoas, teremos uma apresentação do pré-diagnóstico do Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul, na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí que será apresentado pelo governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Com um investimento no planejamento de longo prazo, somente agora conseguimos avançar na execução de instrumentos que possam contemplar o equilíbrio e o respeito aos recursos naturais com as vocações das regiões.

Pensar o Rio Grande do Sul além dos limites municipais é fundamental para que consigamos executar uma política econômica, com a garantia de não termos surpresas no momento de sua implantação. Nos lembremos do processo da silvicultura, que foi vendido como a maior maravilha econômica que o Rio Grande do Sul poderia ter. E, ao ser implantado, perceberam-se as limitações e os alertas feitos pelos ecologistas confirmaram a sua inviabilidade.

Nada mais apropriado que este debate seja feito dentro de uma estrutura de Estado, como os comitês de bacias hidrográficas. Com certeza todos os setores econômicos deverão estar presentes para que possam se manifestar sobre a pertinência ou não do que será apresentado.

Criarmos parâmetros ambientais, sociais e econômicos com certeza trará garantias para que possamos permitir aos órgãos ambientais executar suas funções de maneira qualificada.

"(…) O Zoneamento Ecológico-Econômico é uma ferramenta de gestão econômica e ambiental, onde o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades, potencialidades e exigências ambientais de cada local ou região, contribuindo na definição de políticas públicas que possam proporcionar desenvolvimento do Rio Grande do Sul (…), leia mais clicando aqui.

Este é o momento das lideranças municipais participarem. Esperamos todos lá!                                                                  

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade