veraneio das urnas

Quem não votar, tem que justificar

Quem estiver fora da cidade tem que procurar o Cartório com documentos que comprovem sua ausência do domicílio eleitoral

A eleição desde domingo de ‘veraneio das urnas’ acontecem em apenas seis municípios do Rio Grande do Sul. Um deles é Gravataí. Os outros cinco são Arvorezinha, Butiá, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul.
No caso de Gravataí, estão cadastrados e aptos para irem às 521 seções eleitorais distribuídas em 76 locais de votação (escolas, salões paroquiais, clubes e outras entidades) 187.361 eleitores, 662 a mais do que na eleição de 2 de outubro passado.

 

LEIA TAMBÉM

Saiba onde ficam as seções eleitorais

Eleitorado engordou pouco desde outubro

 

Nos demais 491 municípios do Rio Grande do Sul não haverá eleição. Então, se um eleitor de Gravataí estiver em viagem para uma destas cidades em que não será realizada a eleição suplementar, terá que justificar sua ausência do domicílio eleitoral.

 

LEIA TAMBÉM

Saiba quanto vai custar a eleição de domingo

 

Como justificar

 

Se o eleitor estiver em uma cidade que não terá eleição neste domingo, 12 de março, ou por qualquer outra razão não puder comparecer à seção eleitoral na qual está cadastrado, não precisa se preocupar. É fácil realizar a justificativa para ficar em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral.

Quem explica é a chefe do Cartório da 71ª Zona Eleitoral, Patrícia Prates:

 

1

Quem está fora de Gravataí deve comparecer o mais breve possível ao Cartório Eleitoral da cidade e apresentar comprovantes de que estava em viagem. Estão valendo passagens de ônibus, notas de hotéis, restaurantes, postos de gasolina.

 

2

Quem por qualquer outra razão, mesmo estando na cidade, também não puder votar no domingo, deve comparecer o mais breve possível no Cartório Eleitoral para apresentar suas razões como atestado médico, declaração do empregador ou outras.

 

3

As justificativas, com os documentos anexados, serão encaminhadas à juíza titular da Zona Eleitoral à qual o eleitor está cadastrado, para análise e despacho. A juíza é que vai dizer se aceita ou não as alegações apresentadas.

 

4

A apresentação da justificativa também pode ser feita diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral (clique aqui). No caso dos documentos comprobatórios, será necessário digitaliza-los (escanear) para anexar à declaração.

 

5

Uma outra alternativa é ir a uma agência dos correios e, simplesmente, efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$ 3,50 para regularização da situação perante a Justiça Eleitoral.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade